Gestão Laboratorial: 11 benefícios de um Sistema de Informação

O sistema de informação é uma ferramenta que pode trazer benefícios reais para a gestão laboratorial e crescimento do negócio. A procura por soluções de gerenciamento de processos tem registrado uma evolução positiva, onde cada vez mais as soluções em tecnologia da informação permitem ao laboratório clínico um rápido retorno do investimento e ganhos de produtividade.

Laboratórios que passam a contar com sistemas de informação chegam a registrar, em menos de 12 meses, uma redução média de 20% no tempo de atendimento e incremento em torno de 15% no volume de exames processados por mês, com o mesmo quadro de colaboradores.

Conheça 11 razões que levam laboratórios a investir em sistemas de informação para otimizar a gestão laboratorial:

1. Rastreabilidade de amostras

Através de códigos de barras, desde a emissão da senha ao resultado, cada passo dado pela amostra dentro e fora do laboratório é registrado e monitorizado em sistema.

2. Escalabilidade do negócio

Evolução e crescimento do laboratório através de uma plataforma única de tecnologia em diferentes cenários e áreas técnicas, como atendimento ambulatorial, laboratórios de apoio ou unidades hospitalares.

3. Redução do tempo de entrega de resultados

Liberação de resultados com verificação automatizada que permite a configuração de parâmetros para a liberação de exames, inclusive fazendo correlação entre analíticos.

4. Controle de Estoque

Organização de insumos do laboratório, com cadastro e gerenciamento de datas de vencimento, quantidades, níveis máximos e mínimos.

5. Paperless: diminuição no consumo de papel

Para além da disponibilização de resultados online, o fluxo de trabalho em sistema reduz significativamente o consumo de papel. Na área técnica, por exemplo, o mapa de trabalho é automatizado através de um relatório e na microbiologia, os registros manuais são eliminados.

6. Interoperabilidade

Integrações garantem uma troca segura de informações entre sistemas de hospitais, operadoras, NFE, laboratórios de apoio, entre outros, com rastreabilidade de todo o processo de transmissão das informações.

7. Eficiência operacional: visão global e ganhos de produtividade

Agilidade e automatização de processos orientam o fluxo de trabalho e impactam diretamente na diminuição de erros e retrabalho.

Uma visão global de todos os processos do laboratório permite ainda analisar a performance e conhecer melhor a operação, atuando e antecipando cenários específicos e gargalos de produtividade.

8. Automação integrada ao Controle de Qualidade

Para além de trazer credibilidade aos procedimentos, se reflete na redução de repetições de exames, por exemplo, onde é possível evitar a realização de exames em equipamentos que não estão calibrados ou bloquear resultados fora do desvio padrão.

9. Gestão por Indicadores

Transformação de dados em informações com valor estratégico para o laboratório, com a possibilidade de gestão à vista, monitores de acompanhamento e relatórios em tempo real.

10. Agilidade no atendimento ao cliente

Os sistemas de informação operados em plataformas web proporcionam uma experiência de utilizador mais intuitiva, onde o fluxo de trabalho é orientado por processos bem definidos e cadastro padronizado. A gestão de filas garante agilidade na recepção do laboratório.

11. Fidelização de médicos

Funcionalidades como histórico de exames, laudos evolutivos, alertas por e-mail, consultas de resultados online, entre outras, se tornam diferenciais competitivos dos serviços oferecidos pelos laboratórios, fidelizando médicos e clientes.

Newsletter



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *