Como sua empresa pode se beneficiar com automação em um Centro de Diagnóstico?

  • 29 de maio de 2021

 

Fazer o laboratório crescer de forma sustentável e escalável demanda tecnologia robusta e estruturada, que garanta eficiência, confiabilidade e rastreabilidade para os processos. Isso pode ser um verdadeiro desafio, principalmente quando o software usado nos centros de medicina diagnóstica não consegue oferecer o respaldo adequado para a expansão do negócio.

Assim, uma plataforma pouco específica e não aderente às melhores práticas do mercado pode dificultar processos e ser um verdadeiro obstáculo para o crescimento otimização das rotinas. A automação em laboratório, quando suportada por um sistema de informação avançado e abrangente, proporciona condições para ganho de eficiência operacional, uma gestão mais assertiva e altos níveis de qualidade, o que naturalmente se reflete positivamente na experiência do paciente.

Podem ser colhidos grandes benefícios ao implementar uma solução de gestão para maior automação do centro de diagnóstico. Continue acompanhando para entender melhor as vantagens desse processo!

Como funciona a automação em laboratório?

A automação no laboratório se baseia em usar a tecnologia para alavancar o potencial da organização, promovendo integração, velocidade, capilaridade, autonomia e desempenho para o laboratório. A proposta, nesse contexto, sempre avança na direção de oferecer a máxima qualidade, segurança e eficiência de processos. O foco é fortalecer a estrutura do fluxo de trabalho, para que o paciente possa contar com um serviço ágil, preciso e completo.

Quais são os benefícios que a automação no laboratório proporciona?

A automação no laboratório gera diversas contribuições para tornar a fase analítica mais ágil, funcional e estruturada, além de facilitar uma comunicação clara e concisa entre setores e nas distintas etapas dos processos.

Erros operacionais, falhas de digitação e excesso de práticas manuais são responsáveis por um fluxo de trabalho moroso. A gestão se torna excessivamente descentralizada, baseada em planilhas dispersas ou por múltiplos sistemas que não se comunicam.

A automação de processos contribui para a agregação de valor aos serviços em saúde prestados pelo laboratório. Além disso, a medicina diagnóstica conta com uma grande carga de responsabilidade em relação aos equívocos. Afinal, um erro de resultado pode gerar um diagnóstico equivocado.

O interfaceamento laboratorial proporcionado pela automação possibilita ganhar produtividade, já que os procedimentos vão ser realizados de forma mais rápida, sem perda de desempenho.

Como o Shift Automação pode aumentar esses resultados?

O Shift Automação é uma solução bastante robusta para centros de medicina diagnóstica que desejam alcançar altos níveis de performance, segurança e qualidade no processamento de exames. Essa plataforma atua em conjunto com o Shift LIS, sistema de informação completo e integrado para cadastro e que propicia uma estrutura sólida para as atividades subsequentes no fluxo operacional.

Continue acompanhando, a seguir, para conhecer melhor as vantagens de implantar uma solução completa e que suporte toda a operação de um centro diagnóstico!

Integração robusta dos equipamentos do laboratório

O Shift Automação faz o interfaceamento entre o Shift LIS e os equipamentos do laboratório. Basicamente, poder contar com um único fornecedor que faça a integração entre as plataformas de cadastro e de gestão dos equipamentos laboratoriais gera rastreabilidade, segurança e agilidade, possibilitando um melhor controle de todas as etapas do processo analítico.

Assim, ele permite efetivar a validação diária do controle de qualidade, garantindo rapidez e segurança na análise e nos resultados do exame. A comunicação entre o sistema e os dispositivos tecnológicos é efetivada sem a necessidade de intervenção humana.

Com menos processos manuais, os equívocos são eliminados dos procedimentos. Sua equipe terá mais eficiência operacional no registro e na localização de amostras, pois o sistema organiza as atividades e agiliza essa tarefa. Nesse contexto, os colaboradores podem focar nas atividades-críticas e na realização das análises.

Certificação de qualidade

As soluções de gestão da Shift são desenvolvidas de acordo com os critérios das principais certificações de qualidade. Com sistemas que proporcionam escalabilidade, organização e maior controle da operação, o laboratório tem a oportunidade de estar coerente com as exigências de programas de qualidade. Mais de 80% dos clientes Shift têm pelo menos uma certificação ou acreditação de qualidade.

O módulo Shift Automação realiza a validação diária do controle de qualidade, com a finalidade de garantir que os equipamentos realizem os procedimentos e elevados padrões de segurança e assertividade. Para facilitar a visualização de resultados, ele utiliza os gráficos de Levey-Jennings e monitora se houve regras de Westgard infringidas. Assim, ele delimita normas para rejeição e bloqueio de resultados e faz registros de ações e causas.

Segurança no interfaceamento

O módulo Shift Automação possibilita a conexão com diversos equipamentos à mesma central de dados, de forma segura. Os resultados são classificados com flags e as validações são realizadas de fora automatizada, evitando erros humanos na operação. O módulo também oferece um mapa de armazenamento das amostras e fornece informações demográficas dos pacientes, observações de preparo e medicamentos em uso.

Eficiência Operacional

O módulo Shift Automação possibilita que múltiplos usuários utilizem um mesmo equipamento de forma simultânea. Na hematologia, ele fornece informações como a contagem do diferencial do sistema, possibilita a visualização dos gráficos e conta com critérios automatizados para a preparação de lâminas.

A automação em laboratório que oferecemos pelo módulo Shift Automação promove escalabilidade, produtividade, eficiência operacional, promoção de uma boa experiência do paciente, uma estrutura de gestão para auxiliar na tomada de decisão e apoio à qualidade para sempre otimizar o processo operacional.

Você gostou dos aprendizados adquiridos com este conteúdo? Aproveite e entre em contato com um especialista da Shift para conhecer mais sobre o Shift Automação!


imagem

Artigos relacionados

7 vantagens da automação laboratorial para aumentar a competitividade dos laboratórios

Conheça 7 vantagens da automação laboratorial e como aumentar a competitividade e a eficiência operacional dos laboratórios

Como realizar a integração de informações em laboratórios?

Como realizar a integração de informações em laboratórios? 12 de janeiro de 2022   A integração de informações oferece grandes benefícios tanto para os laboratórios quanto para os pacientes, desde que feita da forma certa. Para isso, é preciso escolher ferramentas de qualidade, sempre se atentando às demandas e às particularidades do seu negócio. Há […]

Veja como um software ajuda a gerar resultados laboratoriais

Veja como um software ajuda a gerar resultados laboratoriais 21 de setembro de 2021   Na busca por melhores resultados, muitos laboratórios vêm investindo em tecnologias de ponta e sistemas inovadores que podem ser grandes aliados do negócio, desde que seja feita a escolha das ferramentas adequadas. Um software de gestão integrada para laboratórios é […]

imagem

Destaques

Business Intelligence apoia melhorias em indicadores de desempenho no Lacmar

Controle de Qualidade Interno no contexto da RDC 786/23

Índice de adesão à RDC 786/23 cresce após consultoria da Shift

imagem

Assine a nossa newsletter?

Quer ficar por dentro das novidades sobre soluções em tecnologia para saúde? Cadastre-se na News da Shift e atualize-se periodicamente na caixa de entrada do seu e-mail.

Acompanhe a Shift nas redes sociais!