• 26 de Agosto de 2020

 

Não é de hoje que a medicina anda de mãos dadas com a tecnologia. Há décadas, acompanhamos o surgimento de novos exames, procedimentos e softwares voltados para a área da saúde. Em laboratórios, não é diferente: podemos afirmar que a tecnologia é um pilar determinante no planejamento estratégico, automatizando processos, elevando a qualidade do laboratório, auxiliando na gestão e trazendo uma maior segurança e uma melhor experiência para o paciente.

A seguir, explicaremos como essas inovações vêm sendo utilizadas na medicina laboratorial. Continue lendo para saber mais!

Qual a aplicação da tecnologia nos laboratórios?

Quando pensamos em tecnologia aplicada à saúde, logo imaginamos sua utilização no contato direto com o paciente. De fato, observamos no setor de medicina diagnóstica os ganhos em escala e produtividade, onde resultados já são liberados no mesmo dia em que o paciente coleta sua amostra, por exemplo.

No laboratório, o contato com o paciente ganha uma atenção especial da tecnologia. A entrega rápida de resultados por via digital, seja aplicativos ou sites, e o suporte na jornada do paciente são exemplos de sua utilização nesse campo.

No entanto, há utilidades adicionais da tecnologia nos laboratórios: os processos gerenciais e indicadores, o atendimento na recepção, a logística de compras e estoque, e a produtividade da área técnica também podem ser otimizados e automatizados, aumentando a segurança e a agilidade dos serviços, do pré ao pós-analítico.

Pensando na gestão laboratorial, um objetivo central da tecnologia é o aumento da eficiência operacional do laboratório, com segurança e qualidade. Quando se almeja esse objetivo, o gestor pensa na escalabilidade do seu negócio, ma expansão da capacidade de atendimento ou portfólio de exames.

Além disso, é importante atentar para as tendências de mercado dos laboratórios: cada vez mais, transitamos de um paradigma focado no “tratamento-cura” para ampliar as possibilidades laboratoriais: hoje, exames voltados ao rastreamento de doenças e à promoção da saúde são muito mais comuns do que há alguns anos atrás. Um exemplo corriqueiro é o volume de solicitações de lipidogramas ou glicemias, voltados, em grande parte, para a prevenção.

A otimização de processos gerenciais é outro tema que vem ganhando os holofotes da tecnologia nos últimos anos. Um exemplo amplamente debatido é a Lei Geral de Proteção de Dados, que estabelece um novo marco legislativo na maneira como as empresas lidam com os dados dos pacientes. Alinhada a essas tendências de mercado, ela levanta a demanda por métodos mais sofisticados de segurança de dados, que depende diretamente da tecnologia.

Outro conceito crescente relacionado à tecnologia nos laboratórios é a metodologia Lean Manufacturing — do inglês, “manufatura enxuta”. Embora o conceito tenha surgido na indústria automobilística, seu potencial de otimizar o fluxo de serviços o tornou aplicável a diversas áreas, inclusive os laboratórios.

Quais os seus benefícios práticos?

Compreender a aplicação da tecnologia nos laboratórios nos dias atuais é fundamental; no entanto, também necessitamos de indicadores objetivos e facilmente mensuráveis, que possamos acompanhar com a incorporação dessas ferramentas. A seguir, explicaremos quais setores e métricas laboratoriais podem ser atingidos com a tecnologia. Confira.

Geração de dados

Para um gestor, é sempre importante se munir de dados de qualidade. Afinal, são eles qie permitem a análise de indicadores que norteiam a tomada de decisão e identificam possíveis erros ou gargalos na cadeia de trabalho.

Nos laboratórios, eles são ainda mais importantes. Indicadores como tempo de entrega dos exames, estoque de materiais ou fluxo de pacientes, estão presentes a todo momento, e são especialmente importantes para conhecer a operação e produtividade dos setores. Por esse motivo, centralizar as informações com a tecnologia fornece ao gestor um canal rápido e eficiente de consulta de dados e a transformação dos mesmos em indicadores para suportar a tomada de decisão.

Economia de recursos

Parece paradoxal que a tecnologia demande maiores investimentos e, ao mesmo tempo, resulte na economia de recursos. No entanto, na prática, é o que acontece. Com a redução de erros e o aumento na produtividade, o laboratório tende a aumentar a sua capacidade de atendimento, com os mesmos recursos. Torna-se ainda possível direcionar os esforços das equipes para atividades críticas e gerenciais.

Aumento na agilidade

Há anos, exames simples, como o hemograma, podiam demorar dias para serem liberados. Hoje, na maioria dos laboratórios, eles são “laudados” no mesmo dia. Esse é o exemplo mais corriqueiro de como a tecnologia auxiliou na automatização de processos, na análise de exames e verificação automatizada de exames e, consequentemente, na capacidade do laboratório para entregar resultados com segurança e agilidade.

A tecnologia tem um papel central na otimização de processos de laboratórios atualmente. Além de torná-los mais rápidos e eficientes, ela também auxilia na diminuição de erros humanos e na automatização de tarefas.

Se você quer ficar por dentro das últimas novidades, especialmente para laboratórios, assine nossa newsletter! Estamos sempre falando a respeito aqui no blog.


imagem

Artigos relacionados

7 vantagens da automação laboratorial para aumentar a competitividade dos laboratórios

Conheça 7 vantagens da automação laboratorial e como aumentar a competitividade e a eficiência operacional dos laboratórios

Como realizar a integração de informações em laboratórios?

Como realizar a integração de informações em laboratórios? 12 de janeiro de 2022   A integração de informações oferece grandes benefícios tanto para os laboratórios quanto para os pacientes, desde que feita da forma certa. Para isso, é preciso escolher ferramentas de qualidade, sempre se atentando às demandas e às particularidades do seu negócio. Há […]

Veja como um software ajuda a gerar resultados laboratoriais

Veja como um software ajuda a gerar resultados laboratoriais 21 de setembro de 2021   Na busca por melhores resultados, muitos laboratórios vêm investindo em tecnologias de ponta e sistemas inovadores que podem ser grandes aliados do negócio, desde que seja feita a escolha das ferramentas adequadas. Um software de gestão integrada para laboratórios é […]

imagem

Destaques

Business Intelligence apoia melhorias em indicadores de desempenho no Lacmar

Controle de Qualidade Interno no contexto da RDC 786/23

Índice de adesão à RDC 786/23 cresce após consultoria da Shift

imagem

Assine a nossa newsletter?

Quer ficar por dentro das novidades sobre soluções em tecnologia para saúde? Cadastre-se na News da Shift e atualize-se periodicamente na caixa de entrada do seu e-mail.

Acompanhe a Shift nas redes sociais!