• 03 de Julho de 2020

 

A realização de exames é indispensável para chegar a diagnósticos precisos. Mas, para isso, esses exames precisam ter alta qualidade e precisão.

Afinal, o preparo inadequado dos pacientes, as eventuais falhas na identificação e cadastro, entre outros fatores, podem resultar em exames incorretos e tratamentos ineficientes, colocando em risco a saúde das pessoas e a credibilidade dos profissionais.

No texto que segue, você vai descobrir 4 cuidados necessários no atendimento que podem ajudar a garantir a segurança dos pacientes e assegurar a qualidade dos procedimentos em laboratório. Afinal, nosso compromisso é com a sua eficiência. Entenda!

1. Faça a validação dos dados do paciente

Para evitar falhas, realizar a validação dos dados do paciente de acordo com a requisição médica é muito importante. Você precisa de um cadastro completo, incluindo os dados pessoais e todas as recomendações do médico, por exemplo.

A melhor maneira de adotar essa iniciativa de maneira eficiente é por meio de um bom software. Nele, você consegue realizar o correto registro desses dados, além de diminuir fortemente a possibilidade de erros.

Assim, seus colaboradores poderão ter melhor controle das guias, realizar a integração com os convênios, incluir a autorização de pedidos online e padronizar o cadastro. Você será capaz de otimizar processos e garantir um atendimento muito mais eficiente.

2. Tome os cuidados necessários no atendimento ao preparar o paciente

Alguns procedimentos demandam preparos específicos que devem ser informados aos pacientes com certa antecedência. Fazer jejum, por exemplo, é um desses cuidados — que, quando não são observados, podem afetar de forma negativa o resultado dos exames.

Com a ajuda de aplicativos como o Onlife (ou até mesmo no site do laboratório), pacientes terão acesso a todas as informações do laboratório e exames, bem como ao seu histórico de resultados. Assim, eles terão fácil acesso aos procedimentos necessários para preparar cada exame e até mesmo fazer o seu pré-atendimento.

É importante ainda investir em treinamentos para que a equipe consiga lidar com eventuais objeções em relação ao preparo. Alguns exames podem ter seus resultados bastante comprometidos caso esse passo não seja observado, e isso afeta a própria saúde do cliente.

3. Tenha um guichê específico para receber amostras

O recebimento de amostras é uma tarefa delicada, tanto para o paciente quanto para o laboratório. Portanto, é importante redobrar os cuidados necessários no atendimento, a fim de garantir a qualidade da amostra.

Há diversos tipos de exames que são realizados a partir de amostras colhidas pelos próprios pacientes. Geralmente, elas são entregues com o pedido e processadas pelo atendente.

Nesse caso, é interessante que o laboratório adote um bom protocolo de recebimento de amostras externas. Vale dizer que um software de gestão pode conectar os dados do paciente à amostra recebida em um guichê especial e, a depender do cenário, exclusivo para esse fim.

Dessa maneira, quando for entregue, a amostra já é etiquetada com as referências do paciente e encaminhada para o processamento, sem intervalos. Com isso, as chances de erros e imprevistos diminuem consideravelmente.

4. Invista em um bom treinamento para os profissionais

Treinar sua equipe é essencial para um atendimento realmente de qualidade. Os profissionais devem ser capazes de lidar com situações fora do padrão, dar atenção a clientes e cumprir os protocolos, sob quaisquer circunstâncias.

Essas capacitações oferecem recursos aos colaboradores para que eles saibam qual seria a postura correta a adotar em casos de intercorrências. Também são convenientes para que os profissionais possam lidar melhor com acidentes e minimizar eventuais problemas que possam ocorrer.

É muito importante prestar atenção nos cuidados necessários no atendimento. Isso vai garantir maior qualidade para o laboratório clínico e evitar as falhas que possam comprometer anos de trabalho. Portanto, não hesite em buscar soluções tecnológicas e treinamentos! Esse tipo de investimento é crucial para seu laboratório.

Gostou deste conteúdo com sugestões para o aprimoramento do seu laboratório? Então, experimente ler também as dicas para fazer a verificação automatizada de exames laboratoriais.


imagem

Artigos relacionados

7 vantagens da automação laboratorial para aumentar a competitividade dos laboratórios

Conheça 7 vantagens da automação laboratorial e como aumentar a competitividade e a eficiência operacional dos laboratórios

Como realizar a integração de informações em laboratórios?

Como realizar a integração de informações em laboratórios? 12 de janeiro de 2022   A integração de informações oferece grandes benefícios tanto para os laboratórios quanto para os pacientes, desde que feita da forma certa. Para isso, é preciso escolher ferramentas de qualidade, sempre se atentando às demandas e às particularidades do seu negócio. Há […]

Veja como um software ajuda a gerar resultados laboratoriais

Veja como um software ajuda a gerar resultados laboratoriais 21 de setembro de 2021   Na busca por melhores resultados, muitos laboratórios vêm investindo em tecnologias de ponta e sistemas inovadores que podem ser grandes aliados do negócio, desde que seja feita a escolha das ferramentas adequadas. Um software de gestão integrada para laboratórios é […]

imagem

Destaques

Business Intelligence apoia melhorias em indicadores de desempenho no Lacmar

Controle de Qualidade Interno no contexto da RDC 786/23

Índice de adesão à RDC 786/23 cresce após consultoria da Shift

imagem

Assine a nossa newsletter?

Quer ficar por dentro das novidades sobre soluções em tecnologia para saúde? Cadastre-se na News da Shift e atualize-se periodicamente na caixa de entrada do seu e-mail.

Acompanhe a Shift nas redes sociais!