O valor da gestão administrativa no laboratório

Controle de estoque e de compras, gestão de múltiplas empresas, integração do financeiro com faturamento, resultado por setor, integração com sistemas contábeis e folhas de pagamento… Você realmente conhece os benefícios de uma gestão administrativa no laboratório?

No atual momento econômico e social os desafios da gestão de serviços estão se tornando cada vez mais expressivos. Profissionais do setor da saúde estão buscando não apenas ferramentas que apoiem a gestão de suas instituições, como também maior entendimento de conceitos financeiros inseridos no contexto da saúde – uma via para buscar a otimização de despesas operacionais e ter um melhor planejamento estratégico.

Naturalmente, a preocupação maior é o bem-estar do paciente. No entanto, quem administra um laboratório clínico não pode se esquecer que para mantê-lo em bom funcionamento, com os mais eficientes equipamentosmelhores instalações e condições de atendimento – áreas prioritárias de investimento no setor da saúde – é necessária uma excelente gestão de recursos.

A gestão administrativa de laboratórios tem que lidar com planos de saúde, gestão de contratos, fornecedores, fluxo de caixa, contabilidade, e ainda estruturar um planejamento financeiro”, comenta Rafael Trevizam, Consultor da Shift.

“A saúde financeira é tão importante quanto a saúde de pacientes, pois o seu correto controle traz segurança para a instituição crescer e aprimorar o atendimento”, completa.

Como em qualquer setor, na gestão financeira de um laboratório clínico existe um universo enorme de questões que devem ser levadas em conta para um controle administrativo completo.

A área financeira, o faturamentogestão de estoque ou compras, por exemplo, são aspectos que impactam diretamente na lucratividade da organização.

Registramos casos em que parceiros chegaram a reduzir mais de 40% as glosas após a implantação do módulo financeiro, passando a emitir 100% das faturas no padrão TISS. Os ganhos foram sentidos em todas as áreas do laboratório”, refere Trevizam.

A contribuição de um sistema de informação na gestão administrativa no laboratório traz não apenas agilidade, como também a otimização de processos, já que se torna possível integrar os setores, gerir múltiplas empresas no mesmo sistema, gerir o caixa e contas correntes, o controle de contas a pagar e a receber e até mesmo a integração com sistemas contábeis e folhas de pagamento.

A gestão financeira é um exercício rotineiro, mas com valor inestimável para a empresa. É aqui que entra o diferencial de ter um sistema que incorpora todas as particularidades do segmento laboratorial: a facilidade para cumprir com essa gestão e maior integração da operação”, comenta o Consultor.

Aliado a isso, é possível ainda fazer a gestão de despesas e receitas de acordo com o centro de custos, o que irá permitir conhecer o resultado de cada setor do laboratório, permitindo gerir as áreas com assertividade”, completa Rafael Trevizam.

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