Clientes Shift recebem consultoria para usufruir de todo potencial das soluções

O fechamento de um contrato sempre traz consigo muita expectativa. É comum nos questionarmos se fizemos a melhor compra, se o produto escolhido realmente é adequado para o uso que faremos, entre outras indagações. Por isso, quando um cliente fecha contrato com a Shift, o processo para implantação começa instantaneamente, o que diminui a ansiedade do novo cliente e dá a certeza de que ele fez a melhor escolha.

Segundo o gerente de Implantação da Shift, Alexandre Calegari, assim que o contrato é assinado, uma reunião entre o departamento comercial e o departamento de implantação é realizada.

“Coletamos as informações sobre os produtos e serviços adquiridos, as características do laboratório, as expectativas etc. Com base nessas informações, definimos a equipe e o líder da implantação que fará todo o planejamento do projeto utilizando as técnicas de Gestão de Projetos baseado no PMI (instituição sem fins lucrativos que formula padrões internacionais na gestão de projetos)”, conta.

Processo ágil

O primeiro passo é a montagem do banco de dados. “Essa primeira etapa é fundamental, pois garante que o sistema chegue ao cliente com as características desejadas”, explica Calegari. “Nós ficamos responsáveis por incluir todas as informações no novo banco de dados, o que agiliza o processo nessa etapa”.

Atenção especial

Durante essa etapa inicial, o cliente tem um contato constante com o líder de implantação, que, inclusive, realiza uma visita inicial ao cliente para elucidação das dúvidas e adequação de cronograma, infraestrutura e eventuais especificidades.

Após a conferência e checagem total do banco de dados e infraestrutura, uma equipe de implantação é deslocada ao laboratório, onde se inicia a implantação “in loco”, o que inclui capacitações de colaboradores, adequações de fluxo, reorganização de processos etc.

“É uma interação muito dinâmica e constante entre a equipe Shift e a equipe do Laboratório, em que diversas oportunidades de melhorias no fluxo do laboratório são implantadas”, afirma João Henrique, analista de Implantação da Shift.

Acompanhamento completo

Todo esse processo é supervisionado pelo cliente e pela Shift por meio de status-reports periódicos. Dessa forma, todos se envolvem no processo e ajudam no cumprimento dos prazos.

Quando os responsáveis pela implantação voltam à Shift, um relatório sobre todo o processo é disponibilizado para a equipe de suporte, o que permite o atendimento remoto pós-implantação.

Depois disso, o cliente recebe a visita de um analista da área de Suporte para acompanhar e documentar as características do laboratório, “o que gera um grande aumento na qualidade dos chamados técnicos, afinal, o analista irá conviver com o cliente por uma semana e quanto retorna a empresa, repassa as informações a todos da equipe”, finaliza o gerente da área Rodrigo Altemar.

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