• 23 de Abril de 2020

 

Toda empresa que deseja otimizar seus processos deve contar com ferramentas que auxiliem nessa tarefa. Na gestão estratégica do laboratório, isso também é muito importante e, para que essa missão seja mais efetiva, recomenda-se a adoção da metodologia Lean Manufacturing.

Em português, Lean Manufacturing pode ser entendido como manufatura enxuta. Ou seja, o processo de realizar etapas produtivas com o mínimo de desperdícios. O conceito foi desenvolvido pela Toyota com o intuito de produzir seus veículos com foco na utilização mais eficiente de recursos.

Sua formulação integra outras metodologias e, dessa forma, transforma o que antes servia apenas aos projetos de carros em um instrumento adaptado para diversos outros segmentos, incluindo a área de saúde e laboratórios de análises clínicas. Explicaremos a seguir como a metodologia LEAN pode ser útil para os laboratórios!

Como a metodologia LEAN pode ser aplicada em laboratórios?

A principal função dessa metodologia é otimizar processos e dessa forma promover a maximização dos resultados financeiros e a manutenção da qualidade dos serviços e produtos, ao passo que se garante a satisfação dos clientes. Mas, de que forma o método LEAN pode auxiliar na produtividade dos laboratórios?

Esse sistema pode ser adaptado aos laboratórios com a finalidade de aumentar a produtividade e reduzir ineficiências.

Do ponto de vista prático, o LEAN pode ser usada para melhorar o fluxo de pacientes no cadastro inicial, para melhorar o layout físico do laboratório, ou para reduzir o uso desnecessário de insumos nos processos do laboratório. A metodologia também serve para fomentar a mentalidade de melhoria de processos nos colaboradores da linha de frente, garantindo assim um modelo de PDCA nas operações da empresa.

Assim, torna-se possível melhorar gradativamente os resultados do Laboratório à medida que os gestores conseguem avaliar os benefícios alcançados com o decurso do tempo. Os clientes que usufruem do trabalho feito por meio dessa metodologia estratégica percebem nitidamente a evolução obtida. Em muitos casos, essa percepção é ainda mais forte na clientela do que nos próprios prestadores do serviço.

Quais são seus benefícios no processo de gestão?

Vejamos, a seguir, como o sistema LEAN é capaz de modificar o ambiente laboratorial ao ser aplicado na prática.

Reduz custos

Essa é uma das suas grandes vantagens. Ao otimizar os processos do laboratório como um todo, a metodologia LEAN permite que eles se tornem mais eficientes e ágeis. O resultado disso é o aumento significativo da produtividade dos colaboradores.

O efeito direto é a eliminação de gargalos em todas as etapas do atendimento laboratorial, gerando economia de recursos e insumos, o que impacta fortemente nos resultados da organização. Além disso, a metodologia LEAN ajuda a identificar e diminuir desperdícios, mantendo a equipe mais enxuta e com o mesmo nível de eficiência.

Evita o retrabalho

O retrabalho é sempre um problema sério que gera desperdícios em todas as etapas do atendimento laboratorial. Ao adotar a metodologia LEAN, o laboratório reduz ao máximo o risco de retrabalho e passa a evitar a repetição de erros como informações incompletas, desnecessárias ou incorretas. Isso permite transformar a rotina em algo muito mais produtivo em sua totalidade.

Por exemplo, é comum termos retrabalho com informações erradas ou incompletas nos processos administrativos dos laboratórios e isso pode impactar nos clientes gerando assim grande insatisfação. Por isso a adoção do LEAN é um passo estratégico para muitos laboratórios.

Otimiza os processos

Ao implementar o método LEAN, seu laboratório padroniza as atividades e permite que todos os colaboradores realizem os procedimentos da mesma forma, com revisões periódicas feitas pelo próprio sistema. Isso aumenta consideravelmente a qualidade dos serviços prestados, além de manter a agilidade e a adequação às necessidades de quem precisa dos serviços de saúde.

É importante ressaltar que a rapidez aliada à manutenção da qualidade dos serviços é um dos principais desafios enfrentados pelos laboratórios. A metodologia LEAN ajuda a melhorar a eficiência operacional da empresa ao simplificar processos, reduzir filas de espera e entregar resultados com mais rapidez. Por outro lado, a implantação do LEAN necessita de um framework robusto de sistemas de Tecnologia da Informação para funcionar da melhor forma.

Nesse sentido, o papel da tecnologia é vital para auxiliar no trabalho de gestão laboratorial e no controle dos processos.  A Shift é especializada em soluções que garantem segurança e eficiência, desde a chegada do paciente à recepção até o recebimento do resultado dos exames.

Seu método conta com uma administração pautada na garantia de um gerenciamento e um acompanhamento do fluxo laboratorial, mantendo o controle das diversas áreas envolvidas. Ajuda na coleta do material e na identificação das amostras, bem como na rastreabilidade e no interfaceamento de equipamentos integrados ao controle da qualidade analítica.

Garanta uma gestão estratégica do laboratório por meio de uma solução capaz de administrar várias empresas em um único sistema, promovendo trocas de informações seguras entre sistemas de múltiplos laboratórios de apoio, operadoras, hospitais e outros.

Se o seu laboratório está em busca de um modelo mais moderno e tecnológico para melhorar seus processos, conte com as nossas soluções. Entre em contato e saiba mais detalhes!


imagem

Artigos relacionados

Controle de Qualidade Interno no contexto da RDC 786/23

O Controle de Qualidade Interno (CQI) desempenha um papel importante no dia a dia de um laboratório. Ele é uma peça-chave para garantir a confiabilidade e precisão dos resultados analíticos e possibilita o monitoramento contínuo do desempenho dos métodos laboratoriais. Normas de acreditação, como a PALC e, mais recentemente, a nova RDC 786/2023, demandam implementar […]

Gestão de riscos em laboratórios e a RDC 786/23

Neste conteúdo, vamos falar sobre gestão de riscos em laboratórios de Análises Clínicas sob o olhar da RDC 786/23, refletindo sobre planos de contingência, monitoramento de indicadores e muito mais! Continue a leitura para ficar por dentro do tema. Em primeiro lugar, vamos parar para imaginar quantas transformações aconteceram em um intervalo de 18 anos […]

RDC 786/23 e Gestão de Indicadores

Descubra o impacto da RDC 786/23 na gestão de indicadores de desempenho. Veja também como um correto acompanhamento desses indicadores pode te ajudar a melhorar os resultados do seu negócio. A RDC 786/23 trouxe consigo vários pontos que passaram a exigir, além de adequações de processos, também o cumprimento de algumas exigências por parte dos […]

imagem

Destaques

Business Intelligence apoia melhorias em indicadores de desempenho no Lacmar

Controle de Qualidade Interno no contexto da RDC 786/23

Índice de adesão à RDC 786/23 cresce após consultoria da Shift

imagem

Assine a nossa newsletter?

Quer ficar por dentro das novidades sobre soluções em tecnologia para saúde? Cadastre-se na News da Shift e atualize-se periodicamente na caixa de entrada do seu e-mail.

Acompanhe a Shift nas redes sociais!