• 23 de Abril de 2020

 

Há alguns anos, os exames laboratoriais eram liberados com um tempo que, hoje, seria inviável. O trabalho humano era necessário em toda e qualquer amostra, que geralmente levava dias para ser completamente analisada. A verificação automatizada de exames laboratoriais, no entanto, deixou essa realidade para trás.

A seguir, explicaremos tudo o que você precisa saber sobre essa tecnologia e como colocá-la em prática. Continue lendo para saber mais!

O que é a verificação automatizada?

O objetivo da verificação automatizada é criar um método de análise confiável das amostras, que independa da intervenção humana. Dentro de um laboratório, isso significa padronizar os meios pelos quais o diagnóstico é formado, para diminuir a necessidade da presença do patologista clínico.

Isso já é feito, por exemplo, nos hemogramas. Há décadas, era necessário contar o número de hemácias e leucócitos por campo, o que demandava um tempo enorme dos profissionais.

Hoje em dia, porém, esses valores são lidos por equipamentos, que retornam o resultado em minutos. Além de aumentar a eficiência dentro do laboratório, isso também reduz o número de erros.

Esse método funciona para a maioria dos diagnósticos rotineiros, que antes necessitariam da visualização individual do profissional de saúde. No entanto, mesmo os métodos automatizados mais precisos podem exigir a confirmação humana; por isso, é também papel da verificação automatizada identificar os casos que fogem do padrão esperado, selecionando-os para serem checados.

Assim, é possível criar um método de análise que seja, ao mesmo tempo, eficaz e segura. Desse modo, você consegue lidar com a maioria dos diagnósticos de maneira automatizada e direcionar os que necessitam realmente de avaliação.

Quais são as vantagens?

A primeira vantagem da verificação automatizada é, como já mencionamos, a rapidez. Se antes você liberava um exame em dias, talvez seja possível otimizar esse tempo para horas. Isso torna seu laboratório mais bem-visto no meio médico, e também permite que você amplie sua capacidade máxima.

É importante frisar que, embora essa rapidez seja uma vantagem para o laboratório, ela não consta como norma. A ANS estabelece um prazo de 3 dias para que os planos de saúde ofereçam o serviço laboratorial, mas isso não diz respeito ao tempo de liberação de exames.

A segunda vantagem da verificação automatizada é o direcionamento de médicos e técnicos. Ela permite que você dependa de menos profissionais, visto que seu trabalho é automatizado, ou direcione os que já tem. Neste último caso, seus profissionais ficam livres para dedicar mais tempo aos casos que precisam realmente ser individualizados, melhorando a eficiência e qualidade do laboratório.

Como implementar a verificação automatizada?

Na prática, aderir à verificação automatizada significa contar com um script lógico que faz a validação do resultado já pronto antes de disponibilizá-lo ao paciente, cujas regras e lógicas podem ser implantadas gradualmente, exame a exame, para maior segurança. Também são necessários testes de validação reais e em massa antes de ativar os scripts na produção dos exames. E por fim, após a ativação, é importante revisitá-los periodicamente de acordo as regras e padrões de qualidade adotados pelo laboratório.

Nós, da Shift, acreditamos que a automatização é um dos pilares do futuro das análises clínicas. Atuamos desde 1992 no mercado, e, atualmente, atendemos a mais de 20 mil usuários, processando mais de 280 milhões de análises anuais.

Além de atuarmos na automatização de exames, também prezamos por todas as etapas do seu negócio. Nossa tecnologia abrange desde o atendimento aos pacientes até a gestão administrativa, passando pelo processamento de exames.

A verificação automatizada de exames laboratoriais já é uma realidade, no Brasil e no mundo. Além de tornar o processamento mais rápido, ela também permite uma redução no número de erros e uma otimização do trabalho dos patologistas. Para garantir uma solução integrada e de qualidade, contar com uma empresa de experiência no mercado é essencial.

Se você ainda tem dúvidas a respeito da verificação automatizada, não pense duas vezes: deixe-as nos comentários! Estamos à disposição para saná-las.


imagem

Artigos relacionados

7 vantagens da automação laboratorial para aumentar a competitividade dos laboratórios

Conheça 7 vantagens da automação laboratorial e como aumentar a competitividade e a eficiência operacional dos laboratórios

Como realizar a integração de informações em laboratórios?

Como realizar a integração de informações em laboratórios? 12 de janeiro de 2022   A integração de informações oferece grandes benefícios tanto para os laboratórios quanto para os pacientes, desde que feita da forma certa. Para isso, é preciso escolher ferramentas de qualidade, sempre se atentando às demandas e às particularidades do seu negócio. Há […]

Veja como um software ajuda a gerar resultados laboratoriais

Veja como um software ajuda a gerar resultados laboratoriais 21 de setembro de 2021   Na busca por melhores resultados, muitos laboratórios vêm investindo em tecnologias de ponta e sistemas inovadores que podem ser grandes aliados do negócio, desde que seja feita a escolha das ferramentas adequadas. Um software de gestão integrada para laboratórios é […]

imagem

Destaques

Planejamento estratégico em medicina diagnóstica

Tecnologia em medicina diagnóstica: uma grande aliada na estratégia do setor

Anatomia Patológica: Rastreabilidade e Controle de Amostras Otimizados no Laboratório Ruth Brazão

imagem

Assine a nossa newsletter?

Quer ficar por dentro das novidades sobre soluções em tecnologia para saúde? Cadastre-se na News da Shift e atualize-se periodicamente na caixa de entrada do seu e-mail.

Acompanhe a Shift nas redes sociais!