Para se destacar na área da saúde é importante estabelecer um rígido controle de qualidade, não só no que diz respeito às questões analíticas e técnicas, como também no alinhamento dos processos internos à gestão administrativa.

Por meio de relatórios administrativos consistentes, um laboratório consegue alcançar inúmeras melhorias nos seus processos e resultados, como a redução de custos, a assertividade nas tomadas de decisão e o cumprimento de requisitos de qualidades exigidos nos principais programas de acreditação do país – além de facilitar as tarefas do dia a dia, um sistema que suporte processos laboratoriais atende requisitos importantes como a rastreabilidade de suprimentos, desde a entrega dos fornecedores até à sua utilização.  

Cerca de um terço das movimentações financeiras são provenientes das compras efetuadas no laboratório. O Controle de Bancada do Shift Controller, por exemplo, permite acompanhar de forma automática e inteligente os prazos de validade e lotes dos produtos, todas as entradas e saídas de suprimentos, e essa rastreabilidade é um requisito fundamental em normas de acreditação.

Confira alguns benefícios de sistemas de informação para o controle de qualidade de processos das áreas de compras e estoque de laboratórios.

[rock-convert-cta id=”3063″]

Avaliação e qualificação de fornecedores

A seleção de fornecedores é fundamental para uma gestão de compras eficiente – a excelência do laboratório também está associada à qualidade de seus insumos, onde os fornecedores devem estar alinhados à estratégia da empresa. Assim, um sistema permitirá avaliar se determinado fornecedor está apto a atender o laboratório mediante prazos de entrega, certificações, qualidade do produto, prazos de validade e temperaturas dos produtos.

Este é um processo cujo controle contínuo é requisitado em normas de acreditação – sendo que a cada compra, deve ser possível qualificar o fornecedor, mantendo um histórico de informações que posteriormente irão apoiar as decisões de compras.

Compras assertivas

O maior desafio do setor de compras do laboratório é saber a quantidade e o que é necessário comprar. Assim, módulos de compras e estoque permitem saber quando e se é preciso comprar um item, qual a quantidade e qual o melhor fornecedor para determinada situação.

Um sistema pode apoiar trazendo médias de consumo, quantidades disponíveis em estoque (tanto na matriz quanto nas unidades), as requisições de compra em aberto – toda essa análise possibilita uma sugestão de compra assertiva e adequada à necessidade do laboratório.

Controle de bancada

Sabendo as quantidades disponíveis de cada produto e com gestores apontando uma previsão de necessidades durante determinado período, o sistema pode assim criar requisições de ressuprimento automáticas e de forma inteligente, que trazem mais assertividade de pedidos e evitam picos de compras ou materiais em excesso no estoque.

Definir quantidades mínimas e máximas para produtos é um caminho para evitar desperdícios e torna-se possível analisar se as quantidades são suficientes de acordo com o número de exames realizados. Esse controle é importante ainda para evitar compras desnecessárias e, logo, um capital de giro “parado”.

Rastreabilidade

No estoque, através de sistemas de informação é possível fazer o controle de lotes – garantindo a rastreabilidade na organização – restringir o consumo de acordo com o centro de custo e controlar todas as entradas e saídas, bem como os empréstimos que acontecem entre unidades do laboratório.

[rock-convert-cta id=”3071″]


imagem

Artigos relacionados

Controle de Qualidade Interno no contexto da RDC 786/23

O Controle de Qualidade Interno (CQI) desempenha um papel importante no dia a dia de um laboratório. Ele é uma peça-chave para garantir a confiabilidade e precisão dos resultados analíticos e possibilita o monitoramento contínuo do desempenho dos métodos laboratoriais. Normas de acreditação, como a PALC e, mais recentemente, a nova RDC 786/2023, demandam implementar […]

Gestão de riscos em laboratórios e a RDC 786/23

Neste conteúdo, vamos falar sobre gestão de riscos em laboratórios de Análises Clínicas sob o olhar da RDC 786/23, refletindo sobre planos de contingência, monitoramento de indicadores e muito mais! Continue a leitura para ficar por dentro do tema. Em primeiro lugar, vamos parar para imaginar quantas transformações aconteceram em um intervalo de 18 anos […]

RDC 786/23 e Gestão de Indicadores

Descubra o impacto da RDC 786/23 na gestão de indicadores de desempenho. Veja também como um correto acompanhamento desses indicadores pode te ajudar a melhorar os resultados do seu negócio. A RDC 786/23 trouxe consigo vários pontos que passaram a exigir, além de adequações de processos, também o cumprimento de algumas exigências por parte dos […]

imagem

Destaques

Business Intelligence apoia melhorias em indicadores de desempenho no Lacmar

Controle de Qualidade Interno no contexto da RDC 786/23

Índice de adesão à RDC 786/23 cresce após consultoria da Shift

imagem

Assine a nossa newsletter?

Quer ficar por dentro das novidades sobre soluções em tecnologia para saúde? Cadastre-se na News da Shift e atualize-se periodicamente na caixa de entrada do seu e-mail.

Acompanhe a Shift nas redes sociais!