• 07 de Março de 2020

 

Assim como atrair novos pacientes é um dos objetivos no segmento laboratorial, a fidelização também apresenta sua importância no setor. Para isso, o primeiro passo é melhorar a experiência do paciente. Para ajudar nessa missão, o sistema de gerenciamento de atendimento é um grande aliado.

Desde a fase pré-analítica até a pós-analítica, o relacionamento entre o paciente e o laboratório deve ser acompanhado, a fim de identificar os gargalos, assim, adotar medidas para melhorar a relação e agilizar a comunicação.

Pensando nisso, vamos abordar, neste texto, como a automatização auxilia nisso, destacando recursos essenciais no processo. Confira!

O que é um sistema de gerenciamento de atendimento?

Muito se fala sobre softwares de gestão para laboratórios, e nós sabemos da importância de implementar um sistema. Porém, como ele pode contribuir especificamente para um melhor atendimento aos pacientes?

Neste caso, as ferramentas são voltadas para otimizar o fluxo e aumentar a produtividade na recepção do laboratório sem haver queda na qualidade do atendimento. Sem dúvidas, um sistema de gerenciamento assegura maior agilidade para os pacientes e colaboradores.

Tal agilidade reflete diretamente em uma maior produtividade, mas os benefícios não se limitam a isso. O aspecto financeiro também é favorecido, considerando a redução de custos, diminuição de erros e economia de tempo e recursos.

Em suma, o sistema de gerenciamento de atendimento oferece medidas para otimizar todo o percurso do paciente, bem como possibilita a gerar indicadores sobre o fluxo do laboratório e eficiência das etapas do atendimento a fim de auxiliar a gestão e tomada de decisões diante dos possíveis gargalos no processo.

Quais vantagens esse gerenciamento proporciona?

Um sistema de gerenciamento de filas deve garantir maior organização para o laboratório, maior agilidade nos processos e comodidade para os pacientes. Quais são as outras vantagens associadas a isso? Confira!

Conhecimento sobre o fluxo de pacientes

Um sistema de gerenciamento também proporciona à gestão recursos que viabilizam o planejamento estratégico para correção de falhas e melhora constante no atendimento aos pacientes. Isso é possível graças ao acompanhamento durante toda a jornada do paciente no laboratório.

Os dados gerados, como tempo de permanência em cada etapa do processo, exames mais realizados, possíveis desistências, dentre outros, são fundamentais para a gestão identificar os gargalos que a organização apresenta nos processos de atendimento ao paciente.

Otimização da gestão das filas

Todo e qualquer gestor quer vivenciar uma grande demanda pelos serviços de seu laboratório. De fato, a formação de filas retrata uma grande busca pelo que é ofertado, e isso exige medidas de otimização.

Otimizar a gestão das filas significa reduzir o tempo de espera dos usuários, classificando as prioridades de acordo com o que é buscado, automatizando a chamada para cadastro e coleta e melhorando o fluxo de pacientes no laboratório. Portanto, automatizar as tarefas e estabelecer categorias são passos essenciais.

Se todos os processos ficarem dependentes de tarefas manuais, inevitavelmente o tempo necessário para resolução será maior. Portanto, ao automatizar parte do atendimento, o software diminui o tempo de espera e beneficia tanto a experiência do paciente como a produtividade do local.

Aumento da produtividade

Seguindo a perspectiva de maior produtividade, ela não é assegurada apenas por meio da redução no tempo de espera do paciente. Ao automatizar parte do processo, os colaboradores podem direcionar sua mão de obra para onde, de fato, a inteligência humana é exigida.

Consequentemente, diminui-se a ineficiência decorrente dos processos manuais, bem como a incidência de erros inerentes à atividade humana. O ganho de tempo associado à maior eficiência na resolução é possibilitado pelo software.

Integração com aplicativos

Até então, vimos aspectos de melhoria que estão associados ao momento que o usuário já se encontra dentro do laboratório. Porém, que tal otimizar o atendimento antes mesmo da chegada dele ao local?

Para isso, existe possibilidade de integrar o sistema responsável pelo gerenciamento de filas a outro aplicativo, como o Onlife. Por dele, é possível que o paciente faça o pré-agendamento de exames ou mesmo à consulta de resultados.

