• 27 de Agosto de 2020

 

Não há como negar que, como a anatomia patológica trabalha com exames determinantes para o tratamento e segurança do paciente, os procedimentos dentro do laboratório devem ser realizados do modo ágil, seguro e preciso.

Quando se fala em tecnologia para o segmento de anatomia patológica, um dos setores com mais atividades manuais no laboratório e com alta complexidade de análise e segurança de processos, a automatização da operação, incluindo regras de atendimento e faturamento, é o que irá otimizar o tempo e gerar maior produtividade do fluxo de trabalho.

Para que isso seja possível, atualmente, cada vez mais laboratórios vêm investindo em sistemas de gerenciamento, a fim de automatizar processos relacionados ao diagnóstico do paciente e entregar resultados com alta qualidade e de maneira mais rápida.

A seguir, mostramos por que um sistema de gestão pode elevar padrões de do setor de anatomia patológica. Acompanhe!

[rock-convert-cta id=”3063″]

Como um sistema de gestão pode ajudar um laboratório de anatomia patológica?

Investir em tecnologia é a melhor estratégia para aumentar a visibilidade de um negócio no contexto da Transformação Digital. Uma boa gestão laboratorial depende de um software eficiente para otimizar os processos, automatizar tarefas, proteger dados e evitar desperdícios.

É possível contar com a rastreabilidade de blocos, lâminas, laudos em todas as etapas. A automatização através de um sistema de gestão também facilita a construção de laudos ao apresentar recursos que contribuem para uma análise mais aprofundada. Além disso, é possível gerenciar o armazenamento e descarte de materiais, por exemplo.

A seguir, conheça os principais benefícios da adoção de um sistema de gestão especializado no segmento de anatomia patológica.

Otimiza os processos

Laboratórios que não investem em um sistema de gestão, normalmente, contam com mais de um software para gerenciar as rotinas e fluxo de trabalho, bem como têm dificuldade em eliminar tarefas manuais.

Um sistema de gestão é capaz de gerir todas os processos e setores do laboratório em uma plataforma única de tecnologia e contam com total rastreabilidade de informações, do pré ao pós-analítico. No setor de anatomia patológica, a partir de um sistema de informação, é possível fazer o controle total de exames citopatológicos e histopatológicos, realizar análises histoquímicas, checar resultados individuais, rastrear laudos, entre outros procedimentos.

Diminui as chances de erros

Processos realizados manualmente não apenas diminuem a agilidade e a produtividade, como também estão mais sujeitos a erros. Por essa razão, cada vez mais os segmentos da área da saúde têm adotado o uso de softwares.

Geralmente, laboratórios de anatomia patológica têm uma demanda alta e exigente. Qualquer erro pode gerar consequências muito além do retrabalho e da perda de capital: pode colocar a segurança do paciente em risco.

Errar um diagnostico por causa da má gestão dos resultados dos pacientes, por exemplo, é um erro grave que pode levá-lo a iniciar o tratamento de uma doença que ele não tem. Em 2015, a 7ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), condenou um laboratório de anatomia patológica a pagar uma multa de 30 mil por diagnosticar erroneamente um paciente com Linfoma não Hodkin Folicular de Pequenas Células, quando na verdade o resultado verdadeiro era Linfoma de Células de Manto.

O investimento em métodos automatizados e otimizados auxilia os médicos, tornando os diagnósticos mais rápidos e precisos. Comparada ao trabalho manual, a automatização ajuda profissionais a entregarem exames com taxas de erros menores, já que eles estão menos propensos às falhas humanas.

Centraliza informações

Para ter uma rotina ágil e organizada em um laboratório de anatomia patológica, é necessário ter todas as informações centralizadas e categorizadas em um único lugar.

Caso contrário, muitas informações podem ser perdidas ou duplicadas, prejudicando o trabalho dos colaboradores e os próprios pacientes.

Além da segurança da informação, a centralização de dados em um sistema de gestão virtual é uma estratégia para reduzir o uso de espaço físico que seria necessário para armazenar informações impressas.

