Por que Business Intelligence pode ser decisivo no Laboratório

Indicadores de desempenho aplicados à realidade da gestão de laboratórios de análises clínicas e centros de diagnósticos têm como principal objetivo contribuir para o aumento da produtividade e eficiência operacional e, consequentemente, melhorar resultados e a lucratividade.

Ainda uma prática pouco recorrente no mercado da medicina diagnóstica, gestores de laboratório têm, contudo, apostado cada vez mais em ferramentas de Business Intelligence (BI) para gerar dados objetivos sobre as suas operações. A demanda por qualidade, normalmente com recursos escassos, traz a esse segmento uma valorização crescente de ferramentas de BI.

Hoje os programas de qualidade evoluíram seus requisitos para indicadores de gestão, e não apenas técnicos. Através desses dados torna-se possível reduzir custos identificando gargalos de produtividade e desperdícios, aumentar na qualidade do atendimento a pacientes e até mesmo fazer previsões para o futuro.Alexandre Calegari, Gerente de Produto da Shift

Se antes a tomada de decisão em laboratórios era baseada em conhecimentos empíricos, hoje a tecnologia possibilita dados fidedignos e assertividade na gestão. Estamos falando de dados padronizados e harmonizados com programas de indicadores e de qualidade que regulam o setor e até mesmo em consenso com normas internacionais.

O BI permite captar, guardar, relacionar e apresentar informações provenientes de diferentes setores do laboratório, permitindo uma visão analítica de toda a operação – desde dados que permitem avaliar o atendimento aos pacientes a informações administrativas e técnicas. Assim, grandes volumes de dados são analisados e transformados em inteligência para a gestão, que pode desenhar ações preventivas e corretivas com base em informações fidedignas.

Conheça alguns indicadores de desempenho de laboratórios clínicos.
T.I. em Laboratórios: o que gestores esperam da tecnologia?

Capazes de transformar uma ampla variedade de dados em informações inteligentes, de fácil interpretação e em tempo real, conheça os principais benefícios de contar com uma ferramenta de BI:

  • Monitorar o desempenho do seu negócio
  • Avaliar a eficiência de processos de cada setor do laboratório
  • Ter confiança nos resultados
  • Obter informações padronizadas e consolidadas em forma de indicadores
  • Identificar pontos fortes e identificar oportunidades de melhoria
  • Desenvolver estratégias para um crescimento sustentável
  • Melhorar a produtividade, reduzindo custos e melhorando resultados


Para conhecer a solução de B.I. da Shift, fale com um de nossos Consultores!

Newsletter



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *