• 24 de Março de 2020

Novos tempos exigem mudanças nos perfis dos negócios nas mais diferentes áreas. E, na medicina diagnóstica, não é diferente. Fatos como a transformação digital, a mudança no perfil do paciente e novas necessidades geram oportunidades para que os laboratórios possam expandir suas atividades e se tornar centros de diagnóstico.

Mas como isso ocorre? Quais são os fatores que estão influenciando esse cenário? Quais são os benefícios da evolução para centros de diagnóstico? Todas essas questões precisam ser dominadas pelos gestores, a fim de realizar um processo eficiente de atendimento ao paciente com serviço ágil, com qualidade e segurança.

Continue lendo e tire suas dúvidas sobre o tema!

Quais fatores estão conduzindo essa evolução?

Veja os principais pontos que levam a essa evolução de laboratórios para centros de diagnóstico.

Mudança no perfil do consumidor

Rotinas corridas, necessidade de otimização de tempo, praticidade e o anseio de resolver todas as pendências em um mesmo lugar são algumas das mudanças no perfil do consumidor atual.

Diante disso, surgem os centros de diagnóstico, que permitem aos pacientes resolver tudo o que precisam na área de medicina diagnóstica em um mesmo ambiente, com maior agilidade.

Ampliação dos serviços prestados na área de medicina diagnóstica

Enquanto os laboratórios costumam ser limitados ao que concerne a análise diagnóstica, os centros de diagnóstico reúnem uma série de serviços complementares. Além disso, a ampliação dos serviços oferecidos faz com que se tenha uma demanda por locais integrados de atendimento diagnóstico ao paciente.

Praticidade e agilidade no atendimento

Tanto para o paciente quanto para os médicos, ter uma centralização na prestação do serviço de diagnóstico é fundamental para agilizar os processos, ter uma maior precisão e padronização nos resultados obtidos, e conseguir reduzir o tempo de espera para um laudo preciso sobre o problema do paciente. Isso possibilita uma fidelização a longo prazo.

Quais são os principais atendimentos realizados nos centros de diagnóstico?

Para entender como fazer a expansão adequadamente, é fundamental saber quais são os principais tipos de procedimentos realizados. São eles:

  • exames de imagem;
  • exames clínicos;
  • exames radiológicos;
  • anatomia patológica;
  • vacinas.

Quais são os benefícios da expansão para centros de diagnóstico?

O cenário atual é favorável para o mercado de medicina diagnóstica (estamos falando de uma área que movimenta mais de R$ 25 bilhões por ano). Nesse contexto, a expansão para centros de diagnóstico aporta diversos benefícios. Veja os principais a seguir.

Oferece um serviço mais completo para o cliente

Um centro de diagnóstico proporciona uma experiência completa, de forma que o paciente poderá fazer boa parte dos seus procedimentos relacionados à área em um mesmo lugar.

Isso é fundamental em um momento no qual o público deseja ter maior praticidade para resolver suas questões, e busca um atendimento humanizado.

Diversifica a receita

Outro benefício interessante da expansão de laboratório para centro de diagnóstico é a oportunidade de diversificar a receita. Com isso, diminuem as chances de problemas que possam gerar prejuízos a médio e longo prazo.

O negócio consegue aumentar sua rentabilidade ao oferecer uma variedade de serviços para públicos distintos, além de ter uma forma de aumentar o ticket médio dos usuários que transitam pelos diferentes serviços.

Aumenta o fluxo de pacientes

Diante da praticidade proporcionada ao cliente final, a mudança faz com que um número maior de pessoas frequente o seu centro de diagnóstico.

O aumento ocorre tanto pela inserção de novos serviços, o que chama a atenção das pessoas que necessitam desses procedimentos, quanto pela aquisição de uma nova clientela, que antes se dirigia a outros centros, uma vez que não contavam com a opção de realizar todos os procedimentos em um único estabelecimento.

Contribui para o diferencial competitivo no mercado

Por meio dos benefícios que citamos acima, seu centro de diagnóstico consegue se destacar no mercado através de seus serviços integrados; e essa situação gera um grande diferencial competitivo.

No entanto, para que o seu estabelecimento opere adequadamente, a expansão precisa ser bem realizada. Caso contrário, esse diferencial não se evidencia na prática.

