• 27 de Agosto de 2020

 

Mediante a concorrência no mercado, a gestão precisa dar prioridade a estratégias que simbolizam o crescimento e o fortalecimento da marca. Nessa perspectiva, também é necessário treinar funcionários e investir em capacitação profissional no laboratório para tornar a sua equipe hábil para atingir as metas propostas.

Diante disso, vamos abordar a importância de ter uma equipe bem treinada e capacitada no laboratório e quanto essa ação impacta a eficiência do atendimento e a garantia da qualidade dos serviços prestados. Confira, ainda, as razões que motivam a gestão a fazer investimentos na capacitação profissional dos funcionários do laboratório. Boa leitura!

Qual a importância de ter uma equipe bem treinada?

O modo como a sua equipe de colaboradores se sente reflete diretamente no interesse deles em atingir as metas propostas pela gestão. Tendo isso em vista, é necessário desenvolver habilidades mais adequadas à missão de seu laboratório. Por isso, convém investir no seu capital humano e priorizar valores como a capacidade crítica e o potencial necessário à superação dos desafios.

Com um treinamento eficiente, a liderança pode descobrir novos talentos e reestruturar o time de acordo com as novas habilidades aprendidas. Por meio da capacitação profissional, é possível alocar funcionários para outros setores que necessitam de apoio para melhorar a produtividade.

Colaboradores qualificados tornam-se mais motivados a fazer mais e melhor pela sua empresa. Equipes que atuam em laboratórios que priorizam treinamentos periódicos — e apostam na capacitação profissional e nas ferramentas tecnológicas — têm um perfil diferenciado. O time se torna mais integrado, eficiente no atendimento e tem mais facilidade para superar desafios.

Por que investir em capacitação profissional?

Enumeramos os maiores benefícios que a sua equipe pode desfrutar com um treinamento eficiente. Veja quais são!

Melhora da produtividade

Funcionários bem treinados se tornam mais engajados com a missão da empresa. Vale destacar que a capacitação profissional é um importante diferencial para evitar a rotatividade em sua empresa e elevar a produtividade, aspecto que influencia consideravelmente os resultados.

Aumento na qualidade dos procedimentos

O fortalecimento de habilidades necessárias à melhoria na qualidade dos serviços depende de treinamento constante. Isso torna a capacitação profissional a chave para despertar o senso de compromisso e de responsabilidade corporativa. Ao atingir esse patamar, sua equipe terá o perfil exigido para gerar resultados mais favoráveis à expectativa dos pacientes e aos planos da gestão.

Engajamento dos colaboradores

Colaboradores treinados se tornam mais leais aos objetivos e à missão da empresa. A motivação caminha ao lado do sentimento de gratidão, promove a lealdade e o engajamento necessário ao crescimento mútuo. Quando a gestão oferece mais que remuneração e benefícios e prioriza conhecimento e oportunidades, o impacto na produtividade é notório.

Adequação às inovações tecnológicas

Oferecer treinamento e capacitação para a sua equipe reflete diretamente na produtividade do laboratório. No entanto, é impossível alcançar essa meta sem investir em ferramentas tecnológicas voltadas para essa finalidade.

Percebe-se, por fim, que a capacitação profissional é o caminho para tornar seu laboratório mais competitivo, e contar com parceiros que atuam com uma frente de gestão de conhecimento é um facilitador para essa jornada de aprendizagem. É o caso da Academia Shift, cujo foco é disseminar o conhecimento como fonte estratégica de gestão de conhecimento. Com isso, o potencial de usabilidade das soluções é atingido de maneira eficaz.

A Academia Shift ainda tem conteúdos educativos e treinamentos em sua plataforma, o que permite a expansão de habilidades e a aprendizagem contínuas. Entre os formatos, estão:

  • manuais;
  • documentação técnica das soluções;
  • trilhas de aprendizagem;
  • plano de treinamento;
  • avaliação de conhecimento.

Gostou deste artigo? Acompanhe-nos pelo LinkedIn e confira nossos conteúdos exclusivos sobre gestão de laboratórios!


imagem

Artigos relacionados

Controle de Qualidade Interno no contexto da RDC 786/23

O Controle de Qualidade Interno (CQI) desempenha um papel importante no dia a dia de um laboratório. Ele é uma peça-chave para garantir a confiabilidade e precisão dos resultados analíticos e possibilita o monitoramento contínuo do desempenho dos métodos laboratoriais. Normas de acreditação, como a PALC e, mais recentemente, a nova RDC 786/2023, demandam implementar […]

Gestão de riscos em laboratórios e a RDC 786/23

Neste conteúdo, vamos falar sobre gestão de riscos em laboratórios de Análises Clínicas sob o olhar da RDC 786/23, refletindo sobre planos de contingência, monitoramento de indicadores e muito mais! Continue a leitura para ficar por dentro do tema. Em primeiro lugar, vamos parar para imaginar quantas transformações aconteceram em um intervalo de 18 anos […]

RDC 786/23 e Gestão de Indicadores

Descubra o impacto da RDC 786/23 na gestão de indicadores de desempenho. Veja também como um correto acompanhamento desses indicadores pode te ajudar a melhorar os resultados do seu negócio. A RDC 786/23 trouxe consigo vários pontos que passaram a exigir, além de adequações de processos, também o cumprimento de algumas exigências por parte dos […]

imagem

Destaques

Business Intelligence apoia melhorias em indicadores de desempenho no Lacmar

Controle de Qualidade Interno no contexto da RDC 786/23

Índice de adesão à RDC 786/23 cresce após consultoria da Shift

imagem

Assine a nossa newsletter?

Quer ficar por dentro das novidades sobre soluções em tecnologia para saúde? Cadastre-se na News da Shift e atualize-se periodicamente na caixa de entrada do seu e-mail.

Acompanhe a Shift nas redes sociais!