Tecnologia da Informação: preparando o laboratório para a transformação

Em um ambiente em que a tecnologia da informação trabalha em conjunto e em prol da saúde e do bem-estar do paciente, a inovação é a palavra de ordem. No competitivo cenário da medicina diagnóstica, muitos laboratórios estão explorando cada vez mais a dimensão e as potencialidades da tecnologia na saúde, visando o aprimoramento de suas operações e maior eficiência na gestão laboratorial.

No entanto, acompanhar tendências de serviços e produtos no mercado implica não só um mapeamento estratégico do crescimento do laboratório, como também a consciência de que a nova tecnologia implicará processos de mudança na organização.

Investir em um novo sistema de informação é, assim, uma decisão que acompanhará o laboratório por muitos anos e que pode ditar o sucesso da sua estratégia de crescimento.

Tecnologia, Pessoas e Mercado: Conheça algumas diretrizes para preparar uma transformação digital.

Tecnologia: qual o seu papel na gestão do laboratório?

Ter uma gestão que enxerga a TI como área estratégica da empresa, que proporcionará um crescimento sustentável, é algo que irá refletir naturalmente nos ganhos de um novo sistema.

Aliar o potencial da tecnologia à visão crítica da operação, identificação de focos de melhorias e gargalos de produtividade gera valor e ajuda na criação de uma cultura de alta performance no laboratório.

A tecnologia proporcionará melhoria nos processos, melhor controle de custos, o que aumenta a vantagem competitiva do negócio, trazendo inteligência e inovações para a gestão. Então, compreender a sua importância na estratégia do laboratório é fundamental para a transição de sistemas“, afirma Alexandre Calegari, Gerente de Produto da Shift.

Mercado: a escolha certa

Escolher um parceiro adequado é fundamental para garantir que o sistema implantado traga rapidamente uma economia de custos e de tempo e proporcione o crescimento da produtividade do laboratório.

Apenas um bom software não basta – para que o laboratório encare com segurança e confiança o processo de mudança de sistema, é muito importante a qualidade das equipes, a maturidade da empresa e tecnologia utilizada, a metodologia de implantação, suporte e capacidade de acompanhar o crescimento do negócio”, refere Alexandre Calegari.

Sistemas de Informação podem ser implantados em empresas de diversos portes, mas a maturidade do fornecedor que oferece a tecnologia pode impactar diretamente no sucesso da operação do sistema.

Por isso, o parceiro deve ser capaz de acompanhar grandes demandas, de forma a não só acompanhar a escalabilidade da operação do laboratório, como também estruturar a implantação da nova solução, atender com qualidade e a antecipar as necessidades do setor da medicina diagnóstica.

Desde o primeiro contato ao processo de implantação e suporte, é essencial que exista uma união do conhecimento em tecnologia com a preocupação em promover relações positivas e duradouras.

“Na Shift operamos há 25 anos com orgulho de termos parceiros que nos acompanham desde o início da caminhada, crescendo e evoluindo conosco”, completa o Gerente.

Pessoas: conscientizar para a mudança

O investimento em um novo sistema de gestão significa também otimização de processos de trabalho e busca por maiores níveis de produtividade, o que eventualmente pode se refletir em algumas mudanças de paradigmas no laboratório.

Soluções em tecnologia da informação pressupõem processos integrados e uma nova forma de trabalhar. Por isso, considera-se importante promover uma consciência de que a nova solução trará ao laboratório um fluxo de processos que reflete boas práticas de mercado.

Assim, a gestão de pessoas pode e deve ser um dos primeiros passos para preparar a chegada do novo sistema. Alinhar expectativas e ter as equipes na mesma página quanto à necessidade da mudança e benefícios que a nova solução trará para a gestão do laboratório são ações fundamentais para engajar colaboradores e promover a integração com a equipe que irá implantar o novo sistema.

Newsletter



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *