Conheça alguns indicadores de desempenho para o seu laboratório

  • 09 de Janeiro de 2021

Todo laboratório de análises clínicas que deseja se tornar referência no mercado e ganhar vantagem competitiva sabe que precisa investir na qualidade dos serviços oferecidos para atrair clientes. Nesse contexto, os indicadores laboratoriais são recursos indispensáveis para acompanhar a performance do estabelecimento.
Eles atuam na medição da eficiência de processos e devem fazer parte do planejamento estratégico de um laboratório. A falta de preocupação com os indicadores laboratoriais pode impactar negativamente os resultados da instituição. Isso porque, sem eles, não há possibilidades estruturadas para o diagnóstico das lacunas no processo laboratorial. Assim, a defasagem não é identificada e os equívocos se acumulam e geram lentidão nos processos.
Neste artigo especial que preparamos, vamos apresentar os principais indicadores laboratoriais para medir a performance da qualidade no seu laboratório. Continue acompanhando para compreender melhor o assunto!
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O que são os indicadores laboratoriais?

Os indicadores de desempenho, também conhecidos como KPIs — Key Performance Indicators —, consistem em métricas essenciais que auxiliam no controle e na gestão da empresa. A partir dessas ferramentas, torna-se possível identificar falhas nos procedimentos e elaborar medidas com o intuito de promover melhorias e aumentar a produtividade.
Os indicadores laboratoriais são mensurados graças às ferramentas de gestão que possibilitam captar e monitorar a efetividade das ações e avaliar o alcance dos objetivos e dos resultados almejados pela empresa. A proposta deles é sempre fornecer dados objetivos, que podem ser comparados ao longo do tempo e com os quais são estabelecidas metas para melhorias.

Qual a importância dos indicadores laboratoriais?

Eles proporcionam objetividade para o monitoramento da qualidade dos processos no estabelecimento especializado em medicina diagnóstica. As avaliações qualitativas e a observação da experiência de trabalho e atendimento são importantes. Entretanto, sem um mínimo de objetividade, é muito difícil realmente identificar as lacunas e realizar mudanças.
Os indicadores laboratoriais oferecem condições para o fortalecimento de uma cultura de aprimoramento contínuo. Com eles, é possível analisar a performance objetivamente com regularidade, estabelecer comparativos e definir metas para melhores resultados.

Quais são os principais tipos de indicadores laboratoriais existentes?

Os indicadores laboratoriais podem ser elencados em categorias distintas, de acordo com a temática específica que eles abordam. Vamos explicar melhor cada uma dessas modalidades a seguir. Continue a leitura!

  • indicadores de qualidade de serviço: objetivam potencializar a qualidade dos processos e minimizar erros, maximizando a precisão e eficiência operacional;
  • indicadores de capacidade e funcionalidade dos setores do laboratório: auxiliam no monitoramento da capacidade de atendimento e na identificação de necessidades de expansão ou de novos investimentos;
  • indicadores estratégicos: abordam temáticas associadas à gestão do laboratório, em termos de finanças e variáveis relacionadas às decisões. Analisá-los contribui para a identificação e correção no fluxo de processos e nas atividades de gerenciamento;
  • indicadores de produtividade: estão associados à capacidade de atendimento e de processamento de amostragens ao longo do tempo. O objetivo é que a produtividade seja potencializada, com manutenção de elevada qualidade em todas as operações;
  • indicadores de infraestrutura: objetivam apontar se a infraestrutura atende à demanda do laboratório ou se há elementos faltando para um atendimento integrado e que proporcione uma boa experiência ao paciente. A proposta é erradicar pontos de falta e, até mesmo, investir em ampliações e melhora da escalabilidade;
  • indicadores de consumo: estão associados à gestão eficiente do estoque. A finalidade de monitorar esses fatores remete à necessidade de um gerenciamento inteligente, sem excessos que ocasionam desperdícios, mas também sem ausências que desencadeariam a perda de um cliente ou morosidade no resultado do exame.

Como as análises contribuem para o crescimento do laboratório?

