• 30 de Dezembro de 2019

 

Superar a alta concorrência no laboratório é considerado um desafio para muitos gestores. Mesmo na área da medicina diagnóstica, é possível observarmos que há um público bem informado e que analisa criteriosamente quais são os melhores estabelecimentos, verificando alguns aspectos, como confiabilidade, atendimento e agilidade.

Entender que estratégias melhoram a percepção do público em relação ao seu laboratório é um fator essencial para driblar os concorrentes e destacar-se no mercado.

Pensando nisso, selecionamos algumas sugestões para você garantir um melhor desempenho e ter um retorno do público mais satisfatório. Continue a leitura!

Faça uma análise de mercado

A análise de mercado é um dos primeiros passos para implementar ações em seu laboratório que geram mais credibilidade perante o público. Fazer isso ajuda a entender o cenário externo e como ele está impactando o seu desempenho. Dessa forma, é essencial identificar quais são as ameaças e fraquezas pertinentes ao seu estabelecimento, pois isso fornecerá uma base sólida nas próximas decisões.

Existem várias ferramentas que auxiliam a fazer essa análise com precisão e segurança. É possível recorrer a softwares e sistemas que coletam dados atualizados sobre o contexto do mercado e abordam uma série de questões relevantes para o laboratório, como necessidades do público, número de médicos e hospitais na região, serviços mais procurados e a concorrência perto de sua localização.

Outra sugestão que fornece informações úteis é a análise SWOT. Nessa estratégia, você verifica a fundo quais são as fraquezas, as forças, as ameaças e as oportunidades encontradas em seu estabelecimento. É uma alternativa para diagnosticar falhas e identificar possíveis soluções no laboratório, avaliando com cautela os principais pontos da gestão.

Tenha um planejamento estratégico

O planejamento estratégico melhora a performance frente a concorrência, pois os gestores analisam com antecedência quais são os riscos e oportunidades que podem surgir ao longo do caminho. Dessa forma, o laboratório estará mais preparado para qualquer situação que surgir, superando os obstáculos e aproveitando as chances de crescimento.

Portanto, o planejamento é uma ferramenta que ajuda a aperfeiçoar suas ações de acordo com as necessidades do estabelecimento, o que diminui os riscos financeiros e demais prejuízos que podem ser causados ao estabelecimento por causa de uma gestão inadequada.

Redesenhe a proposta de valor

Você já pensou em outras formas de atender ao paciente que talvez gerem melhores resultados para o laboratório? Em alguns casos, redesenhar a proposta de valor e mudar processos da rotina aumenta o potencial em oferecer um serviço de qualidade e com eficiência.

Logo, uma proposta de valor bem-sucedida precisa estar alinhada às necessidades do público, levando em conta a forma como ele deseja ser atendido em todas as etapas. Assim, quando você consegue entender o que o paciente espera, fica mais fácil colocar-se no lugar dele e fazer mudanças que atinjam as suas expectativas.

Utilize mecanismos que o auxiliem a reunir informações relevantes sobre o perfil do público e, com base nisso, crie estratégias mais eficazes para garantir a satisfação daqueles que utilizam seus serviços.

Melhore os indicadores do laboratório

Os indicadores de desempenho são fundamentais para planejar ações mais certeiras e de acordo com o desempenho obtido pelo seu laboratório em períodos anteriores. Se você quer superar a concorrência e alcançar resultados mais satisfatórios, é essencial utilizar todos os recursos que tem disponível a seu favor, inclusive os indicadores.

Além disso, aprimore a forma como os indicadores são utilizados e busque focar o uso dos recursos que mais se encaixam em sua necessidade. Por isso, selecione quais são as métricas mais adequadas para o estabelecimento e crie um planejamento eficiente de monitoramento desses resultados, pois, fazendo isso, você conseguirá implementar estratégias de melhoria frequentemente, o que potencializa a performance do laboratório.

Implemente a tecnologia

O uso da tecnologia tem avançado cada vez mais e isso também é visível quando falamos na implementação de softwares e demais ferramentas na área da saúde. Em laboratórios, não seria diferente, já que há uma série de recursos que podem ser úteis na otimização de processos do dia a dia e que irão proporcionar uma melhor experiência para o paciente e maior eficiência operacional.

Com o software correto, você garante mais agilidade no atendimento ao paciente e também no processamento de exames, por exemplo. Os recursos tecnológicos podem ser usados de diversas maneiras e otimizam o tempo dos colaboradores e, também, dos pacientes, o que se torna um diferencial em relação a seus concorrentes, principalmente, quando as ferramentas são direcionadas para a satisfação e o bem-estar do público.

Ofereça uma experiência positiva ao paciente

Para garantir uma experiência positiva ao cliente, prezar por uma assistência humanizada direcionado é fundamental em qualquer setor do mercado, como o da saúde. Caso contrário, as chances de não superar a concorrência são altas, já que esse é um fator bastante observado por pacientes ao escolherem em qual laboratório realizarão o exame.

Treine sua equipe para fornecer o melhor suporte possível, sendo cordial e solícita quando as pessoas precisarem de alguma informação ou procedimento.

Lembre-se de que a experiência do paciente também se estende para além do espaço presencial, ou seja, em todos os outros canais de contato, mantenha uma comunicação humanizada e próxima do paciente. Portanto, seja por e-mail, seja por ligação telefônica, seja pelas redes sociais, crie um padrão para atender a todos com rapidez e cordialidade.

Invista em tecnologia para manter uma comunicação rápida e de qualidade com o público. Isso pode ser feito utilizando plataformas digitais, mídias ou, ainda, aplicativos em que o próprio paciente consiga acessar as informações que precisa e também entrar em contato com o laboratório se necessário.

Padronize os processos

Manter uma padronização dos processos é importante se você deseja ter mais agilidade na rotina de atividades do laboratório. Quando não há uma organização nesse sentido, é possível haver falhas que comprometam a credibilidade do local perante os pacientes, como dois agendamentos em um mesmo horário, mais de uma ligação de confirmação e por aí vai.

Por isso, é tão importante criar um padrão para os principais processos do laboratório e promover um treinamento adequado, o que certifica que os colaboradores têm conhecimento sobre o funcionamento dessa padronização.

É claro que isso não elimina completamente eventuais ruídos na comunicação ou equívocos na rotina do laboratório, mas a tendência é diminuir esses casos e garantir um ambiente de trabalho menos suscetível a falhas.

Além de transmitirem seriedade e organização ao público, os processos serão melhores e, consequentemente, os resultados associados à satisfação dos pacientes também serão mais positivos.

Mesmo com a alta concorrência no laboratório, é possível se destacar por meio de algumas estratégias certeiras, como a análise de dados e a padronização de processos. Além disso, gerenciar a equipe é fundamental na hora de garantir o funcionamento de todos esses fatores citados. Portanto, promova palestras, treinamentos e capacitações que ajudem a aumentar o conhecimento dos colaboradores.

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