Como um sistema de informação pode ajudar na gestão laboratorial?

  • 07 de junho de 2021

 

A tecnologia da informação especializada para laboratórios conta com um workflow inteligente de processos, capaz de integrar todos os setores, desde o pré-analítico até o pós-analítico. Ela proporciona escalabilidade para a gestão laboratorial, além de, claro, fornecer condições para melhorar a experiência do paciente. Isso envolve desde o pré-atendimento do paciente por meio de aplicativos, à agilidade do cadastro na recepção, a coleta, todo o fluxo da amostra, controle de qualidade, a entrega de resultados, a realização de faturamento financeiro e toda a gestão de indicadores. Assim, um sistema de informação proporciona segurança e rastreabilidade dos processos, do pré ao pós analítico.

Preparamos este conteúdo especial para mostrar o quanto um sistema oferece condições de melhorar os processos em centros de medicina diagnóstica. Continue acompanhando para aprender mais sobre o assunto!

clique para solicitar contato

Por que é necessária a especialização de um sistema de informação para laboratórios?

O cenário hoje é de alta concorrência entre laboratórios. Entre os principais fatores que são avaliados na escolha dos pacientes estão a qualidade, agilidade e a experiência oferecida.

Laboratórios com softwares pouco funcionais não conseguem atender a essas exigências. O resultado são um atendimento moroso, retrabalho e uma gestão mal organizada. Além disso, internamente, o estabelecimento conta com inconsistências em processos, o que se reflete nos resultados e afeta negativamente o paciente.

Nesse contexto, o Shift LIS é uma ótima solução para esses obstáculos, pois ele é um software para laboratório desenvolvido tendo em conta a especificidade do segmento, com um workflow de atendimento inteligente, desde a chegada do paciente até a disponibilização de resultados. Além do ganho de eficiência operacional, o Shift LIS promove a efetividade e a qualidade dos procedimentos.

Por que investir no sistema de gestão laboratorial Shift LIS?

O sistema Shift LIS proporciona diversos benefícios para a gestão laboratorial. Acompanhe as vantagens da automação laboratorial para o seu negócio a seguir!

Aumento de produtividade

Em laboratórios com tecnologia pouco avançada, é comum haver dificuldade em manter a agilidade do atendimento, por falta de integração com outros operadores. Assim, fica impossível fazer a gestão da fila e organizar o fluxo de atendimento, o que resulta em erros cadastrais que tornam o serviço mais lento e podem até gerar glosas.

Com o Shift LIS, esse cenário é otimizado, porque o foco do sistema é proporcionar integração e inteligência de processos. A solução orienta todo o fluxo de trabalho e possibilita aumentar a produtividade, além de reduzir o tempo de entrega de resultados e contribuir para a automatização de processos manuais.

Melhora da gestão laboratorial

Quando as informações são muito descentralizadas e faltam dados precisos sobre o negócio, há uma grande dificuldade em fazer análises e tomar decisões. Além de ter que lidar com várias planilhas, torna-se difícil integrar a informação e realmente extrair insights valiosos a partir dela.

Com o Shift LIS, a gestão já começa no pré-atendimento. O sistema oferece suporte à gestão laboratorial, com a transformação dos dados gerados em indicadores de performance e de qualidade. Dessa forma, esses indicadores de desempenho laboratorial fornecem suporte para avaliações e tomadas de decisão, trazendo inteligência estratégica para o estabelecimento.

Qualidade e conformidade com as acreditações

O Shift LIS está em conformidade com os principais programas de acreditação no setor de medicina diagnóstica, como DIQC, ISO, ONA e PALC, contribuindo para que o seu laboratório esteja em alinhamento com as melhores práticas do mercado.

A solução conta com parâmetros que auxiliam no controle de qualidade, proporcionando a rastreabilidade das amostras e zelando pela segurança dos pacientes e do resultado que eles terão, além de ajudar na gestão de risco.

Otimização dos investimentos

Um sistema pouco funcional traz muitos obstáculos para a rotina laboratorial, o que aumenta os custos da organização. Por exemplo, é necessário ter um quadro de funcionários, especialmente na recepção, muito grande, pois o software não contribui para a produtividade no atendimento.

Além disso, é comum que nesse setor a rotatividade seja alta, o que exige constantes esforços em contratar, treinar e tentar reter funcionários. As glosas também geram um impacto relevante no orçamento, o que é reforçado pela constante pressão por preço por parte das operadoras.

Nesse contexto, diante da grande preocupação em diminuir custos e gerenciar o capital do laboratório de forma inteligente, o Shift LIS proporciona inteligência para o gerenciamento em todos os processos e evita a necessidade de ter quadros de funcionários muito grandes. Os erros cadastrais e desencontros de informação, fontes comuns de glosas, são reduzidos drasticamente na rotina laboratorial, colaborando com a otimização dos custos da organização.

Mobilidade e empoderamento para o paciente

O sistema Shift LIS se comunica com o aplicativo Onlife, utilizado para a interação com o paciente. O Shift LIS conta com funcionalidades como histórico de exames, laudos evolutivos, resultados online e comunicações automatizadas, que são um verdadeiro diferencial competitivo. O resultado disso é o empoderamento do usuário e o oferecimento de uma melhor experiência do paciente no relacionamento com o laboratório.

Otimização do fluxo de trabalho e da gestão laboratorial

Um sistema que não oferece suporte a processos de controle administrativo (como estoque, compras e financeiro) resulta no uso de muitas planilhas e em uma grande dispersão da informação. Com a falta de inteligência de um sistema para ajudar na gestão do laboratório, há uma grande perda de eficiência e muito investimento em atividades operacionais que poderiam ser simplificadas.

O Shift LIS proporciona capilaridade, velocidade e desempenho, criando condições para a integração das variáveis e para facilitar o fluxo de informação no laboratório. Assim, é possível alcançar melhores resultados.

A Shift é uma empresa experiente, com mais de 27 anos de mercado. Nossas equipes são bastante especializadas no segmento, pois nossos desenvolvedores e consultores são formados também nas áreas da saúde, como biomedicina, bioquímica e farmácia.

A gestão laboratorial pode ser otimizada com o apoio de um sistema de informação integrado, funcional e versátil. Nossa solução Shift LIS proporciona melhoria no fluxo de trabalho, otimização e facilidade para os processos, além de integrar diversas variáveis do laboratório, fornecendo melhores condições para o aumento da qualidade e o ganho de escalabilidade.

Gostou de aprender com nosso artigo? Aproveite e entre em contato com a Shift!


imagem

Artigos relacionados

Planejamento estratégico em medicina diagnóstica

A importância do planejamento estratégico nos centros de medicina diagnóstica: saiba como otimizar recursos, melhorar a qualidade dos serviços, antecipar tendências do mercado e promover o crescimento sustentável.

Tecnologia em medicina diagnóstica: uma grande aliada na estratégia do setor

Descubra como a tecnologia está revolucionando a estratégia dos centros de medicina diagnóstica com eficiência, segurança e inovação.

Controle de Qualidade Interno no contexto da RDC 786/23

O Controle de Qualidade Interno (CQI) desempenha um papel importante no dia a dia de um laboratório. Ele é uma peça-chave para garantir a confiabilidade e precisão dos resultados analíticos e possibilita o monitoramento contínuo do desempenho dos métodos laboratoriais. Normas de acreditação, como a PALC e, mais recentemente, a nova RDC 786/2023, demandam implementar […]

imagem

Destaques

Planejamento estratégico em medicina diagnóstica

Tecnologia em medicina diagnóstica: uma grande aliada na estratégia do setor

Anatomia Patológica: Rastreabilidade e Controle de Amostras Otimizados no Laboratório Ruth Brazão

imagem

Assine a nossa newsletter?

Quer ficar por dentro das novidades sobre soluções em tecnologia para saúde? Cadastre-se na News da Shift e atualize-se periodicamente na caixa de entrada do seu e-mail.

Acompanhe a Shift nas redes sociais!