Os indicadores de desempenho são essenciais para fazer o diagnóstico dos principais problemas existentes ao longo do processo de gestão laboratorial. Essas métricas ajudam no processo de alinhamento das operações do laboratório com os seus objetivos. Nesse sentido, os resultados refletem a qualidade e a quantidade de exames que são realizados, o índice de satisfação e a eficiência dos processos, entre outros.
A partir das informações obtidas, é possível avaliar a evolução dos processos no decorrer do tempo e promover novas estratégias de acordo com as necessidades do laboratório — melhora no atendimento aos clientes, investimento em tecnologia, entre outras.

Quais são os indicadores de desempenho mais comuns em laboratórios?

Vamos apresentar os indicadores laboratoriais mais relevantes para o gerenciamento do estabelecimento. Continue acompanhando as informações a seguir para aprender mais sobre o assunto!

Porcentagem de exames em atraso

Após a realização de exames, a grande preocupação dos laboratórios deve ser entregá-los no prazo previsto. Esse fator influencia diretamente a satisfação e a fidelização dos pacientes e contribui para aumentar ou reduzir a competitividade do negócio diante do mercado. Para isso, a gestão do laboratório deve investir na eficiência e na inteligência de seus processos, automatizando atividades e controlando de perto a produtividade dos setores do pré ao pós analítico.

Índice de Satisfação

Os laboratórios devem fazer o possível para atender às necessidades e exigências dos seus pacientes. Uma boa forma de saber se os serviços agradam os clientes e identificar os pontos que precisam ser melhorados é por meio da realização de pesquisas de satisfação.

TAT — Performance de Processos

Indicador obrigatório na maior parte das normas de acreditação do setor da medicina diagnóstica. O TAT (Turn Around Time) permite avaliar a eficiência de cada área do laboratório, possibilitando verificar o tempo que cada exame levou nas diferentes etapas até a entrega do resultado ao paciente. Com essa análise, é viável identificar gargalos de produtividade e suas causas. Por exemplo, analisa-se o tempo de processamento de exames em cada equipamento e o tempo que ele levou até ser assinado e liberado.

Tempo de espera

Esse é um elemento fundamental que impacta diretamente a satisfação ou reprovação do laboratório perante os pacientes. Por isso, é importante ter atenção quanto aos horários de marcação de exames, quantidade de clientes atendidos e tempo de espera.

Recoleta

Em qualquer atividade, retrabalho indica alguma lacuna nos processos. No caso de laboratórios, uma evidência forte é a necessidade de recoletar amostras. Por isso, é necessário controlar de perto o percentual de recoleta e, sobretudo, monitorar as suas causas, que podem ser desde erros humanos, colaboradores com treinamento pouco efetivo até ineficiência de equipamentos ou erros de cadastro.

Quais são os benefícios do acompanhamento dos indicadores laboratoriais?

O acompanhamento de indicadores laboratoriais proporciona diversos benefícios para o estabelecimento de medicina diagnóstica. A medida auxilia na redução do tempo de atividade, já que erros e gargalos no fluxo de trabalho são mais rapidamente diagnosticados e corrigidos.
Os indicadores laboratoriais também favorecem a produtividade, pois proporcionam objetividade e eliminação de procedimentos desnecessários. As métricas de desempenho também contribuem na otimização de custos, basicamente porque há uma avaliação mais estruturada das despesas e a canalização de investimentos nos pontos de maior necessidade.
Os indicadores laboratoriais são ferramentas essenciais na gestão do estabelecimento, proporcionando condições para o aperfeiçoamento contínuo, a maximização da qualidade e a redução dos erros e do retrabalho. Contar com um sistema de gestão de laboratórios é essencial no controle de qualidade e no constante monitoramento dos indicadores. Uma solução informatizada permite gerenciar os KPIs com mais eficiência, precisão e velocidade, além de gerar contribuições em outras etapas do fluxo de trabalho.
A implantação de indicadores laboratoriais é essencial para garantir o sucesso das empresas de medicina diagnóstica. Nesse sentido, o uso da tecnologia pode ser um aliado. Uma maneira de adotar mecanismos automatizados e alcançar melhores resultados pode ser contratando a Shift. Somos uma empresa brasileira de tecnologia da informação para medicina diagnóstica e preventiva.
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