Conheça as vantagens da automação laboratorial

A automação laboratorial, hoje em dia, é indispensável aos laboratórios de análises clínicas e garante um trabalho mais ágil, produtivo, com mais qualidade e segurança para os pacientes. Trata-se da utilização de mecanismos tecnológicos para desempenhar as atividades da fase analítica com mais eficiência.

Para isso, é preciso contar com um bom sistema de gestão, que tenha uma plataforma segura, única, integrada aos autômatos do laboratório e fácil de ser utilizada pelos colaboradores. Além disso, o software precisa permitir o controle e a rastreabilidade total de todas as etapas do processo analítico.

Veja, a seguir, as principais vantagens que você terá ao investir na automação laboratorial!

Aumento da produtividade

A automação faz com que haja aumento da produtividade no laboratório, o que garante um tempo menor para a entrega dos exames. Isso é muito importante para os pacientes, uma vez que há mais agilidade na entrega de laudos, apoiando, assim, o diagnóstico.

Além disso, tal ganho permite que o laboratório se mantenha competitivo e, desse modo, possa fidelizar pacientes que, hoje, buscam agilidade nos serviços, o que aumenta a sua lucratividade em médio e longo prazos.

Total Controle de Qualidade

A validação diária do controle de qualidade para preservar sempre o funcionamento de todos os equipamentos garante os mais elevados níveis de segurança e precisão. Ademais, proporciona melhor visualização dos resultados de controle por meio de Gráficos de Levey-Jennings, bem como monitora as regras de Westgard infringidas, define regras de rejeição e bloqueio de resultados de pacientes e efetua registros de causas e ações. Isso gera muita segurança nos resultados e para o paciente, trazendo agilidade e eficiência para a fase analítica.

Redução de custos

A automação laboratorial fará com que ocorra um interfaceamento entre os equipamentos do laboratório e o sistema de informação laboratorial. Com a aplicação da automação laboratorial, os recursos utilizados no laboratório serão empregados de forma mais otimizada, eliminando tarefas manuais e realizando processos de verificação de resultados de forma automatizada. Tudo isso fará com que os custos sejam reduzidos.

Eliminação de erros

Quando registros são feitos de forma manual, é comum que erros humanos aconteçam e possam causar consequências graves para as empresas e, no segmento laboratorial, também para os pacientes.

Ao utilizar um sistema para a automação de equipamentos, o retrabalho e a possibilidade de erros são quase nulos. Além disso, há um aumento da produtividade, redução de custos e repetições dos exames. Isso também é benéfico para os pacientes, uma vez que eles receberão resultados mais rápidos e confiáveis.

Essas são algumas das principais vantagens da automação laboratorial. Ao adquirir um sistema, como o Shift LIS, portanto, você terá todas essas vantagens à sua disposição.

Ficou interessado e quer contar com toda essa tecnologia no seu laboratório? Então, entre em contato conosco agora e garanta o sistema Shift!

Newsletter



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *