Descubra a importância da integração de sistemas no laboratório

Você sabe o que é integração de sistemas para laboratório? Embora muitos gestores pensem em ferramentas tecnológicas apenas como mais um custo, na verdade, são oportunidades para que o laboratório consiga se diferenciar na agilidade de atendimento e até mesmo diminuir a quantidade de glosas.

Neste texto, mostraremos o que significa integrar sistemas e processos e qual é o objetivo e a importância para laboratórios de análises clínicas. Boa leitura!

O que significa integrar sistemas e processos?

Conseguir aumentar a produtividade e a qualidade dos processos, conseguindo reduzir os custos da operação, é um dos maiores obstáculos na maioria dos laboratórios. O erro humano pode impactar significativamente na qualidade dos serviços e na rentabilidade que o laboratório tem.

Com isso, é gerado o “tempo morto”, ou tempo perdido, que acontece quando os colaboradores estão em tarefas ou processos improdutivos que diminuem a eficiência do laboratório.

A automação dos processos faz com que o rendimento de toda a equipe seja maximizado e com que existam menos pontos de erro. Isso acontece em grande escala quando há várias etapas manuais que requerem repetições diariamente.

Dessa forma, a automação consegue fazer com que vários sistemas possam ser acessados em conjunto para aumentar a produtividade e diminuir os erros.

Qual o objetivo?

Com a integração de sistemas, é possível uma troca automática e segura entre as informações de sistemas de gestão de laboratórios e com outros sistemas externos. Como existirão menos informações trabalhadas com processos manuais, a gestão terá menos dores de cabeça.

Além disso, a integração com diversos tipos de sistema faz com que seja possível fazer mais operações em menos tempo. É viável integrar com operadoras, hospitais, laboratórios de apoio e NFe — sempre, é claro, garantindo que a troca de informações possa ser feita com rastreabilidade e segurança.

Qual a importância?

Conseguir integrar os sistemas tem várias vantagens para seu negócio. Confira, agora, as principais.

Reduz erros de cadastro e glosas

Os erros são alguns dos principais motivos para que seja necessário fazer o retrabalho ou mesmo demorar no atendimento ao paciente. Além disso, também são vilões quando o assunto é glosas.

As glosas são faturamentos que não são recebidos ou são recusados por algum tipo de problema na comunicação entre a instituição e os convênios. Um dos principais motivos para isso é ter dados que não batem com os encontrados nos registros dos planos de saúde. Além disso, preenchimentos incorretos, erros de digitação ou de cálculo podem gerar glosas.

Com sistemas integrados, a chance de acontecer erros é menor, já que os processos serão mais automatizados, garantindo a eficácia do processo de autorização.

Simplifica e agiliza processos

A maior parte dos processos manuais pode ser simplificada com a integração de sistemas, já que não será necessário registrar duas vezes, em sistemas diferentes, uma mesma informação. Assim, vários processos podem ser efetuados de forma rápida e segura.

Eleva a produtividade

Dessa forma, os colaboradores poderão fazer mais processos em menos horas, uma vez que menos tempo será necessário. Com isso, a instituição poderá gerenciar seus recursos para aumentar os serviços oferecidos aos pacientes.

De acordo com os números da Shift, os clientes que utilizam integração no atendimento aos pacientes conseguem reduzir em até 4 vezes o tempo de atendimento. Isso significa que uma recepcionista que atende 1 paciente em determinado período poderá atender 4 no mesmo tempo.

Assim, as tarefas serão feitas com mais agilidade e conforto para os pacientes, gerando menos insatisfação com o tempo de espera. Tudo isso com maior qualidade, já que os erros serão diminuídos, minimizando as glosas.

Agiliza o atendimento

Processos integrados e automáticos fazem com que o atendimento ao consumidor seja realizado mais rapidamente. Com menos erros e entradas manuais, tudo fica mais rápido e o paciente sente que o laboratório atende de forma mais célere que a concorrência.

A integração de sistemas é uma forma de conseguir segurança e rastreabilidade na troca de informações entre sistemas. Ou seja, não há riscos para o laboratório. Juntam-se a isso a praticidade e a otimização do tempo. O resultado é composto de processos que podem ajudar na geração e na garantia de receitas para o laboratório.

Ficou interessado nessa solução? Então, entre em contato agora mesmo conosco e tire todas as suas dúvidas. Esperamos por você!

Newsletter



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *