Sistema laboratorial: saiba como otimizar a rotina do seu laboratório

Gerenciar a rotina de um laboratório de análises clínicas é uma tarefa complexa e que exige atenção. Afinal, todas as fases que envolvem esse procedimento devem ser observadas de perto e precisam ser otimizadas com o intuito de trazer eficiência e segurança. Nesse sentido, nada melhor do que adotar um sistema laboratorial bem definido e eficaz para garantir o controle e o acompanhamento de todo o fluxo de atividades que ocorrem nas diversas áreas dentro desse tipo de empreendimento.

Por isso, neste artigo, você vai entender como utilizar um sistema laboratorial eficiente para otimizar a rotina administrativa e trazer excelência ao seu empreendimento, gerando mais lucratividade e maior desempenho nos processos. Confira!

O que é um sistema laboratorial?

O sistema laboratorial é um mecanismo automatizado que tem como premissa trazer benefícios concretos no que se refere à gestão da rotina de um laboratório de análises clínicas e ao seu consequente crescimento no fluxo de processos.

Por meio desse sistema, é viável ganhar mais agilidade nos atendimentos, rastreabilidade total no fluxo de amostras, transformação de dados em indicadores, entrega de laudos com qualidade, confiabilidade e execução no menor prazo possível, entre outros critérios.

A inovação por meio desse tipo de ferramenta tecnológica é cada vez mais procurada pelos laboratórios. Trata-se de uma solução que visa ao gerenciamento de processos de forma inteligente e bem definida. A sua popularidade vem crescendo cada vez mais — e não é à toa. Os estabelecimentos que adotam esse sistema reduzem o tempo no atendimento e há um aumento da produtividade e retorno financeiro praticamente garantido sobre os recursos que foram investidos.

Quais são os benefícios de usar um sistema laboratorial?

Você vai conhecer, a seguir, alguns motivos que levam os laboratórios a investirem em ferramentas de gestão e sistemas de informação com o objetivo de melhorar o seu desempenho.

Possibilidade de fazer a rastreabilidade total do fluxo de amostras

As amostras coletadas são monitoradas por meio do controle dos códigos de barras que são inseridos desde o momento de emissão da senha até o resultado. Desse modo, cada novo andamento (usuário, hora e local) que a amostra vai passando é registrado pelo sistema laboratorial.

Aumento da escalabilidade do negócio

Esse sistema oferece todos os meios necessários para que o laboratório consiga evoluir e crescer perante o mercado. Essa espécie de plataforma tecnológica lida com diversos cenários e áreas técnicas — atendimento ambulatorial, coleta de material, laboratório de apoio ou unidades hospitalares, entre outros.

Redução do prazo de entrega de resultados

Os resultados são liberados e verificados de forma automatizada. Essa configuração permite a criação de um padrão que ajuda a identificar delta checks e regras automatizadas, por meio da análise de correlação e de dados analíticos.

Sistemas de informação permitem ainda analisar o Turn Around Time (TAT) , um indicador quantitativo que demonstra se o laboratório está cumprindo o tempo de retorno acordado com os pacientes, médicos e serviços hospitalares. Permite que o laboratório conheça o tempo gasto em todos os seus processos e é um indicador de desempenho cuja análise ajuda a identificar falhas e gargalos de produtividade.o

Maior controle e monitoramento do estoque

Os sistemas automatizados permitem controlar a rotatividade dos produtos e insumos, ou seja, tudo o que entra e que sai do laboratório passa por um processo de documentação e identificação. Desse modo, eles são separados conforme a sua natureza, utilidade, data de vencimento, entre outros qualificadores.

Interoperabilidade

Esse mecanismo oferece uma integração efetiva entre os sistemas de diversos outros estabelecimentos, como hospitais, operadoras, fornecedores, laboratórios de apoio, entre outros. Dessa forma, torna-se possível manter uma comunicação eficiente entre as demais organizações e são criados os meios necessários para permitir a rastreabilidade de todo o procedimento de troca e transmissão das informações e também maior eficiência operacional.

Eficiência operacional

O sistema laboratorial permite a orientação do fluxo de trabalho, o que garante que o gestor tenha uma visão global acerca das operações, antecipando situações e pensando em possíveis soluções. Desse modo, ele consegue desenvolver métodos que diminuem os prováveis erros e o retrabalho e asseguram ganhos na produtividade.

Maior controle de qualidade

Além de tudo, essa ferramenta proporciona confiança e credibilidade aos pacientes. Isso porque os procedimentos que são executados pelo laboratório passam por um rigoroso controle de qualidade, o que evita erros na análise e o uso de aparelhos descalibrados, bem como bloqueia resultados falhos que estão fora do padrão.

Agilidade no atendimento ao cliente

Os sistemas proporcionam uma experiência mais eficaz, dando mais agilidade ao fluxo de trabalho, por meio do acompanhamento de processos bem definidos, garantindo, assim, mais rapidez na recepção e no atendimento do laboratório. Além disso, todos os contatos com o paciente são registrados em sistema e realizados de forma automática, o que melhora e agiliza a comunicação com o paciente.

Fidelização de médicos

A ferramenta oferece diversas funções essenciais, como disponibilização do histórico de exames e laudos, envio de alertas por e-mail, possibilidade de consulta de resultados online e mais. Tudo isso contribui para aumentar a vantagem competitiva do laboratório e elevar as chances de fidelização dos clientes.

Você já conhece o sistema Shift LIS?

Agora que você já sabe as vantagens em adotar um sistema laboratorial no seu empreendimento, entenda os motivos que fazem com que o Shift LIS seja a solução para o seu negócio. Essa ferramenta automatizada consiste em um sistema web que pertence à plataforma Shift. Ela detém as informações relativas à gestão completa e integrada de laboratórios clínicos.

Da mesma forma, o sistema LIS oferece segurança e rastreabilidade de processos, desde a fase pré até a fase pós-analítica, e a gestão complexa do fluxo de faturamento. Além disso, ele conta com um workflow de atendimento inteligente, que funciona desde a chegada do paciente até a liberação dos resultados de exames.

Conheça algumas funcionalidades dessa ferramenta:

  • gerencia a performance de todos os setores do laboratório;
  • aumenta a produtividade e orienta o fluxo de trabalho;
  • traz mais agilidade no atendimento aos pacientes;
  • permite uma rastreabilidade completa dos processos;
  • diminui o tempo de entrega de resultados;
  • traz escalabilidade do negócio a diferentes cenários;
  • automatiza processos manuais;
  • integra os sistemas e a interface de equipamentos;
  • gera dados em cloud e em uma plataforma totalmente web, intuitiva e amigável;
  • realiza a gestão por indicadores com informações que suportam a tomada de decisão.

Como se não fosse o suficiente, o LIS é diferente das ferramentas concorrentes disponíveis no mercado. Ele apresenta um desempenho superior quando comparado com as outras soluções, entregando:

  • mais integração das informações;
  • mais produtividade para o setor da medicina diagnóstica;
  • melhoria da gestão, da qualidade e da conformidade.

Como você pôde perceber, gerenciar um laboratório não é uma tarefa muito fácil. Nesse sentido, investir na modernização tecnológica do empreendimento por meio da implementação de um sistema laboratorial pode ser a solução para otimizar a rotina e melhorar o desempenho das operações.

Quer investir em um mecanismo seguro e com altas chances de retorno financeiro? Então, você deveria apostar nos benefícios proporcionados pelo sistema Shift. Não perca mais tempo! Entre em contato conosco e solicite um orçamento!

Newsletter



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *