Tecnologia que garante resultados

Em um ano de parceria com a Shift, o laboratório Hemodiag verificou um aumento de 14% em sua produtividade total.

O ritmo e a complexidade das atividades desenvolvidas nas empresas vêm aumentando significativamente ao longo dos últimos anos. Nesse sentido, a tecnologia apresenta-se como importante aliada para padronização e otimização dos processos, contribuindo para o aumento da eficiência, da qualidade e da produtividade dos recursos humanos.

Foi o que buscou o Hemodiag, laboratório clínico localizado em Rio Claro (SP), ao investir em um novo software gerenciador para automatizar seus processos, diminuindo a burocracia, definindo melhor os papéis e as responsabilidades e reduzindo os erros e as inconsistências.

“Antes de contratarmos a solução, nossos processos eram muito burocráticos, pouco produtivos e sujeitos a muitas falhas”, revela Augusto César Bóbbo, diretor técnico do laboratório.

A solução a que se refere é o Shift LIS, que conta com um menu simplificado, facilitando a utilização e o treinamento dos colaboradores, além de configurações bem detalhadas das permissões por usuário.

Toda essa tecnologia foi fundamental para as mudanças ocorridas na área de faturamento da empresa. “Devido à implantação do modelo TISS, as glosas diminuíram 40% nos primeiros meses pós-implantação. Além disso, reduzimos a equipe no setor e as faturas, agora, são concluídas com mais rapidez e maior controle”, afirma Bóbbo.

A escolha pelo Shift LIS, possibilitou ao laboratório o aprimoramento dos processos de atendimento, a integração do autorizador on-line com algumas operadoras e a identificação das guias com a etiqueta de código de barras.

“Com todas essas melhorias, estamos controlando melhor o fluxo de documentos entre os setores, abolimos a codificação manuscrita de guias e passamos a emitir 100% das faturas em XML, atendendo ao padrão TISS”, complementa o diretor.

Além do faturamento, a área de atendimento também evoluiu sensivelmente sua atuação, graças às autorizações que passaram a ser feitas de forma on-line. O resultado é o aumento de 22% no número de pacientes atendidos, com o mesmo quadro de colaboradores.

“Ter a autorização no momento do atendimento, na maioria das vezes, evita surpresas posteriores. Quando feitas sem uma integração é motivo de um ‘gargalo’ que impacta diretamente no tempo de atendimento total do setor”, esclarece Bóbbo.

A decisão pela parceria com a Shift, além de impactar na produtividade total do laboratório, também trouxe mais segurança para colaboradores e pacientes.

“Identificamos a necessidade de um sistema que proporcionasse maior segurança de informações. A boa rastreabilidade e a facilidade na geração de relatórios ajudaram muito na apresentação de evidências objetivas, durante a auditoria de acreditação. Toda a equipe passou a confiar mais nas informações disponíveis no Shift LIS e os pacientes, naturalmente, contam com mais segurança em todos os procedimentos”, conclui Bóbbo.

Newsletter



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *