• 09 de Novembro de 2019

 

Ação assegura clima organizacional saudável e amplia discussão sobre atuação da mulher dentro das empresas; Shift registrou crescimento no número de colaboradoras

Em um segmento dominado pelos homens, a Shift, empresa de Rio Preto especializada em tecnologia da informação para medicina diagnóstica, vem fazendo seu trabalho para valorizar a força feminina e trazer para sua rotina assuntos como empoderamento e igualdade. Para isso, a empresa promove anualmente o Shift por Elas, programa que tem o objetivo de reforçar ainda mais o desenvolvimento das mulheres dentro da companhia.

Em 2019, a Shift também se tornou uma das mais de 100 empresas brasileiras que aderiram, no dia 29 de agosto, à Coalizão Empresarial pelo Fim da Violência contra as Mulheres, iniciativa proposta pela Avon, Instituto Avon e ONU Mulheres que reúne representantes de algumas das principais empresas do Brasil.

Implementado em 2018, o Shift Por Elas veio acompanhado de um crescimento no quadro de colaboradoras da empresa. Elas passaram de 28% do total de colaboradores da Shift em dezembro de 2017 para 34% em setembro de 2019. Já na área de desenvolvimento, mais especificamente no trabalho ligado à Tecnologia da Informação (TI), a Shift registrou um aumento de 75% no número de mulheres.

Entre os líderes de tecnologia no mundo, como Facebook, Google, Twitter e Apple, as mulheres representam apenas 30% dos funcionários. Já no Brasil, esses números são ainda menores. Segundo levantamento feito pelo programa YouthSpark, da Microsoft, as mulheres são apenas 18% dos graduados em ciência da computação e 25% dos empregados em áreas técnicas de TI.

“O programa foi criado para assegurar um clima organizacional ainda mais saudável por meio da disseminação dos valores e da prática de uma comunicação aberta. É uma maneira também de ampliarmos os grupos de discussões e sensibilizarmos sobre a atuação das mulheres nas empresas, especialmente no segmento de TI”, explica Cristina Bertolino, Gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO) da Shift.

A edição deste ano do Shift por Elas foi uma parceria com o Instituto Dale Carnegie, sistema de desenvolvimento humano fundado em Nova York, em 1912, focado no desempenho. O Instituto conta com mais de 2,7 mil instrutores e cerca de 250 escritórios em mais de 90 países.

No total, o programa promove três encontros que abordam meios para fortalecer a inteligência emocional da mulher no campo profissional e pessoal, além de discutir como dominar as habilidades interpessoais para progredir em qualquer cenário.

“Foram escolhidos alguns temas específicos que lidam diretamente com comportamento e habilidades para contribuir com o desenvolvimento das mulheres na organização. Ao longo dos encontros, elas trocam experiências e também recebem mentorias dos treinadores da própria Dale Carnegie, com técnicas importantes para colocar em prática o aprendizado no dia a dia, seja no trabalho ou na vida pessoal”, diz a gerente de DHO.

Coalizão

A Coalização Empresarial pelo Fim da Violência contra as Mulheres nasce como uma aliança entre líderes do setor privado para garantir o compromisso voluntário na luta contra a violência contra mulheres e meninas. Ela estabelece para empresas cofundadoras princípios e ações a seguir, alinhados com os Princípios de Empoderamento das Mulheres, da ONU Mulheres e do Pacto Global, e em contribuição à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, especialmente o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5 – Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres.

“Já faz parte de nosso DNA sermos protagonistas de grandes transformações. Selar este pacto de promover uma mudança social é se comprometer, em um trabalho integrado, para fortalecer e complementar os direitos das mulheres e a igualdade no Brasil”, ressalta o CEO da Shift, Marcelo Lorencin.


imagem

Artigos relacionados

Regulamentações e protagonismo dos centros de medicina diagnóstica: o que esperar para 2024?

Representantes de importantes entidades do setor debateram, a convite da Shift, as principais mudanças nos últimos anos e as tendências que conduzirão o setor em 2024. O painel pode ser conferido na íntegra até o dia 8 de janeiro de 2024. Para acessar, clique aqui. Fazer uma retrospectiva de 2023, trazendo as tendências e os […]

Segurança da informação para o setor de medicina diagnóstica

Segurança da informação para o setor de medicina diagnóstica 19 de janeiro de 2022   A tecnologia avança cada vez mais na proteção do sigilo e da privacidade dos usuários, sendo fundamental para o trabalho em laboratório. Foi pensando nisso que, neste post, decidimos abordar a segurança da informação para o setor de medicina diagnóstica! […]

Shift é uma das vencedoras do “Líderes da Saúde 2021”

Empresa recebe mais uma vez o Oscar da Saúde, na categoria Tecnologia – Medicina Diagnóstica

imagem

Destaques

Business Intelligence apoia melhorias em indicadores de desempenho no Lacmar

Controle de Qualidade Interno no contexto da RDC 786/23

Índice de adesão à RDC 786/23 cresce após consultoria da Shift

imagem

Assine a nossa newsletter?

Quer ficar por dentro das novidades sobre soluções em tecnologia para saúde? Cadastre-se na News da Shift e atualize-se periodicamente na caixa de entrada do seu e-mail.

Acompanhe a Shift nas redes sociais!