• 07 de Maio de 2020

 

Com os avanços da medicina, naturalmente, a área diagnóstica se torna cada vez mais procurada para conseguir realizar prognósticos eficientes e garantir melhor qualidade de vida aos pacientes. Diante disso, cada vez mais empreendedores buscam investir neste segmento.

Para que seja possível, os gestores responsáveis por laboratórios devem buscar formas de gerar diferencial competitivo, a fim de se destacarem no mercado. Portanto, é preciso implementar algumas medidas que, quando eficazes, podem levar a melhores resultados e sair à frente da alta concorrência.

Veja a seguir algumas dicas essenciais para tornar o seu laboratório competitivo. Boa leitura!

Trate seu laboratório como uma empresa

Um primeiro ponto que precisa estar na mente dos gestores é entender que um laboratório é uma empresa e, por isso, deve contar com todas as ferramentas de gestão que auxiliam os negócios a crescerem. Nesse rol englobamos questões como:

  • elaborar o planejamento estratégico;
  • utilizar um bom sistema de informação;
  • otimizar a gestão financeira do seu laboratório;
  • buscar a eficiência operacional constantemente;
  • realizar o planejamento orçamentário;
  • analisar oportunidades e vulnerabilidades internas e externas;
  • divulgar o seu laboratório;
  • colocar o paciente no centro do processo;
  • buscar por oportunidades de crescimento em seu negócio;
  • reduzir custos com desperdícios;
  • observar tendências do mercado;
  • acompanhar o que os concorrentes diretos e indiretos estão fazendo.

Observe em quais áreas seus concorrentes ainda não estão atuando

Também é interessante descobrir em quais nichos os seus concorrentes ainda não estão atuando, ou seja, de que forma seu laboratório pode agir para exercer funções que ainda não estão presentes nas regiões próximas. Sem dúvidas, esse é um ponto fundamental para conseguir gerar diferencial competitivo para seu negócio.

Se não há coleta residencial em sua região, por exemplo, é uma ótima oportunidade para inserir esse tipo de atendimento no local. Com isso, você oferece um serviço que não há na região, conseguindo atrair para o seu negócio o público que apresenta demanda por esse facilitador.

Antecipe-se às mudanças e exigências do mercado

Como a medicina diagnóstica está avançando cada vez mais — no que diz respeito às pesquisas e novas tecnologias sendo inseridas nas rotinas dos laboratórios —, é normal que muitas mudanças sejam implementadas, como verdadeiras tendências.

Um bom exemplo é a possibilidade de realizar o agendamento on-line dos procedimentos. Essa tem sido uma exigência do mercado e as empresas que não aderirem poderão perder espaço competitivo.

Isso porque, muitas vezes, o paciente precisa da praticidade de um agendamento rápido, devido às rotinas conturbadas do dia a dia. O tempo gasto ao ligar e conversar com um atendente pode ser precioso em uma rotina cheia, sendo mais prático fazer todo o processo online.

Utilize sistemas específicos para a área laboratorial

Se o seu laboratório não utiliza um sistema de gestão integrada focado no setor de medicina diagnóstica e laboratorial, é hora de mudar isso. As soluções específicas são aliadas fundamentais para conseguir melhores resultados, tanto na gestão interna quanto para o próprio cliente e para os médicos responsáveis pelos casos.

Há soluções que permitem o envio do laudo diretamente para o profissional, agilizando os procedimentos de diagnóstico do caso do paciente. Isso proporciona melhor qualidade de vida para o cliente, um melhor trabalho para o médico e diferencial competitivo para o laboratório.

Encontre o gargalo no sistema atual e a necessidade de atualização

Seu laboratório já utiliza um sistema, mas os resultados não estão vindo ou há problemas que colocam seu negócio atrás dos concorrentes no mercado? Pode ser uma oportunidade para rever se a solução escolhida é, realmente, a melhor disponível atualmente.

Muitos gestores aderem, por exemplo, a sistemas diferentes e que não conversam entre si: um para controle dos exames realizados, um para gestão financeira, outro para controle dos funcionários, entre outros, sem que conversem entre si.

E se fosse possível ter todas as soluções em um mesmo ambiente ou que permitissem a integração com outras ferramentas? Muitas vezes essa pode ser a solução para vários gargalos encontrados internamente.

Evolua e modernize as tecnologias implementadas em seu negócio

Com as constantes transformações na área, é necessário que os gestores e empreendedores responsáveis por um laboratório competitivo observem de que forma podem modernizar o seu negócio.

É uma forma de oferecer para o seu cliente aquilo que há de mais moderno e preciso para oferecer um serviço de ponta para eles. É necessário, assim, investir em determinados aspectos, tais como:

  • modernização das técnicas utilizadas;
  • aparelhos atualizados;
  • sistemas de análise informatizados.

Proporcione eficiência no atendimento

Não é apenas no core business do seu laboratório que devem ocorrer os investimentos em diferenciais competitivos. Um bom atendimento ao cliente é fundamental se você deseja potencializar os resultados e conseguir atrair a atenção do seu público final, bem como fidelizá-lo em longo prazo.

Os gestores devem considerar alguns pontos importantes para otimizar essa questão, como:

  • treinar suas equipes para um atendimento impecável;
  • ter um atendimento humanizado ao cliente;
  • analisar e evitar os erros no atendimento;
  • estar atento ao que seus clientes estão falando;
  • ter agilidade no atendimento;
  • padronizar os processos;
  • utilizar soluções para facilitar o processo de atendimento ao cliente.

Preze por uma boa comunicação entre laboratório e paciente

Tanto no que diz respeito ao atendimento ao cliente quanto à prestação de serviços, é essencial estabelecer uma comunicação eficiente entre laboratório e paciente. Isso é útil pelos seguintes motivos:

  • fidelização do cliente;
  • redução de mal-entendidos;
  • maior conforto para o paciente;
  • minimização de dúvidas que o paciente possa ter;
  • redução nas taxas de ausência;
  • indicação dos pacientes para demais pessoas;
  • aumento da rentabilidade; entre outros.

O segmento laboratorial deve estar atento para todas as mudanças que estão vindo com o advento das novas tecnologias e transformações digitais. Por ser uma área que está em constante crescimento, é preciso encarar os desafios do setor de forma estratégica para não ser engolido pelos concorrentes. Afinal, inovação e modernização são peças fundamentais para se construir um laboratório competitivo.

Para realizar a modernização e conseguir melhores resultados, conte com as soluções da Shift. Quer saber mais? Leia nosso artigo e entenda como podemos potencializar sua tecnologia laboratorial.


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