• 04 de Dezembro de 2019

 

Também conhecida como turnover, a rotatividade de funcionários é a frequência com que os colaboradores ingressam e saem de uma empresa. A preocupação se instala nas organizações quando essa frequência se torna muito alta, deixando os gestores em alerta.

A rotatividade é causa de muitos transtornos para as empresas, já que resulta em queda da produtividade, perda da credibilidade da organização, muitos custos com demissões, novas contratações e outros gastos. Os fatores que contribuem para esse problema são variados e, entre eles, estão: baixa remuneração, ausência de benefícios, liderança ruim, ambiente hostil, entre outros.

No entanto, é possível reverter esse quadro com algumas medidas estratégicas das quais falaremos a seguir. Acompanhe o post e entenda!

Conheça a sua equipe

O primeiro passo para reverter a situação é ouvir a sua equipe a fim de reunir informações que ajudem a mudar o cenário. Faça reuniões para compreender o que tem incentivado os colaboradores a pedirem demissão.

É fundamental saber detectar os pontos em comum entre a empresa e as pessoas contratadas. Verifique de que maneira elas ingressam na companhia, o que realmente esperam encontrar no dia a dia de trabalho, que tipo de contribuição elas podem dar e outras questões capazes de apontar o quanto esses colaboradores estão alinhados à cultura da empresa ou não.

Vale, ainda, ponderar, por meio dessa investigação, se a própria instituição precisa modificar algumas práticas, afinal, o formato do trabalho está mudando rapidamente. A tecnologia tem impactado enormemente a rotina das empresas, e isso influencia diretamente na execução de tarefas como um todo.

Fique atento aos indicadores de desempenho

A maioria das ferramentas de gestão disponibiliza relatórios que fornecem um material para analisar as informações sobre o desempenho dos colaboradores, incluindo o registro da duração das atividades. Alguns softwares oferecem, ainda, recursos que ajudam a analisar a produtividade e a performance da equipe.

As soluções mais avançadas são dotadas de diversos aparatos que permitem o acompanhamento do desempenho do colaborador. É possível verificar se, de fato, está havendo uma produção de acordo com as expectativas e necessidades da empresa.

Use a tecnologia para aumentar a produtividade

Com a tecnologia cada dia mais sofisticada, o relatório de performance ajuda, ainda, a visualizar a quantidade de atrasos das tarefas e de atividades realizadas e, também, apresenta o resultado completo de porcentagens do rendimento da equipe. Além disso, sinaliza os respectivos responsáveis, ordenando pelo início, pela data da conclusão estimada e pelo fim da tarefa.

Com tantos indicadores detalhando o desempenho geral do time do seu laboratório, fica mais fácil entender se as prioridades da empresa estão sendo cumpridas a contento.

Para monitorar a produtividade, um software de gestão permite que a administração saiba exatamente qual foi o tempo gasto em cada etapa da operação, do pré ao pós analítico. Mas, muito mais que isso, essa ferramenta funciona como uma aliada indispensável no aproveitamento adequado do tempo de trabalho e na manutenção da qualidade e segurança das entregas.

Sistemas de gestão específicos para determinados segmentos contam com um workflow de atendimento inteligente, que integra os processos e agiliza o monitoramento do andamento do trabalho. Por isso, é um mecanismo que pode, sim, ser usado para verificar se o time está alcançando a produtividade necessária para o crescimento do laboratório.

Vale ressaltar que, em alguns casos, fazer ajuste nas metas e atividades dos colaboradores pode ser suficiente para eliminar a necessidade de contratar mais pessoas. O aproveitamento da capacidade produtiva que já existe na sua equipe talvez seja uma maneira mais precisa de lidar com os gargalos operacionais do laboratório.

Contudo, vale muito explorar as soluções em tecnologia da informação para todos os processos laboratoriais, inclusive para eliminar a rotatividade de funcionários. Com ela, você integra todos os setores, otimiza a gestão interna e, ainda, constrói uma organização conectada, eficiente e com perspectiva de crescimento contínuo.

Para manter-se atualizado sobre novas tecnologias no segmento de softwares de gestão em laboratórios, siga-nos no LinkedIn!


imagem

Artigos relacionados

Controle de Qualidade Interno no contexto da RDC 786/23

O Controle de Qualidade Interno (CQI) desempenha um papel importante no dia a dia de um laboratório. Ele é uma peça-chave para garantir a confiabilidade e precisão dos resultados analíticos e possibilita o monitoramento contínuo do desempenho dos métodos laboratoriais. Normas de acreditação, como a PALC e, mais recentemente, a nova RDC 786/2023, demandam implementar […]

Gestão de riscos em laboratórios e a RDC 786/23

Neste conteúdo, vamos falar sobre gestão de riscos em laboratórios de Análises Clínicas sob o olhar da RDC 786/23, refletindo sobre planos de contingência, monitoramento de indicadores e muito mais! Continue a leitura para ficar por dentro do tema. Em primeiro lugar, vamos parar para imaginar quantas transformações aconteceram em um intervalo de 18 anos […]

RDC 786/23 e Gestão de Indicadores

Descubra o impacto da RDC 786/23 na gestão de indicadores de desempenho. Veja também como um correto acompanhamento desses indicadores pode te ajudar a melhorar os resultados do seu negócio. A RDC 786/23 trouxe consigo vários pontos que passaram a exigir, além de adequações de processos, também o cumprimento de algumas exigências por parte dos […]

imagem

Destaques

Business Intelligence apoia melhorias em indicadores de desempenho no Lacmar

Controle de Qualidade Interno no contexto da RDC 786/23

Índice de adesão à RDC 786/23 cresce após consultoria da Shift

imagem

Assine a nossa newsletter?

Quer ficar por dentro das novidades sobre soluções em tecnologia para saúde? Cadastre-se na News da Shift e atualize-se periodicamente na caixa de entrada do seu e-mail.

Acompanhe a Shift nas redes sociais!