Transformação digital na saúde: como a pandemia acelerou essa necessidade?

  • 12 de Janeiro de 2021

A pandemia causada pelo novo coronavírus alterou a rotina de todas as pessoas ao redor do mundo. Diversas estratégias começaram a ser adotadas para lidar com o novo normal — inclusive, no cenário laboratorial.

Apesar de existirem muitas dúvidas sobre como manter a produtividade e ainda prezar pela segurança dos colaboradores e pacientes, não há como negar que as soluções tecnológicas vêm ajudando cada vez mais os laboratórios a prosperarem em plena pandemia.

Neste post, além de mostrar como os laboratórios estão lidando com a Covid-19, também vamos explicar os motivos do crescimento da Transformação Digital na saúde atualmente. Boa leitura!

Como os laboratórios estão lidando com a pandemia?

Em março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou oficialmente a pandemia causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2).

A Covid-19 foi diagnosticada pela primeira vez em Wuhan, na China e sua alta taxa de transmissão fez com que a doença se espalhasse rapidamente para o restante do mundo.

Desde então, os países estão em uma corrida científica para apresentar estudos para entendermos as características do vírus, com o objetivo de proteger a população e, principalmente, criar uma vacina eficiente.

Enquanto isso, a melhor solução para evitar o contágio em massa tem sido o isolamento social e a adaptação da rotina.

Não há como negar que os laboratórios de análises clínicas têm desempenhado um papel fundamental durante a pandemia. A realização de diagnósticos da Covid-19 é indispensável para controlar a taxa de crescimento da doença e oferecer o encaminhamento adequado para as pessoas infectadas.

Por causa da alta demanda de exames nesta época, uma das principais adaptações foi a inclusão de soluções tecnológicas na rotina laboratorial, inserindo ainda mais a saúde no contexto da Transformação Digital.

Como a pandemia acelerou a necessidade da Transformação Digital na saúde?

Na verdade, a área da saúde já tinha a perspectiva de adentrar no processo da Transformação Digital há algum tempo. De acordo com dados do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), até 2030, a quantidade de exames no país deve dobrar, principalmente por causa do envelhecimento da população.

A Transformação Digital já era necessária para suprir a alta demanda dos próximos anos, a Covid-19 apenas acelerou o processo. As soluções tecnológicas facilitam os processos laboratoriais, possibilitando a maior entrega de exames em menos tempo e com maior precisão.

Além disso, por se tratar de uma doença infecciosa transmitida por gotículas de saliva, mais uma vez a tecnologia é a protagonista para manter o distanciamento entre os profissionais dos laboratórios e as pessoas que não demostraram sintomas da doença.

Como os laboratórios podem se adaptar à nova realidade?

Como falamos, o investimento em tecnologia é uma estratégia eficaz para lidar com a nova realidade. Além de melhorar a segurança dos pacientes e colaboradores, o uso de soluções tecnológicas específicas pode aumentar a eficiência do laboratório.

A seguir, veja o que pode ser adaptado com a ajuda das inovações tecnológicas.

Atendimento ao paciente

Neste momento, o atendimento domiciliar é o mais recomendado pela OMS — principalmente em casos de pacientes idosos ou que estão demostrando sintomas graves de Covid-19. Sempre lembrando que a equipe deve estar bem equipada, com máscaras, óculos de proteção, luvas e toucas descartáveis, para prezar pela segurança.

Entretanto, há casos em que o paciente apenas quer mais informações sobre a doença. Em vez de ele comparecer ao laboratório para esclarecer dúvidas, o ideal é fornecer diferentes canais para facilitar a comunicação com o público externo, como aplicativos móveis, que podem agilizar o atendimento com o pré-agendamento de coletas domiciliares, por exemplo, e disponibilizar informações importantes para o paciente.

Proteção de dados

A segurança de dados deve ser uma das prioridades das empresas que estão adotando a Transformação Digital.

O setor laboratorial já estava se preparando para as mudanças da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que tem o objetivo de regular o tratamento de dados pessoais. Mais do que nunca, é fundamental investir em um sistema de gestão para captar, analisar e armazenar dados de forma segura e eficaz.

Processos internos

A Transformação Digital na saúde está relacionada ao investimento em inovações tecnológicas com objetivo de otimizar os processos internos e trazer resultados mais ágeis e precisos para os pacientes.

Ao aumentar a carga tecnológica, os laboratórios são capazes de otimizar o prazo de realização de exames em uma escala muito maior do que antes. Com isso, a satisfação do cliente cresce, e o laboratório aumenta a lucratividade.

De acordo com uma pesquisa divulgada no Healthcare IT News, a melhora da experiência do cliente é uma das prioridades dos profissionais da área da saúde. Isso só será possível por meio de ferramentas tecnológicas específicas.

O que a saúde ganha investindo em soluções tecnológicas?

O cenário laboratorial só tem a ganhar com o investimento em tecnologia. Neste tópico, vamos mostrar as vantagens da saúde seguir a Transformação Digital e quais soluções tecnológicas você deve implementar no seu laboratório, objetivando uma maior qualidade do serviço e a otimização das tarefas diárias.

Inovação da experiência do paciente

Não é novidade que os consumidores têm ficado mais exigentes com o passar das décadas. Eles querem cada vez mais praticidade e agilidade, e o cenário laboratorial precisa lidar com essa demanda inovando a experiência do cliente, a partir da Transformação Digital.

Hoje em dia aplicativos integrados aos sistemas de gestão dos laboratórios, por exemplo, permitem ao paciente realizar o seu pré-atendimento, agendar exames, consultar resultados e muito mais.

Resultados mais rápidos e seguros

Ainda na necessidade de suprir a demanda do mercado laboratorial, é fundamental que os laboratórios foquem na realização de resultados mais ágeis e seguros.

A promoção de diagnósticos mais ágeis diminui o tempo de espera do cliente, melhorando sua experiência no laboratório. Já a precisão dos resultados é um fator imprescindível para salvar a vida de mais pacientes.

Ambos fatores podem ser potencializados com a automatização de processos. A partir de soluções automatizadas, os profissionais conseguem aumentar a eficiência da gestão laboratorial, facilitando procedimentos operacionais que antes seriam feitos manualmente e trazendo diversas vantagens para o laboratório.

O Shift LIS, por exemplo, é um sistema de informação que permite a gestão completa do laboratório e a automatização de processos de maneira eficaz.

Visto que a pandemia causada pelo coronavírus alterou completamente a rotina dos laboratórios, principalmente por causa da maior demanda de exames, a necessidade de Transformação Digital na saúde se tornou mais evidente. Assim, os profissionais da área não podem deixar de contar com soluções tecnológicas atuais para atender os pacientes com mais eficiência.

Gostou de saber a importância da Transformação Digital durante a pandemia? Confira em nosso site todas as soluções tecnológicas que podemos oferecer para o seu laboratório.


imagem

Artigos relacionados

Regulamentações e protagonismo dos centros de medicina diagnóstica: o que esperar para 2024?

Representantes de importantes entidades do setor debateram, a convite da Shift, as principais mudanças nos últimos anos e as tendências que conduzirão o setor em 2024. O painel pode ser conferido na íntegra até o dia 8 de janeiro de 2024. Para acessar, clique aqui. Fazer uma retrospectiva de 2023, trazendo as tendências e os […]

Segurança da informação para o setor de medicina diagnóstica

Segurança da informação para o setor de medicina diagnóstica 19 de janeiro de 2022   A tecnologia avança cada vez mais na proteção do sigilo e da privacidade dos usuários, sendo fundamental para o trabalho em laboratório. Foi pensando nisso que, neste post, decidimos abordar a segurança da informação para o setor de medicina diagnóstica! […]

Shift é uma das vencedoras do “Líderes da Saúde 2021”

Empresa recebe mais uma vez o Oscar da Saúde, na categoria Tecnologia – Medicina Diagnóstica

imagem

Destaques

Business Intelligence apoia melhorias em indicadores de desempenho no Lacmar

Controle de Qualidade Interno no contexto da RDC 786/23

Índice de adesão à RDC 786/23 cresce após consultoria da Shift

imagem

Assine a nossa newsletter?

Quer ficar por dentro das novidades sobre soluções em tecnologia para saúde? Cadastre-se na News da Shift e atualize-se periodicamente na caixa de entrada do seu e-mail.

Acompanhe a Shift nas redes sociais!