Reduz tempo e recursos

A adoção de novas tecnologias sempre leva à economia de tempo e recursos. Ao investir em soluções automatizadas, os processos passam a funcionar com mais agilidade, tornando a rotina interna mais produtiva.

Sistemas automatizados diminuem a necessidade de vários colaboradores participando da coleta de dados e entrega de resultados, o que também economiza recursos do negócio.

Maior satisfação do paciente

De certa forma, a maior satisfação do paciente é uma consequência dos outros benefícios que citamos ao longo do texto.

Como falamos, ao investir em um sistema de gerenciamento eficiente, o laboratório de anatomia patológica é capaz de otimizar processos, evitar erros, centralizar informações e diminuir recursos e a carga horária de trabalho: tudo isso impacta na experiência do cliente, pois seus laudos serão liberados com mais agilidade pelo laboratório e ele poderá seguir com o tratamento.

Assim como qualquer outro negócio, o cliente é o centro de tudo. Portanto, investir em uma tecnologia para aumentar a velocidade de entrega de diagnósticos deve ser uma prioridade para gestores com o objetivo de superar a concorrência.

Qual a importância da integração de ferramentas e do auxílio de outras metodologias?

Com o sistema de gestão, também é importante a integração de ferramentas específicas para o setor de anatomia patológica e o auxílio de metodologias específicas para aumentar a performance laboratorial.

Além da tecnologia, os gestores devem contar com métodos eficazes e padronizados para aumentar o desempenho do sistema de gestão. Uma metodologia bastante utilizada é o mapeamento dos processos — armazenamento, manipulação, exames diagnósticos, emissão de laudos, entre outros procedimentos.

Outro método bastante eficaz na anatomia patológica é a metodologia Lean, que tem como princípio a redução de desperdícios e a otimização dos custos. Quando feita da maneira adequada, a Lean é capaz de aumentar a qualidade e a segurança dos processos, melhorar o laboratório constantemente e diminuir o tempo de resposta.

Como vimos, o sistema de gestão é uma solução fundamental para aumentar a performance e se destacar no ramo laboratorial. Laboratórios de anatomia patológica exigem otimização, agilidade e precisão para manter os pacientes em segurança, sendo necessário contar com o apoio tecnológico e equipamentos integrados.

Agora que você sabe a importância da adoção de um sistema de gestão, entenda melhor sobre os benefícios da expansão de laboratórios para centros de diagnósticos!


imagem

Artigos relacionados

Controle de Qualidade Interno no contexto da RDC 786/23

O Controle de Qualidade Interno (CQI) desempenha um papel importante no dia a dia de um laboratório. Ele é uma peça-chave para garantir a confiabilidade e precisão dos resultados analíticos e possibilita o monitoramento contínuo do desempenho dos métodos laboratoriais. Normas de acreditação, como a PALC e, mais recentemente, a nova RDC 786/2023, demandam implementar […]

Gestão de riscos em laboratórios e a RDC 786/23

Neste conteúdo, vamos falar sobre gestão de riscos em laboratórios de Análises Clínicas sob o olhar da RDC 786/23, refletindo sobre planos de contingência, monitoramento de indicadores e muito mais! Continue a leitura para ficar por dentro do tema. Em primeiro lugar, vamos parar para imaginar quantas transformações aconteceram em um intervalo de 18 anos […]

RDC 786/23 e Gestão de Indicadores

Descubra o impacto da RDC 786/23 na gestão de indicadores de desempenho. Veja também como um correto acompanhamento desses indicadores pode te ajudar a melhorar os resultados do seu negócio. A RDC 786/23 trouxe consigo vários pontos que passaram a exigir, além de adequações de processos, também o cumprimento de algumas exigências por parte dos […]

imagem

Destaques

Business Intelligence apoia melhorias em indicadores de desempenho no Lacmar

Controle de Qualidade Interno no contexto da RDC 786/23

Índice de adesão à RDC 786/23 cresce após consultoria da Shift

imagem

Assine a nossa newsletter?

Quer ficar por dentro das novidades sobre soluções em tecnologia para saúde? Cadastre-se na News da Shift e atualize-se periodicamente na caixa de entrada do seu e-mail.

Acompanhe a Shift nas redes sociais!