Confira 4 dicas sobre como fazer um bom marketing para laboratório

Saber como divulgar serviços e produtos sempre foi determinante para manter a visibilidade e a competitividade no mercado. No ramo da saúde, isso não é diferente, por isso, é igualmente importante entender como direcionar um bom marketing para laboratório e atrair mais pacientes.

Nesse cenário, torna-se necessário que as empresas assumam uma postura mais estratégica para se destacar, atrair e fidelizar o público. Pensando nisso, selecionamos 4 dicas de como realizar esse marketing de forma eficaz. Continue a leitura!

1. Esteja presente nas redes sociais

A presença constante nas redes sociais é muito relevante para a interação das empresas de saúde com seus clientes, uma vez que constitui uma forma de aproximação e criação de vínculos.

As pessoas estão conectadas o tempo todo e, dessa forma, as oportunidades de construir autoridade postando dicas de saúde e assuntos afins estreitam esse relacionamento. É uma chance de que o seu laboratório dispõe para despertar o interesse do público em seguir a sua página na internet, ajudando ainda mais a ganhar visibilidade por meio da tática certa.

2. Adeque a estratégia ao seu público

Considerando as tendências do atual mercado, o segredo para alcançar visibilidade e sucesso está atrelado a uma estratégia apropriada e alinhada ao seu público.

Partindo desse ponto, além das redes sociais, busque apoio em mecanismos de busca, e-mail marketing, sites, blogs com publicações de interesse geral, cuidados preventivos para uma vida mais saudável, inovações na área de saúde, procedimentos novos e assuntos diversos relacionados a esses e que sirvam para chamar a atenção dos clientes, reforçando a interatividade.

É interessante, ainda, manter um site ou aplicativo com atendimento e informações disponíveis para que os usuários esclareçam suas dúvidas e até agilizem alguns procedimentos, como agendamento de exames, consulta de resultados e outras providências práticas. Esses cuidados com o público tendem a melhorar a qualidade da percepção das pessoas, levando-as a utilizar cada vez mais os serviços da sua empresa.

3. Ofereça um atendimento diferenciado

No interior do seu laboratório, o suporte oferecido deve proporcionar conforto, atenção e bem-estar aos pacientes, antes mesmo do atendimento propriamente dito. Sendo assim, treine muito bem os recepcionistas e demais colaboradores para que eles sejam corteses, simpáticos e demonstrem preocupação genuína com as pessoas.

Além disso, lembretes por meio de aplicativos e outras soluções, antes e após a realização dos exames, ajudam a fortalecer um vínculo mais humanizado.

4. Analise as melhores formas de divulgar os seus serviços

Para entender como divulgar os seus serviços da melhor maneira, é importante descobrir quem é o seu cliente e de que forma ele interage com o laboratório. Importa saber se ele reproduz os mesmos hábitos da população e quais são suas preocupações e dores.

Observe as pessoas individualmente e perceba onde o seu público está — Facebook, LinkedIn ou Instagram. Assim, mantenha um perfil em todas essas plataformas, usando a linguagem adequada a cada uma.

A partir daí, analise o número de usuários reagindo às postagens, às suas curtidas, aos compartilhamentos e aos comentários. Isso servirá como um termômetro para ofertar o conteúdo com maior valor para os clientes.

Além dessas medidas, é interessante utilizar os dados fornecidos pelos sistemas de informação da empresa, como: dados demográficos/perfil do paciente e fluxo das pessoas no laboratório, ou seja, o período em que os clientes não retornam para agendar exames. Tudo isso auxilia na tomada de decisão para uma boa estratégia.

Considerando o ramo de atuação dos laboratórios, é sempre conveniente ressaltar a importância da observação das normas contidas no código de ética profissional. Esses serviços não podem transmitir um viés mercantilista e devem ter cautela com o uso de determinadas expressões, evitando propagandas exageradas e sensacionalistas.

Durante a criação da estratégia de marketing para o laboratório, a publicidade deve manter um caráter informativo, divulgando um conhecimento devidamente comprovado e aceito pela comunidade científica. Igualmente, é vedado o uso de fotografias de pacientes, mesmo que consentido, a fim de divulgar um material promocional.

O marketing para laboratório pode e deve ser empregado usando as mesmas estratégias que outras empresas de diferentes segmentos utilizam. É preciso apenas tomar cuidados especiais quanto às limitações éticas específicas inerentes ao ramo da saúde.

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