Como desenvolver um melhor atendimento em laboratório?

  • 12 de janeiro de 2022

 

Você já deve saber da importância de manter uma relação forte e duradoura com seus pacientes. Um bom relacionamento é algo fundamental para o crescimento e até para a sustentabilidade do seu laboratório, influenciando diretamente seus resultados. Neste artigo, vamos tratar um pouco mais sobre esse assunto, destacando como oferecer um melhor atendimento em laboratórios.

Afinal, o atendimento é a porta de entrada do paciente, o que auxilia na formação de uma imagem geral dos serviços prestados desde o agendamento até o recebimento dos resultados de um exame. Para saber como otimizar esse processo, não deixe de ler até o fim!

 

Qual a importância do bom atendimento em laboratório? 

 

A qualidade do atendimento é determinante para a experiência do paciente. Ela afeta diretamente o seu bem-estar no laboratório, essencial para a construção de uma relação duradoura. Além disso, o tema também se relaciona à reputação no mercado, já que influencia avaliações, indicações e comentários feitos pelo público.

Para se destacar na área da saúde, é preciso unir serviços eficientes, equipamentos adequados e um bom atendimento, otimizando a fidelização do público. Vale lembrar de que quanto melhor o processo de receber e atender as pessoas, mais organizado e fluido o trabalho será, o que contribui para o bem-estar das suas equipes no dia a dia.

 

Como a tecnologia promove um melhor atendimento no laboratório? 

 

Atualmente, uma das dicas mais valiosas para melhorar seus atendimentos é contar com os recursos tecnológicos certos. A solução adequada mantém seu negócio atualizado e facilita as rotinas dos colaboradores, trazendo uma série de benefícios para o laboratório e para seus pacientes. Vale a pena comentar as vantagens da tecnologia a seguir, antes de explicarmos como usá-la.

Confira!

 

Maior fluidez no atendimento

 

Uma das tecnologias que se destacam na área laboratorial é o Sistema de Integração de Informações, no qual todos os dados ficam salvos no mesmo software, com um acesso facilitado para os colaboradores. Assim, em vez de consultar diversas fontes para fazer um cadastro ou orientar o paciente, o recepcionista usa apenas uma plataforma, encontrando e registrando tudo o que é necessário com maior praticidade.

A centralização de dados torna o trabalho mais eficiente e organizado, agilizando o atendimento e melhorando a rotina do profissional. Ao mesmo tempo, há tecnologias que podem, inclusive, alterar o funcionamento das filas, permitindo que os clientes aguardem confortavelmente até que sejam chamados de forma automatizada. Assim, mesmo os horários de pico se tornam mais fluidos e o laboratório passa a suportar demandas cada vez maiores.

 

Redução de erros

 

Quando o atendente precisa fazer o registro à mão, ampliam-se as chances de erro. Ao mesmo tempo, o uso de diferentes sistemas para guardar informações do paciente também aumenta as possibilidades de confusão, incluindo troca de resultados de exames ou mesmo dados se misturando.

O ideal é que tudo se encontre no mesmo lugar, desde os dados cadastrais até os resultados e o histórico de cada cliente. Assim, o negócio se torna mais ágil e assertivo, reduzindo o retrabalho e os custos que o acompanham. Inclusive, são evitadas reclamações e queixas, passando uma imagem de competência e seriedade para o público. A tecnologia permite essa integração de forma segura e eficaz.

 

Otimização da gestão

 

A tecnologia permite uma gestão eficiente do laboratório como um todo, mas também de cada uma de suas áreas, incluindo o atendimento. Com um sistema adequado, é possível acompanhar o tempo médio no qual os clientes são atendidos, as principais demandas desse momento e se há algo a se fazer para melhorar ainda mais essa etapa, seja em contatos presenciais ou à distância.

 

Maiores níveis de satisfação

 

As contribuições tecnológicas permitem que os profissionais foquem em um tratamento humanizado, seja no atendimento ou em outros setores do laboratório. O cliente percebe esse diferencial, além de todas as vantagens já comentadas, como um serviço mais assertivo e ágil. Assim, ele se sente valorizado, respeitado e satisfeito, com maiores chances de indicar o negócio e escolhê-lo novamente, quando for necessário.

 

Como usar a tecnologia no laboratório?

 

A tecnologia contribui positivamente para o desenvolvimento de todas as áreas de um laboratório. Alguns exemplos são os Sistemas de Informação Laboratorial, o Interfaceamento e o Business Intelligence. Especificamente no atendimento, a tecnologia pode auxiliar na organização de dados, no controle de filas, na verificação de indicadores, entre diversos outros aspectos. Contudo, seja qual for o setor, é importante usar os recursos e funcionalidades disponíveis de uma forma estratégica, assertiva e consciente.

Sabemos que o mercado está em constante evolução e, por isso, é importante ficarmos atentos e nos mantermos sempre atualizados. No entanto, não basta investir em tecnologia sem pensar nas particularidades do negócio, dos serviços e dos clientes. Analise a concorrência e o cenário externo, mas nunca deixe de considerar suas próprias características.

Para escolher os recursos necessários, verifique suas demandas e como cada setor se conecta. No caso do atendimento, analise quais são as etapas, como as informações chegam e como circulam, quais os pontos positivos e negativos do serviço atualmente, se há gargalos ou ruídos na comunicação e qual é sua relação com as outras áreas, por exemplo.

Com base nessas informações, estude como a tecnologia pode ajudar. Conheça recursos existentes no mercado e quais os possíveis parceiros estratégicos. Avalie profundamente: faça pesquisas, fale com quem já foi cliente e já usou certo recurso, investigue o histórico e analise o suporte oferecido por cada empresa. Deixe claras as suas demandas, mas lembre-se também de que a ferramenta escolhida deve acompanhá-lo a longo prazo, conseguindo suportar o crescimento do negócio e se atualizar.

A tecnologia deve facilitar e não dificultar o dia a dia dos profissionais, então deve ter qualidade, segurança e ser descomplicada. O foco deve estar em melhorar resultados, otimizar os processos e promover uma boa experiência para o cliente. Assim, lembramos ainda de que a humanização é essencial. Os recursos devem facilitar a rotina, mas é preciso escutar e acolher as demandas, o tempo e as particularidades de cada paciente.

Essas foram as dicas de hoje para um melhor atendimento em laboratório, assim como para a escolha de boas tecnologias de modo geral. Esperamos que as informações auxiliem no cuidado e na promoção de longos relacionamentos com seus clientes.

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