A importância da gestão financeira em laboratórios

  • 23 de fevereiro de 2022

 

A gestão financeira em laboratórios é uma das grandes responsáveis pela sustentabilidade do negócio, por meio da administração das finanças e da busca pela lucratividade. Sem a atenção necessária nessa esfera, o laboratório fica vulnerável às oscilações de mercado e dificulta sua evolução, sendo de extrema importância o olhar de um especialista e a construção de boas estratégias pensadas a curto, médio e longo prazo.

Afinal, sabemos que as atividades diárias, como coletas e exames de imagem, têm um alto custo no orçamento. Os equipamentos exigem manutenção e o estoque deve ser constantemente abastecido. Além disso, há uma série de outras despesas, como explicaremos adiante.

Dessa maneira, a qualidade da gestão é indispensável, sendo inclusive uma questão de responsabilidade com os pacientes. Para entender o que compõe esse trabalho e conferir dicas para executá-lo, continue a leitura.

O que envolve a gestão financeira em laboratórios de análises clínicas?

O gerenciamento do laboratório, de um modo geral, envolve desde a parte estratégica, como planejamento e organização de funções, até as ações táticas e regulatórias, que colocam os planos em prática e mantêm o negócio de acordo com a legislação.

Cada setor tem as suas particularidades em relação à gestão, inclusive a financeira, mas é necessário entender que os setores estão interligados entre si e devem construir uma boa rede de comunicação para um fluxo de trabalho mais eficiente

A gestão financeira, nesse sentido, está atrelada a todas as funções e áreas do laboratório. É a base para um bom desempenho no mercado, pois permite que o negócio funcione adequadamente, de acordo com seus objetivos. Se ela não é eficaz, o laboratório não tem recursos para alcançar suas metas, investir no que é necessário e lidar com os desafios.

Esse trabalho se tornou ainda mais importante atualmente, com as demandas originadas durante a pandemia. Os serviços de saúde passaram por alterações bruscas e repentinas, com novos testes a aplicar e novas formas de atender ao público. Para se adequar às mudanças e se manter atualizado, um bom gerenciamento faz toda a diferença, o que também necessita uma visão completa da gestão financeira do laboratório.

Na prática, as funções dessa gestão envolvem o registro das movimentações, as análises financeiras e o controle do orçamento, por exemplo. Os gestores devem se manter atentos à área da saúde, especificamente nas análises clínicas, conhecendo suas especificidades e ajudando, assim, a encontrar caminhos rentáveis.

Como otimizar a gestão financeira do laboratório?

Com as explicações dadas acima, já foi possível entender que a gestão financeira envolve muitos detalhes e conhecimentos profundos sobre o laboratório, abarcando questões gerais do mercado e particularidades do negócio. É possível, porém, citar algumas dicas para otimizar esse trabalho. Confira a seguir algumas delas:

Compreenda todas as movimentações financeiras

A gestão financeira deve estar ciente de todas as entradas e saídas no laboratório, incluindo receitas e despesas fixas e variáveis. No caso dos custos, podemos citar, por exemplo:

  • contas de água, luz e internet;
  • manutenção de equipamentos;
  • limpeza do ambiente;
  • equipamentos de proteção (como máscaras e luvas);
  • movimentações bancárias com sócios;
  • folhas de pagamento;
  • reposição de estoque.

Já no caso das receitas, temos:

  • entradas dos planos de saúde;
  • pagamentos de exames particulares.

Considere os detalhes de todas as movimentações, como a data e a frequência em que são feitas, além dos prazos para cumpri-las. Esse conhecimento é essencial para se organizar e evitar riscos, como ficar com um saldo negativo no caixa.

Avalie a situação atual e perceba se há algum problema, como altas taxas de inadimplência. Em caso afirmativo, busque estratégias junto aos demais gestores para solucionar o fato. O negócio deve se sustentar de uma forma saudável, com equilíbrio e segurança. Esse é um ponto que deve sempre ser levado em conta.

