• 07 de Julho de 2020

 

A automação já é uma realidade tanto na gestão quanto na operação do setor laboratorial. Entretanto, em muitos casos, a utilização fica reduzida aos processos de recepção e atendimento, controle de estoque, etiquetagem e gestão de faturamento. A utilização do interfaceamento laboratorial dá novas possibilidades de integração e automatização ao laboratório, garantindo não só mais produtividade, como também menores taxas de erros em laudos e resultados.

Entenda como o interfaceamento vai colocar seu laboratório em outro nível de gestão e competitividade.

Entenda o que é e como funciona o interfaceamento laboratorial

O interfaceamento laboratorial trata-se de uma plataforma única que viabiliza a integração total entre a automação laboratorial e o LIS (Sistema de Informação Laboratorial).

Ou seja, com o uso dessa plataforma, as informações dos exames a serem realizados pelo equipamento laboratorial são enviadas automaticamente para o software de gestão, sem a necessidade de interferência humana. Assim, o equipamento faz a leitura do código de barras que identifica as amostras e realiza a análise da amostra, conforme programação anterior. Caso haja discrepâncias ou alterações importantes nos resultados, é possível pedir um nova análise.

Outro ponto importante realizado pelo interfaceamento é a geração automatizada de arquivo com o laudo, enviado automaticamente para o LIS. Em resumo, o uso do interfaceamento viabiliza a comunicação direta dos equipamentos laboratoriais e o software (LIS), sem que seja necessária a atuação humana no processo, o que garante mais produtividade, segurança e controle para os laboratórios.

Conheça alguns benefícios do interfaceamento laboratorial

Contar com uma plataforma única de tecnologia garante diversos benefícios para o laboratório, que vão além da agilidade no processamento dos dados e dos resultados. Conheça algumas delas.

Redução de erros comuns

Um dos principais problemas dos laboratórios está nos erros ditos humanos, que podem acontecer durante o processo de digitação dos laudos e resultados. Esses erros podem causar consequências graves tanto para o laboratório quanto para os pacientes.

Mais agilidade e segurança nos resultados

A integração dos sistemas garante maior agilidade na entrega e mais segurança no processamento dos resultados. Isso se dá pela redução das interferências manuais no processo, o que além de torná-lo mais rápido, mitiga a possibilidade de erros nos laudos, um dos grandes problemas dos laboratórios. A plataforma ainda garante a gerencia o controle de qualidade, o que torna sistema ainda mais eficiente.

Diminuição dos custos

Com o interfaceamento, os recursos do laboratório podem ser empregados de maneira mais estratégica e otimizada, reduzindo a necessidade de gastos com operações manuais e processos de verificação de resultados. Isso garante uma redução nos custos e, na outra ponta, um preço mais competitivo junto ao mercado.

Saiba o que avaliar na hora de escolher o sistema de interfaceamento

Veja alguns critérios antes de escolher a solução ideal. Confira!

Integração e praticidade

Uma plataforma que integre e garanta a segurança dos dados, entre LIS e a automação laboratorial é essencial para a segurança nas execuções e demandas.

Com a plataforma da Shift, você tem essas duas soluções centralizadas, ou seja, não precisará de plataformas intermediárias. Além de mais agilidade, você ganha em segurança e rastreabilidade do processo de automação, permitindo o controle das etapas.

Controle total nas etapas

A Shift Automação faz a validação diária do controle de qualidade, garantindo, assim, o funcionamento de todos os equipamentos com os níveis de segurança adequados.

Segurança do interfaceamento

É importante resguardar que o sistema escolhido tenha diretrizes de funcionamento que garantam a segurança na automatização. A Shift conta com recursos para garantir a segurança e rastreabilidade de ponta a ponta, como:

  • classificação dos resultados com bandeiras de alerta, as chamadas flags;
  • processo de validação automatizado;
  • mapa de armazenamento de amostras;
  • conexão com vários equipamentos em uma mesma central de armazenamentos de dados;
  • possibilidade de uso de múltiplos usuários no mesmo equipamento simultaneamente.

Contar com um sistema de interfaceamento laboratorial completo é fundamental para o laboratório ganhar em produtividade, confiabilidade, segurança e agilidade no resultado dos exames.

Conheça nosso sistema de gestão integrada e converse com nossos especialistas para entender como a solução pode ajudar o seu negócio a crescer com qualidade.


imagem

Artigos relacionados

7 vantagens da automação laboratorial para aumentar a competitividade dos laboratórios

Conheça 7 vantagens da automação laboratorial e como aumentar a competitividade e a eficiência operacional dos laboratórios

Como realizar a integração de informações em laboratórios?

Como realizar a integração de informações em laboratórios? 12 de janeiro de 2022   A integração de informações oferece grandes benefícios tanto para os laboratórios quanto para os pacientes, desde que feita da forma certa. Para isso, é preciso escolher ferramentas de qualidade, sempre se atentando às demandas e às particularidades do seu negócio. Há […]

Veja como um software ajuda a gerar resultados laboratoriais

Veja como um software ajuda a gerar resultados laboratoriais 21 de setembro de 2021   Na busca por melhores resultados, muitos laboratórios vêm investindo em tecnologias de ponta e sistemas inovadores que podem ser grandes aliados do negócio, desde que seja feita a escolha das ferramentas adequadas. Um software de gestão integrada para laboratórios é […]

imagem

Destaques

Business Intelligence apoia melhorias em indicadores de desempenho no Lacmar

Controle de Qualidade Interno no contexto da RDC 786/23

Índice de adesão à RDC 786/23 cresce após consultoria da Shift

imagem

Assine a nossa newsletter?

Quer ficar por dentro das novidades sobre soluções em tecnologia para saúde? Cadastre-se na News da Shift e atualize-se periodicamente na caixa de entrada do seu e-mail.

Acompanhe a Shift nas redes sociais!