Como melhorar o atendimento no laboratório? Nós podemos ajudar!

Há uma estimativa de que 70% dos erros laboratoriais ocorrem na fase pré-analítica, ou seja, têm relação com o atendimento no laboratório. É por esse motivo que os gerentes da área precisam investir nesse setor, para que, assim, possam evitar as falhas e ganhar em potencial competitivo, além de ter mais produtividade.

Neste post, vamos falar sobre a importância de investir no atendimento ao público e na experiência do paciente nos laboratórios. Também falaremos sobre o Onlife, uma solução que pode fazer a diferença nesse tipo de estabelecimento.

Siga conosco e fique bem informado sobre o assunto!

Por que investir em atendimento no laboratório?

Cada vez mais, as empresas investem em processos internos, para que tenham mais qualidade e eficiência operacional. Assim sendo, por meio de soluções tecnológicas, é possível ser menos operacional e mais estratégico, investindo realmente em melhorias tanto para o laboratório quanto para os pacientes.

Todos esses processos devem ser feitos considerando a importância da percepção dos pacientes. Hoje em dia, os clientes de laboratórios têm um perfil diferenciado, muito mais empoderado e conectado. De tal forma, exigem um atendimento mais humanizado, ágil e personalizado.

Os pacientes querem fazer parte do processo e, para isso, é preciso melhorar a experiência que eles têm no estabelecimento. O atendimento, nesse sentido, é um ponto importante, pelo fato de que é o momento em que o cliente tem um primeiro contato com o laboratório.

É durante o atendimento que o paciente tira dúvidas, recebe orientações sobre os procedimentos que realizará, entre outros. Desse modo, é essencial investir na satisfação do paciente, para que ele enxergue o laboratório como uma empresa que tem qualidade.

O que é Onlife?

O Onlife é um aplicativo desenvolvido pela Shift, que tem o objetivo de gerar uma melhor experiência para os pacientes enquanto eles estiverem utilizando os serviços de um laboratório de análises clínicas. Ele acompanha os clientes desde o pré-agendamento dos exames até a consulta dos resultados.

Por meio do app, é possível consultar todo o histórico do atendimento no laboratório, fazer download de laudos e, até mesmo, compartilhar os documentos, com os médicos que solicitaram o exame, por exemplo.

De maneira geral, podemos dizer que o Onlife é uma solução que prevê suportar o processo de integração do laboratório com o paciente, permitindo dar previsibilidade, uma vez que haverá um agendamento antecipado das informações.

Funciona da seguinte forma: o paciente faz um pré-agendamento, indicando especificações, como a sua idade, se a coleta será domiciliar, o número da carteirinha do convênio, os documentos pessoais, os pedidos médicos, entre outros. Assim, o aplicativo se munirá com essas informações, para que o laboratório forneça um atendimento com maior foco no paciente.

Todas essas informações farão com que os atendentes tenham mais tranquilidade para preencher guias e decifrar exames, diminuindo erros e agilizando o atendimento.

Além disso, o Onlife também possibilita que os laboratórios recebam feedbacks dos pacientes, por meio de uma pesquisa de satisfação. Utilizando um formulário, os clientes pontuam o atendimento que tiveram, desde o momento em que fizeram o primeiro contato com o laboratório até a retirada dos exames, seja de forma presencial, seja na plataforma web.

Quais são os principais recursos do Onlife?

O Onlife oferece diversos recursos e diferenciais para que se possa melhorar o atendimento no laboratório. Os principais deles são os a e seguir relacionados. Veja!

Integração com o Shift LIS

O Onlife é integrado com o Shift LIS, uma já conhecida solução para laboratórios, desenvolvida pela Shift. Desse modo, todas as informações sobre o paciente e os exames que ele realizou são sincronizadas. Isso faz com que a equipe do laboratório ganhe tempo, uma vez que não é preciso redigitá-las.

A integração também acontece quando comunicados precisam ser enviados ao paciente. Se for necessário fazer uma repetição na coleta, por exemplo, a informação é lançada no Shift LIS e o paciente recebe uma notificação no Onlife. Isso elimina a necessidade de um atendente entrar em contato com o cliente por telefone ou mensagem para fazer a comunicação.

Há, ainda, uma outra forma de integração, que envolve o pré-agendamento. Todas as informações já são disponibilizadas de forma estruturada dentro do Shift LIS e, à medida que vão sendo modificadas, e os agendamentos, realizados, o paciente recebe notificações no aplicativo.

Acesso ao histórico de resultados

Com o Onlife, o paciente tem acesso a todo o seu histórico de laudos e resultados dos exames. Isso é muito importante para quem está fazendo tratamentos médicos e precisa acompanhar a evolução do quadro clínico.

A possibilidade de compartilhamento também possibilita que esse histórico seja compartilhado com o profissional com quem o paciente está se consultando.

Recebimento de instruções de preparo

Quando o pré-agendamento acontece, o paciente recebe, juntamente à confirmação da consulta, todas as instruções de preparo, de acordo com os exames que ele realizará. Também é enviado um orçamento prévio.

Por que apostar na Shift?

Atender o paciente com eficiência não acontece apenas no momento de interação, mas, sim, em toda trajetória desenvolvida. Nesse caso, é importante contar com uma solução que permita ao laboratório cumprir prazos, antecipar entregas e dar feedback de forma rápida, por meio da plataforma Onlife.

Com as soluções Shift, os laudos dos exames podem ser enviados aos médicos com segurança, confiabilidade e qualidade. Isso facilitará os procedimentos para o paciente e também gerará agilidade para que os profissionais da medicina sejam mais ágeis ao propor tratamentos. Além disso, podemos destacar alguns de nossos principais diferenciais:

  • flexibilidade na personalização do produto, de acordo com a necessidade de cada laboratório;
  • atendimento às exigências dos principais programas de acreditação;
  • nível de integração das áreas do laboratório;
  • rastreabilidade total em todas as etapas dos processos;
  • informações sempre disponíveis e de fácil acesso, em qualquer local.

Gostou de saber como a Shift, por meio da plataforma Onlife, pode ajudar a melhorar o atendimento no laboratório? Então, não deixe de contar com essa ferramenta inovadora e revolucionar o seu negócio.

Entre em contato conosco agora mesmo e solicite um orçamento. Para nós, será uma satisfação contribuir para a implementação de melhorias no seu negócio.

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