Considere as metas e os objetivos do laboratório

A gestão deve estar alinhada à realidade atual do laboratório, mas também aos seus objetivos de curto e longo prazo. As metas devem ser sustentáveis, sendo possível atingi-las sempre mantendo a saúde financeira. Planeje o orçamento de acordo com os pontos mencionados acima, a situação do mercado e o que o negócio pretende alcançar, com uma visão realista e estratégica.

O gestor deve se manter constantemente atualizado, trabalhando com previsões de acordo com as tendências e o cenário econômico, por exemplo. Para além disso, é importante lembrar que imprevistos sempre podem ocorrer, então parte das finanças deve ser resguardada para a segurança do negócio.

Leve tudo isso em conta e trace metas para os custos e o faturamento. Com essas informações, será mais fácil organizar o trabalho de uma maneira sustentável e concreta.

Construa boas parcerias

Uma boa relação com os parceiros estratégicos é fundamental para as finanças do laboratório. É preciso encontrar soluções que tenham um bom custo-benefício, tanto para os insumos e equipamentos médicos quanto para os softwares e tecnologias de administração, por exemplo.

Também é importante construir vínculos de confiança e qualidade. As parcerias devem estar alinhadas aos objetivos do laboratório, à sua visão e demandas, oferecendo suporte e sendo um verdadeiro diferencial na sua evolução. Ao criar uma relação de segurança e compromisso, é possível negociar, quando necessário, e encontrar alternativas positivas para ambos os lados.

Escolha um bom software laboratorial

A tecnologia é indispensável para a evolução dos serviços laboratoriais. É um importante diferencial para atrair e fidelizar clientes e para manter uma boa organização e fluxo de trabalho mais assertivo. Com um sistema integrado para laboratórios, você tem uma melhor visão estratégica e maior controle das atividades, evitando retrabalho e despesas desnecessárias.

O uso de um único software para cuidar das finanças também faz toda a diferença. Conte com uma plataforma que permita controlar o fluxo de caixa, as contas a serem pagas e as demais movimentações. Assim, fica mais fácil cruzar os dados, acompanhar indicadores e realizar análises financeiras, promovendo uma gestão mais eficaz.

Essas foram as nossas dicas para a gestão financeira em laboratório. Com base nesses conhecimentos, já é possível criar um olhar mais estratégico e otimizar o seu negócio, compreendendo a importância das finanças e sua relação com todo o trabalho.

O que você achou deste artigo? Não se esqueça de continuar nos acompanhando no LinkedIn!


imagem

Artigos relacionados

Controle de Qualidade Interno no contexto da RDC 786/23

O Controle de Qualidade Interno (CQI) desempenha um papel importante no dia a dia de um laboratório. Ele é uma peça-chave para garantir a confiabilidade e precisão dos resultados analíticos e possibilita o monitoramento contínuo do desempenho dos métodos laboratoriais. Normas de acreditação, como a PALC e, mais recentemente, a nova RDC 786/2023, demandam implementar […]

Gestão de riscos em laboratórios e a RDC 786/23

Neste conteúdo, vamos falar sobre gestão de riscos em laboratórios de Análises Clínicas sob o olhar da RDC 786/23, refletindo sobre planos de contingência, monitoramento de indicadores e muito mais! Continue a leitura para ficar por dentro do tema. Em primeiro lugar, vamos parar para imaginar quantas transformações aconteceram em um intervalo de 18 anos […]

RDC 786/23 e Gestão de Indicadores

Descubra o impacto da RDC 786/23 na gestão de indicadores de desempenho. Veja também como um correto acompanhamento desses indicadores pode te ajudar a melhorar os resultados do seu negócio. A RDC 786/23 trouxe consigo vários pontos que passaram a exigir, além de adequações de processos, também o cumprimento de algumas exigências por parte dos […]

imagem

Destaques

Business Intelligence apoia melhorias em indicadores de desempenho no Lacmar

Controle de Qualidade Interno no contexto da RDC 786/23

Índice de adesão à RDC 786/23 cresce após consultoria da Shift

imagem

Assine a nossa newsletter?

Quer ficar por dentro das novidades sobre soluções em tecnologia para saúde? Cadastre-se na News da Shift e atualize-se periodicamente na caixa de entrada do seu e-mail.

Acompanhe a Shift nas redes sociais!