Torna a empresa referência no mercado

Com a adesão de bons profissionais e o uso das tecnologias adequadas, o seu centro de diagnóstico pode se tornar referência na área, se posicionando como a opção preferida dos seus pacientes. Além disso, esse reconhecimento gerará recomendações de profissionais da área de medicina de sua região.

Potencia a inteligência de dados

A grande quantidade de informações que é gerada continuamente e que compõe as operações e toda a estrutura e o planejamento de uma organização é considerada um verdadeiro ativo e tem posição de destaque diante do mercado empresarial. Assim, ao atender os vários segmentos da medicina diagnóstica, o laboratório passa a gerar um volume ainda maior de dados de operação e pacientes. Isso permitirá viabilizar o pleno desenvolvimento das atividades, otimizar a rotina laboratorial, potencializar a tomada de decisões inteligentes, oferecer uma experiência positiva ao paciente

Como conseguir maior sucesso ao realizar a expansão para centro de diagnóstico?

Toda expansão de um negócio necessita ser bem pensada e planejada para que possa continuar suprindo as necessidades do seu cliente a longo prazo, sem haver queda na qualidade dos serviços. Contar com a tecnologia também é fundamental para obter maior sucesso ao longo do tempo.

As soluções disponíveis para o mercado de medicina diagnóstica permitem que os gestores consigam ter um melhor e mais integrado gerenciamento dos serviços prestados, dos pacientes e das finanças do centro. Essas ferramentas e as informações geradas por elas oferecem subsídios para melhores tomadas de decisão.

Os resultados podem se tornar mais positivos ainda quando pensamos em uma plataforma única de gestão, que permita a cada uma das lideranças acompanhar os serviços realizados com eficiência e agilidade em um mesmo lugar. Com isso, os processos se tornam mais ágeis, rastreáveis e eficientes, apresentando menor taxa de erro. Além disso, é possível prestar um melhor serviço para o paciente, facilitando a sua vida e oferecendo uma melhor experiência.

Algumas funções presentes em uma plataforma única, com a Shift proporciona, e que podem auxiliar no processo são:

  • Sistema de Informação Laboratorial (LIS);
  • Sistema de Informação de Radiologia (RIS);
  • ferramentas de Business Intelligence;
  • Aplicativo para o paciente;
  • sistema de gestão administrativa completo;
  • gestão de atendimento ao paciente;
  • Módulos de vacinas, anatomia patológica, microbiologia, entre outros.

Saber como realizar uma expansão para centros de diagnóstico é fundamental para ter melhores resultados no processo. Essa evolução transforma o investimento em retorno real, o que permite que seu estabelecimento conquiste uma melhor reputação em sua região.

Quer mais dicas interessantes para melhorar a gestão do seu centro na área de medicina diagnóstica? Curta nossa página no Facebook e confira nossos conteúdos imperdíveis!


imagem

Artigos relacionados

Planejamento estratégico em medicina diagnóstica

A importância do planejamento estratégico nos centros de medicina diagnóstica: saiba como otimizar recursos, melhorar a qualidade dos serviços, antecipar tendências do mercado e promover o crescimento sustentável.

Tecnologia em medicina diagnóstica: uma grande aliada na estratégia do setor

Descubra como a tecnologia está revolucionando a estratégia dos centros de medicina diagnóstica com eficiência, segurança e inovação.

Controle de Qualidade Interno no contexto da RDC 786/23

O Controle de Qualidade Interno (CQI) desempenha um papel importante no dia a dia de um laboratório. Ele é uma peça-chave para garantir a confiabilidade e precisão dos resultados analíticos e possibilita o monitoramento contínuo do desempenho dos métodos laboratoriais. Normas de acreditação, como a PALC e, mais recentemente, a nova RDC 786/2023, demandam implementar […]

imagem

Destaques

Planejamento estratégico em medicina diagnóstica

Tecnologia em medicina diagnóstica: uma grande aliada na estratégia do setor

Anatomia Patológica: Rastreabilidade e Controle de Amostras Otimizados no Laboratório Ruth Brazão

imagem

Assine a nossa newsletter?

Quer ficar por dentro das novidades sobre soluções em tecnologia para saúde? Cadastre-se na News da Shift e atualize-se periodicamente na caixa de entrada do seu e-mail.

Acompanhe a Shift nas redes sociais!