Quais são os principais desafios da rotina laboratorial? Confira!

  • 6 de julho de 2021

 

A rotina laboratorial é bastante complexa, envolvendo atividades de máxima atenção desde o atendimento ao paciente até os processos analíticos e pós-analíticos e a gestão administrativa.

Nestes processos, é possível perceber que muitos desafios ainda fazem parte do dia a dia de laboratórios de análises clínicas, já que o setor exige grande responsabilidade e apresenta alta demanda praticamente durante todo o tempo, visto que o cuidado com a saúde é constante, seja por prevenção ou tratamento.

Neste conteúdo, selecionamos os principais desafios da rotina laboratorial e como superá-los.

Afinal, quais são os principais desafios da rotina laboratorial?

Por vezes, os desafios enfrentados na rotina laboratorial são recorrentes, passam despercebidos e acabam por se tornar parte do processo, prejudicando significativamente os resultados globais do negócio. Confira alguns deles:

Agilidade no atendimento

Todo paciente espera agilidade em seu atendimento. Porém, mesmo que ele seja rápido, é fundamental que se mantenha humanizado. Desde o encaminhamento dos exames, passando pela análise, até a entrega de resultados: é fundamental que prazos sejam cumpridos e que o atendimento supere as expectativas.

Escalabilidade e Eficiência operacional

A expansão das atividades do laboratório, de uma forma sustentável, se refere à capacidade de produção, faturamento e lucro que seu negócio pode gerar. Algo que só é possível se você contar com ferramentas que proporcionem uma gestão mais assertiva, performance e eficiência operacional.

Produtividade

A produtividade dos colaboradores é um ponto de atenção importante para avaliar os resultados diários de um laboratório. A tecnologia, nesse caso, assume um papel fundamental para contribuir com essa melhoria. Ao disponibilizar para o colaborador ferramentas e recursos tecnológicos que apoiam suas tarefas e auxiliam a garantir a agilidade e a qualidade das entregas, o gestor está investindo na produtividade global do seu laboratório, impactando também na percepção de valor e de qualidade do paciente.

Rastreabilidade

Contar com um sistema de informação completo, eficiente e integrado assegura ao laboratório a implantação dos melhores processos do mercado, permitindo maior controle de qualidade e segurança do pré ao pós analítico.

Reduzir o TAT

A análise do T.A.T. viabiliza que o tempo usado em todos os processos seja verificado, além de auxiliar na detecção ocasionais de falhas. Trata-se de um forte diferencial competitivo para a promoção do crescimento e para a manutenção da sustentabilidade dos laboratórios de análises clínicas. A análise do T.A.T. identifica, ainda, os gargalos produtivos e, com as ferramentas adequadas, pode ser monitorado automaticamente.

Como lidar com esses problemas?

Veja como colocar algumas providências em prática, de modo a ter um retorno positivo:

Fique atento ao controle de qualidade

De nada adianta ter uma gama completa de serviços, se a qualidade não condiz com o que o público espera. É fundamental que você defina regras para cada processo, com o objetivo de evitar retrabalho e erros nos exames.

Um sistema de automação auxilia na validação diária do controle de qualidade, garantindo rapidez e segurança na análise em todas as etapas da jornada do paciente. Também é importante focar nas acreditações, pois são elas que comprovam, de maneira técnica, a credibilidade do laboratório.

Invista em treinamento

Uma equipe bem treinada garante resultados concretos para o laboratório. Lembre-se de mapear os pontos de desenvolvimento e, internamente ou com a ajuda de parceiros, traçar ações que contribuam para o aperfeiçoamento da equipe e seus processos. Contar com ferramentas tecnológicas que otimizam e facilitam esse processo pode ser uma ótima alternativa. Fique atento também a cursos e eventos do segmento, bem como universidades corporativas de seus parceiros.

Aposte na comunicação interna

Passar uma mensagem clara e objetiva aos colaboradores é essencial para fortalecer as relações e manter a qualidade do trabalho. Por isso, preocupe-se com a sua comunicação interna e engajamento da equipe, onde todos passarão a trabalhar de maneira mais colaborativa, sem ruídos na comunicação ou falha nas etapas de processos interdependentes. Isso refletirá na qualidade e na agilidade da rotina laboratorial.

Aumente a capacidade de atendimento

Não basta atender bem, é fundamental ter uma boa infraestrutura para realizar essa atividade. Com uma solução tecnológica, é possível otimizar a logística de chamada do paciente e indicadores de atendimento para ter mais eficiência e acompanhar de perto a eficiência de cada etapa do atendimento.

Acompanhe sua administração financeira

Seu laboratório só pode adquirir novos recursos e melhorar a capacitação da equipe se conseguir manter um bom fluxo de caixa. Então, acompanhe sua gestão financeira de perto.

Você pode automatizá-la, com a ajuda de um software, para não perder nenhum detalhe e organizar guias de convênios e demais tabelas, controlar valores faturados e recebidos, entre outros.

Tenha uma gestão baseada em indicadores

Uma boa gestão laboratorial é a melhor iniciativa para unificar seus processos. Com um sistema de informação integrado, você conseguirá acompanhar seu controle de qualidade, trazer segurança para seus documentos e ter excelente rastreabilidade do pré ao pós analítico.

Isso é algo que facilita muito o trabalho de sua equipe. O monitoramento será feito de perto, a automação de dados e informações ocorrerá com rapidez e as entregas serão mais ágeis.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe outras experiências sobre o assunto conosco!


imagem

Artigos relacionados

7 vantagens da automação laboratorial para aumentar a competitividade dos laboratórios

Conheça 7 vantagens da automação laboratorial e como aumentar a competitividade e a eficiência operacional dos laboratórios

Como realizar a integração de informações em laboratórios?

Como realizar a integração de informações em laboratórios? 12 de janeiro de 2022   A integração de informações oferece grandes benefícios tanto para os laboratórios quanto para os pacientes, desde que feita da forma certa. Para isso, é preciso escolher ferramentas de qualidade, sempre se atentando às demandas e às particularidades do seu negócio. Há […]

Veja como um software ajuda a gerar resultados laboratoriais

Veja como um software ajuda a gerar resultados laboratoriais 21 de setembro de 2021   Na busca por melhores resultados, muitos laboratórios vêm investindo em tecnologias de ponta e sistemas inovadores que podem ser grandes aliados do negócio, desde que seja feita a escolha das ferramentas adequadas. Um software de gestão integrada para laboratórios é […]

imagem

Destaques

Business Intelligence apoia melhorias em indicadores de desempenho no Lacmar

Controle de Qualidade Interno no contexto da RDC 786/23

Índice de adesão à RDC 786/23 cresce após consultoria da Shift

imagem

Assine a nossa newsletter?

Quer ficar por dentro das novidades sobre soluções em tecnologia para saúde? Cadastre-se na News da Shift e atualize-se periodicamente na caixa de entrada do seu e-mail.

Acompanhe a Shift nas redes sociais!