• 23 de Abril de 2020

 

O nome social ainda é um termo desconhecido para muitos ainda. No entanto, o assunto tem grande importância e é comentado cada vez mais, inclusive no âmbito da saúde. Para transgêneros, travestis, transexuais e intersexuais, a escolha de um nome é fundamental para a inclusão na sociedade.

Algumas características são usadas na genética para a identificação de um indivíduo, seja masculino ou feminino. Contudo, muitas pessoas se identificam de maneira distinta do gênero biológico, por isso, adotam o nome social, que é a maneira como são reconhecidas socialmente. Logo, o nome social é regulamentado e previsto na lei 8.727/16 e na instrução normativa 1.718/17.

Se você quer entender a importância do nome social no âmbito de laboratórios clínicos, continue acompanhando o post!

Qual é a realidade vivenciada em laboratórios?

Mesmo que o tema abordado tenha grande importância social e regulamentado por lei, alguns laboratórios ainda não adotam práticas de uso do nome social do paciente. Diante da não adaptação das instituições, existe o risco de gerar constrangimento às pessoas ao serem chamadas, já que a identificação ocorre com base em documentos oficiais.

Por fim, o receio e o medo de discriminação podem afastá-las de instituições de saúde, como por exemplo Laboratórios, cujos exames realizados estão na base de muitas decisões médicas.

Qual a importância de utilizar o nome social?

Usar o nome social tem grande importância para laboratórios e demais locais da área da saúde. Isso porque, além de estar previsto em lei, é uma maneira de apoiar e respeitar a diversidade. Dessa maneira, a pessoa tem o direito de ser chamada como é conhecida no meio social, independentemente do gênero biológico que ela apresenta.

Se o laboratório busca as melhores práticas para um atendimento humanizado, todos os colaboradores que atuam no atendimento serão treinados para prestarem um auxílio baseado na empatia, gentileza e personalização da interação.

Como implementar o nome social nos atendimentos?

Uma maneira de tornar o seu atendimento mais humanizado é optar por sistemas que o auxiliem nesse sentido. No mercado você encontra softwares de gestão que oferecem a possibilidade de realizar o cadastro com o nome social do paciente.

A instrução normativa 1.718/2017 possibilita que o paciente utilize o nome social em seu CPF. A partir disto, essa informação pode ser adicionada no sistema usado pelo laboratório e, assim, todos os processos realizado no sistema onde existe a integração entre um colaborador do laboratório com o paciente, serão apresentados já com o nome social.

Ou seja, desde a chamada do paciente até a assinatura em laudos de exames constará esse dado nos pontos de interação, o que facilita o dia a dia da equipe e torna a prestação de serviço mais alinhada com os valores do laboratório.

Portanto, ofereça treinamento adequado aos colaboradores para que eles se adaptem às soluções implementadas e transmitam orientações sobre como incluir o nome social no sistema, garantindo um atendimento humanizado.

Como visto, o nome social é um tema importante para a sociedade e, por isso, precisa ser respeitado também na área de saúde, incluindo laboratórios clínicos. Diante da importância, é esperado que as instituições considerem fornecer um atendimento humanizado. Para que isso aconteça, é necessária a escolha de uma solução tecnológica eficiente, em que o nome social do indivíduo seja incluído no cadastro. Fazendo isso, você garante um maior engajamento dos pacientes com o laboratório e contribui para um ambiente de respeito e empatia.

O que achou da leitura? Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais para que seus amigos também tenha acesso a essas informações!


imagem

Artigos relacionados

O que torna a experiência do cliente Shift incrível? Entendendo todo o processo que pauta o cuidado com o cliente

A experiência do cliente, ou Customer Experience (CX) abrange todas as impressões que o cliente adquire antes, durante e após a aquisição de produtos ou serviços. Isso compreende todos os tipos de interações, sejam elas diretas ou indiretas, físicas ou virtuais, que ocorrem entre o comprador e o fornecedor. Essa é uma tendência que tem […]

Customer Success: como garantir o sucesso na jornada do paciente nos laboratórios

Vivemos na era da experiência e, portanto, olhar com cuidado para a jornada do paciente nos laboratórios é fundamental para garantir a qualidade dos serviços prestados, promover a fidelização do cliente e se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. De acordo com pesquisa da ThinkJar, 66% dos consumidores trocam de marca devido a […]

Experiência do paciente: como lidar com os desafios e ter sucesso na era do paciente como consumidor

Paciente é cliente? Como lidar com os desafios desse dilema e garantir uma boa experiência em toda jornada.

imagem

Destaques

Business Intelligence apoia melhorias em indicadores de desempenho no Lacmar

Controle de Qualidade Interno no contexto da RDC 786/23

Índice de adesão à RDC 786/23 cresce após consultoria da Shift

imagem

Assine a nossa newsletter?

Quer ficar por dentro das novidades sobre soluções em tecnologia para saúde? Cadastre-se na News da Shift e atualize-se periodicamente na caixa de entrada do seu e-mail.

Acompanhe a Shift nas redes sociais!