Grupo São Lucas aposta em Qualidade para crescimento

Apostando em uma filosofia de trabalho pautada pela qualidade, o Grupo São Lucas busca permanentemente a inovação de seus processos e serviços. Em 2016, o laboratório clínico de Barbacena (MG) apostou em um novo sistema de gestão e, no início de 2017, conquistaram a certificação ONA.

Com uma história de 25 anos de atuação no mercado da medicina diagnóstica, o Grupo São Lucas, composto pelo Laboratório São Lucas e Laboratório Citoanálise, localizado em Barbacena (MG), assegura a excelência de seus serviços através não só do investimento em equipes qualificadas e motivadas, como também na inovação de seus processos e operação.

Ao longo dos anos, a constante estruturação da empresa e acompanhamento da evolução do mercado permitiu ao Grupo São Lucas construir, de uma forma sustentada, um laboratório sólido.

Referência na região, conta com seis unidades de atendimento que atendem mais de 3.500 pacientes por mês, que correspondem a o processamento de cerca de 23.000 exames.

Em 2016, tendo em conta o crescimento planejado, o São Lucas tomou a decisão de investir em um sistema de gestão que fosse capaz de contribuir para a qualidade dos serviços prestados, aumentar a produtividade e suportar a gestão do laboratório. A escolha da implantação do sistema de gestão da Shift trouxe benefícios praticamente imediatos.

Pesquisamos muitos antes do investimento. Trocamos opiniões com outros laboratórios e chegamos à conclusão que o único sistema que conseguiria acompanhar nosso crescimento e todos os selos que na época pretendíamos conquistar, seria a Shift. A prova disso foi que, em apenas uma auditoria, conseguimos as certificações ISO 9001/2015 e ONA”, comenta Gabriela Terra, Diretora Administrativa do Grupo São Lucas.

Atentos às novidades do mercado e com o objetivo de oferecer um serviço diferenciado, o laboratório sempre teve como principal objetivo a completa satisfação dos seus clientes – do paciente, ao médico e às empresas parceiras.

Investimos sempre nas melhores matérias de insumo, capacitação de profissionais, estrutura física, sistema, entre outros. Porém, todo investimento deve ocorrer de forma controlada e eficaz e tudo isso só tem um retorno se tiver um sistema de qualidade implantado”, conta Gabriela.

O primeiro selo de qualidade conquistado foi o ISO 9001/2000, que após alguns anos atualizou para  ISO 9001/2008 e, com aproximadamente 10 anos de certificação, transitou novamente para a ISO 9001/2015.

No entanto, a busca pelas mais importantes acreditações do setor continuou. “Com o intuito de agregar mais valor e ter todas as áreas do laboratório monitoradas, trabalhamos muito e conquistamos mais dois selos, o DICQ em 2014 e, esse ano, fruto dos nossos programas de melhoria contínua, o ONA.

Com essas certificações, provamos que presamos nosso bem principal, que são nossos clientes e nosso crescimento sustentado”, completa a Diretora.

Tendo em conta os projetos de expansão e de controle de qualidade, as expectativas com um novo sistema de gestão eram altas. Após menos de um ano em operação, o Laboratório conta que já foi possível sentir melhorias.

A rotina em geral ficou mais simplificada devido às informações que alimentam o sistema. Ter todos os processos documentados geram rastreabilidade, que é fundamental para entrega certa do resultado final”, refere Gabriela Terra.

A implantação trouxe desafios normais, resultantes da mudança para o ‘novo’, mas o impacto tem sido positivo.

As equipes, com o uso e aprendizado, confiaram e abraçaram a solução. A Shift desde sua entrada em nossa ‘casa’ tornou-se parte fundamental do nosso crescimento e agrega muito valor a cada novo desafio enfrentado”, comenta a Diretora Administrativa do Grupo São Lucas, que referiu ainda os benefícios de segurança e integrações facilitadas pelo novo sistema.

Estamos integrados e comunicamos com laboratórios de apoio, contamos ainda com indicadores e relatórios que nos auxiliam na tomada de decisão”.

Quase completando um ano de operação através do novo sistema, o Grupo São Lucas pretende, até ao final do ano, expandir e implantar um novo serviço no Laboratório, que irá assinalar também o aniversário de 25 anos da empresa.

Newsletter



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *