• 07 de Novembro de 2020

Independentemente do ramo de atuação, toda empresa deve buscar estratégias que ajudem a acompanhar as tendências de mercado para se manter sempre alinhada às novidades. Isso torna a análise de concorrência uma prática essencial para analisar a competitividade do laboratório e atuar na melhoria da eficiência operacional e da experiência do paciente, por exemplo.
Nessa perspectiva, vamos explicar o que é a análise de concorrência, como funciona e quais são as suas principais vantagens. Confira, ainda, como esse mecanismo pode ser útil e eficaz para agregar valores ao negócio e tornar os relacionamentos duradouros para conquistar e fidelizar mais pacientes.
[rock-convert-cta id=”3065″]

Afinal, o que é a análise de concorrência?

No universo corporativo, a análise de concorrência é um dos aspectos mais relevantes para o desenvolvimento dos negócios. De forma estratégica, pode-se prever o movimento futuro dos serviços prestados ao conhecer as práticas mais favoráveis à melhoria dos serviços. A gestão do laboratório pode se basear nos últimos dados estatísticos e, a partir dessas informações, avaliar as tendências para os próximos períodos.
Na prática, essa metodologia de análise permite avaliar o comportamento do consumidor e perceber os pontos que exigem a adoção de novas medidas. Independentemente do nicho de atuação, entender o comportamento do paciente e buscar formas de elevar o nível de satisfação dele com a marca é essencial.

Como ela funciona?

Em síntese, a análise de concorrência é um mecanismo que permite conhecer antecipadamente o comportamento do mercado, pois ajuda a compreender o que não deu certo no passado. Desse modo, a liderança pode utilizar novas alternativas para alcançar resultados mais promissores, aumentar a satisfação dos pacientes com os serviços e impulsionar o crescimento dos negócios.
Nesse sentido, a análise de concorrência tem se mostrado um excelente recurso para direcionar a gestão laboratorial para tomadas de decisão mais acertadas. Por meio dessa prática, é possível entender melhor o que o paciente aceita ou não, quesito essencial para estabelecer novas ações com vistas à sustentabilidade dos negócios.

Quais são as principais vantagens da análise de concorrência?

Um dos principais benefícios da análise de concorrência é a clara percepção das possibilidades de mudança. Essa metodologia permite compreender os melhores caminhos para atingir objetivos ao sugerir as práticas mais adequadas para conquistar e fidelizar mais pacientes.
Tendo isso em vista, listamos outras vantagens desse processo. Veja quais são:

  • avaliar as tendências do mercado;
  • conhecer as práticas que atendem a expectativa dos pacientes;
  • incorporar ideias ou processos inovadores que deram certo em outras empresas;
  • aperfeiçoar o atendimento, melhorar os próprios serviços e humanizar os procedimentos;
  • explorar o benchmarking, ou seja, avaliar como os concorrentes estão se destacando no mercado.

Portanto, a análise de concorrência é uma das melhores estratégias para perceber os pontos de melhoria e superar os problemas que mais desafiam a gestão. Em um cenário de incertezas econômicas, o uso desse recurso simboliza vantagens altamente competitivas em relação à incorporação de novas ideias e ao conhecimento das tendências de mercado.
Gostou deste conteúdo? Então, não perca tempo: aproveite a visita ao nosso site e saiba como superar a alta concorrência no laboratório!


imagem

Artigos relacionados

7 vantagens da automação laboratorial para aumentar a competitividade dos laboratórios

Conheça 7 vantagens da automação laboratorial e como aumentar a competitividade e a eficiência operacional dos laboratórios

Como realizar a integração de informações em laboratórios?

Como realizar a integração de informações em laboratórios? 12 de janeiro de 2022   A integração de informações oferece grandes benefícios tanto para os laboratórios quanto para os pacientes, desde que feita da forma certa. Para isso, é preciso escolher ferramentas de qualidade, sempre se atentando às demandas e às particularidades do seu negócio. Há […]

Veja como um software ajuda a gerar resultados laboratoriais

Veja como um software ajuda a gerar resultados laboratoriais 21 de setembro de 2021   Na busca por melhores resultados, muitos laboratórios vêm investindo em tecnologias de ponta e sistemas inovadores que podem ser grandes aliados do negócio, desde que seja feita a escolha das ferramentas adequadas. Um software de gestão integrada para laboratórios é […]

imagem

Destaques

Business Intelligence apoia melhorias em indicadores de desempenho no Lacmar

Controle de Qualidade Interno no contexto da RDC 786/23

Índice de adesão à RDC 786/23 cresce após consultoria da Shift

imagem

Assine a nossa newsletter?

Quer ficar por dentro das novidades sobre soluções em tecnologia para saúde? Cadastre-se na News da Shift e atualize-se periodicamente na caixa de entrada do seu e-mail.

Acompanhe a Shift nas redes sociais!