Dessa forma, há um grande benefício para a jornada do paciente, devido à fluidez assegurada logo no início do percurso e, ainda, à maior autonomia proporcionada para o paciente, sendo que as informações inseridas via aplicativo estarão automaticamente integradas com o sistema do laboratório.

Fidelização dos pacientes

Por fim, todas as vantagens citadas acarretam diretamente uma maior qualidade no atendimento e, consequentemente, uma melhor experiência para o paciente. Se o usuário ficou satisfeito com o serviço, a tendência é procurar novamente pelo estabelecimento na próxima ocasião em que precisar, certo? E assim ocorre o processo de fidelização.

Qual a solução ideal para o gerenciamento?

Muitos acreditam que automatizar o atendimento se limita a implementar um sistema de senhas que evita formação de longas filas e exibe em um painel os números chamados, um a um, sem critérios de elegibilidade.

Um sistema de gerenciamento de atendimento vai muito além disso. Ele deve representar um aliado da gestão, oferecendo recursos de melhorem de fato a experiência do paciente e viabilizem a correção de erros.

Portanto, antes de tudo, deve contemplar todo o processo do paciente no laboratório, desde a recepção até a entrega dos resultados, que também pode ser automatizada.

O passo a passo

Pensando no passo a passo, logo na chegada, o paciente deve ser direcionado para o serviço desejado. Nesse momento, ressaltamos a importância de segmentar a fila de acordo com a necessidade. O paciente quer informações? Deseja realizar o exame? Foi buscar resultados?

Ainda, para segmentar as necessidades, o sistema deve ser capaz de classificar os usuários de acordo com a prioridade do atendimento que desejam. Essas medidas simples já conseguem garantir maior agilidade nos processos.

Considerando, então, o tempo de permanência na fila, como o sistema pode tornar a experiência mais agradável? Uma das maneiras é exibir no painel de chamadas conteúdos multimídias para entretenimento.

Ao mesmo tempo que todos esses processos acontecem, o software deve possibilitar ao gestor indicadores de gestão em tempo real, com acompanhamento do fluxo do paciente, identificando quanto tempo ele permaneceu em cada etapa do atendimento.

Dessa forma, é possível analisar a performance do laboratório, seja detectando o tempo total de estadia, seja contabilizando a taxa de desistência, seja indicando qual etapa do processo exige medidas de intervenção.

Um sistema de gerenciamento de atendimento como o da Shift é indispensável para o sucesso do seu negócio não apenas por automatizar o serviço, mas por oferecer recursos que aumentam a excelência na relação com os pacientes.

Toda a otimização e a eficiência podem, ainda, ser acompanhadas em tempo real por meio dos indicadores. Assim, você, gestor, estará sempre ciente da qualidade do serviço que oferece.

Que tal conhecer mais sobre a solução Shift Atendimento? Entre em contato conosco agora mesmo!


imagem

Artigos relacionados

7 vantagens da automação laboratorial para aumentar a competitividade dos laboratórios

Conheça 7 vantagens da automação laboratorial e como aumentar a competitividade e a eficiência operacional dos laboratórios

Como realizar a integração de informações em laboratórios?

Como realizar a integração de informações em laboratórios? 12 de janeiro de 2022   A integração de informações oferece grandes benefícios tanto para os laboratórios quanto para os pacientes, desde que feita da forma certa. Para isso, é preciso escolher ferramentas de qualidade, sempre se atentando às demandas e às particularidades do seu negócio. Há […]

Veja como um software ajuda a gerar resultados laboratoriais

Veja como um software ajuda a gerar resultados laboratoriais 21 de setembro de 2021   Na busca por melhores resultados, muitos laboratórios vêm investindo em tecnologias de ponta e sistemas inovadores que podem ser grandes aliados do negócio, desde que seja feita a escolha das ferramentas adequadas. Um software de gestão integrada para laboratórios é […]

imagem

Destaques

Business Intelligence apoia melhorias em indicadores de desempenho no Lacmar

Controle de Qualidade Interno no contexto da RDC 786/23

Índice de adesão à RDC 786/23 cresce após consultoria da Shift

imagem

Assine a nossa newsletter?

Quer ficar por dentro das novidades sobre soluções em tecnologia para saúde? Cadastre-se na News da Shift e atualize-se periodicamente na caixa de entrada do seu e-mail.

Acompanhe a Shift nas redes sociais!