Custos: Como controlar e transformá-los em novos investimentos no Laboratório

A gestão de custos no laboratório pode trazer fôlego para realizar investimentos importantes e que muitas vezes não acontecem por altos custos operacionais, onde a falta de visão global de processos e o grande esforço no controle manual de atividades rotineiras provocam retrabalho e falhas na gestão.

É muito comum que problemas financeiros no laboratório sejam decorrentes da falta de planejamentoorganização e controle da gestão administrativa, onde se inclui não apenas o setor financeiro, como o faturamento, estoque e compras.

No entanto, por meio de indicadores e processos inteligentes, é possível atuar na saúde econômica e financeira do laboratório e tomar decisões sustentadas, com maior controle sob a performance da empresa.

Conheça algumas dicas para manter uma gestão financeira eficiente do laboratório onde, através do Shift Controller, as rotinas e os dados gerados podem ser transformados em informações estratégicas para a organização.

 1. Fluxo de caixa: esteja sempre informado

A falta de controle financeiro pode afetar negativamente a liquidez e os resultados operacionais do laboratório. Por isso é importante acompanhar diariamente todas as movimentações, registrando todas as entradas e saídas de recursos e apurando o saldo disponível.

O fluxo de caixa é também um instrumento que projeta os movimentos financeiros futuros, o que permite antever cenários e antecipar-se a possíveis situações.

Como o Shift Controller pode ajudar: Os gestores podem configurar o sistema para o recebimento de um boletim diário com informações da situação financeira do laboratório, como o saldo, movimentação e lançamentos futuros. Para além disso, é ainda possível ter uma projeção das receitas oriundas do faturamento.

 2. Gerencie as compras e o estoque

Manter o estoque em níveis compatíveis com o volume de insumos necessários no laboratório, evitando excessos de compras e desperdício, é uma gestão fundamental para reduzir gastos e trazer mais eficiência ao setor administrativo.

Como o Shift Controller pode ajudarÉ possível criar hierarquia de aprovação de compras, cronograma de pedidos e até mesmo sugestão de compras de acordo com o histórico do consumo das diferentes classes de itens. Aliado a isso, a integração com fornecedores permite uma compra direta do sistema.

No estoque, é possível fazer o controle de lotes – garantindo a rastreabilidade na organização – restringir o consumo de acordo com o centro de custo, calcular mínimos e máximos e controlar os empréstimos que acontecem entre unidades do laboratório.

 3. Integre o setor financeiro com o faturamento

Grande parte das receitas do laboratório clínico são provenientes do faturamento, o que faz com que mereça um controle rigoroso, muito devido às glosas geradas pelo não recebimento por parte dos planos de saúde.

Por isso, a integração do faturamento com a área financeira é fundamental o laboratório, pois irá permitir excelência e agilidade na gestão de receitas e despesas.

Como o Shift Controller pode ajudar: Otimização da comunicação entre os dois setores, promovendo maior eficiência entre as áreas, onde é possível evitar por exemplo a perda de controle de valores faturados e não recebidos – automaticamente, quando o convênio efetua determinado pagamento, o faturamento recebe um relatório da área financeira.

4. Saiba o resultado dos setores do laboratório

Ter a gestão do laboratório por centros de custo possibilita uma avaliação financeira completa e rápida de toda a empresa, o que permite identificar mais facilmente pontos onde é possível otimizar a operação do laboratório.

Como o Shift Controller pode ajudar: É possível fazer a gestão de despesas e receitas de acordo com a estrutura de centro de custos definida, o que irá permitir conhecer o resultado de cada setor do laboratório, permitindo gerir as áreas com assertividade.

5. Relatórios gerenciais: transforme dados em informações estratégicas

Analisar estrategicamente relatórios gerenciais permite acompanhar periodicamente os indicadores e os números do laboratório.

Essa análise permitirá não apenas saber a lucratividade e rentabilidade da empresa, como também orientar a operação para atingir metas e seguir o plano de crescimento.

Como o Shift Controller pode ajudar: O sistema conta com relatórios e estatísticas pré-definidos, permitindo também uma análise de acordo com a necessidade do laboratório, tornando a inteligência da corporação muito mais efetiva.

Saiba indicadores de resultados por posto de coleta, despesas por centros de custo, relatórios de valores faturados e recebidos, entre outros.

Newsletter



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *