Economia é possível com tecnologia

Atualmente, qualquer investimento em automação laboratorial – desde que devidamente planejada e eficientemente implantada – é revertido em economia rapidamente. Resultados de exames que antes eram impressos em papel, hoje são apresentados na tela do computador do próprio paciente. A utilização de código de barras nas amostras e de equipamentos interfaceados eliminam planilhas e tempo de funcionários. Processos automatizados permitem identificar e corrigir possíveis falhas, evitando retrabalhos.

“É até difícil mensurar o impacto da tecnologia na economia de um laboratório”, comenta Héverton Alexandre Francischi, analista de Suporte e Implantação da Shift, uma das marcas mais conhecidas no mercado de soluções tecnológicas para laboratórios clínicos. O analista comenta que, para cada despesa diretamente eliminada pela tecnologia, existem outras indiretas que muitas vezes não são imediatamente percebidas. Se um laboratório utiliza o sistema de acesso de resultados via internet, por exemplo, é fácil perceber a redução nas despesas com papel e impressão. Mas o fato de o paciente não voltar ao laboratório para pegar o exame gera outras economias, “que vão desde o cafezinho até o estacionamento, passando pelo tempo de atendimento dos funcionários”, explica Francischi. “Sem contar a economia de tempo e dinheiro do próprio paciente, que não precisa voltar ao laboratório”, acrescenta Mário Julio Novais, gerente comercial da Shift, argumentando sobre o incremento que o sistema oferece para a plena satisfação do cliente.

Praticamente em todo o processo produtivo a tecnologia pode eliminar despesas operacionais. Se o laboratório possui um sistema de interfaceamento dos equipamentos com o LIS, é possível eliminar planilhas, cadernos de controle e mão-de-obra com a utilização de código de barras nas amostras. Esse sistema possibilita a total rastreabilidade da amostra o que, por sua vez, permite a identificação de possíveis gargalos produtivos e o monitoramento do número de re-coletas e seus motivos, gerando indicadores preciosos para a tomada de decisão no sentido de diminuir a incidência desses problemas.

“Essencialmente, uma das funções da tecnologia é eliminar o desperdício para aumentar a rentabilidade”, comenta Novais. O comentário tem fundamento. Todos os relatórios emitidos pelos sistemas da Shift podem ser visualizados em tela, sem a necessidade de impressão. Muitos relatórios oferecem apresentação em forma de gráficos, para facilitar ainda mais a análise.

Newsletter



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *