Como o Bom Pastor Laboratório Clínico aprimorou o fluxo laboratorial de suas unidades

Todas as mudanças vividas nas últimas décadas no cotidiano das pessoas, bem como no desenvolvimento tecnológico, contribuíram para a evolução do Bom Pastor Laboratório Clínico e nas melhorias de processos e recursos técnicos, que refletiram na gestão e qualidade técnica atual.

Afinal, a tecnologia sempre foi um fator de relevância em sua história, apoiando os processos de todos os seus setores e estando presente tanto na área técnica, quanto na infraestrutura do laboratório.

Há cinco anos, visando responder aos desafios de crescimento e atender às especificidades das rotinas de suas diferentes unidades, o laboratório implementou as soluções da Shift para aprimorar o fluxo laboratorial e, desta forma, melhorar ainda mais o atendimento e satisfação dos seus pacientes.

Para este conteúdo, entrevistamos Gabriel Eduardo Martini, Coordenador de TI do Bom Pastor Laboratório Clínico, que compartilhou sua visão de todo processo nos últimos anos.

Boa leitura!

Um laboratório de forte presença e franco crescimento

Fundado em 1974, o maior laboratório na Encosta da Serra Gaúcha cresceu e se desenvolveu ao longo do tempo na região. Presente nas principais cidades do Vale do Paranhana e Serra Gaúcha, atende a 9 municípios e 6 hospitais com atendimento 24h, além de estruturas de pronto-atendimento

Apesar das semelhanças de atuação, cada uma dessas unidades possui particularidades em suas rotinas que exigem a estruturação de diferentes processos, de acordo com essas especificidades e necessidades próprias de cada laboratório. Foi exatamente visando responder a esses desafios que o Bom Pastor Laboratório Clínico decidiu pela implementação das soluções da Shift.

Mais personalização, menos retrabalho e mais qualidade

Segundo Gabriel Eduardo Martini, Coordenador de TI do Bom Pastor Laboratório Clínico, a possibilidade de personalizar e criar modelos, templates e configurações por unidade de coleta, procedimento, fonte pagadora, entre outras segmentações, assim como sua aplicação em diferentes etapas do processo laboratorial, foram cruciais para atender as necessidades específicas de suas unidades.

“Essas características disponíveis na tecnologia Shift permitiram a implementação de diversos processos capazes de ajudar a garantir a qualidade nas análises e validações para barrar erros. Isso gera um diferencial em nossas rotinas e uma maior satisfação do cliente final”, comenta.

A escalabilidade e as evoluções constantes das soluções, que acompanham os avanços e as necessidades do mercado, foram fatores decisivos para que o Bom Pastor optasse por implementá-las em substituição ao antigo sistema.

As soluções Shift LIS e Shift Automação, por exemplo, facilitam a execução da rotina e liberação dos procedimentos por serem sistemas extremamente aderentes ao dia a dia do laboratório, especialmente na parte produtiva.

Parceria e fácil comunicação

A relação entre o Bom Pastor e a Shift, desde o início do projeto, foi construída de maneira muito sólida e transparente. “Sempre que foi necessário, conseguimos acesso e apoio dos profissionais da empresa. A fácil comunicação e disponibilidade do suporte técnico para resolução de incidentes e problemas de rotina, realmente, sempre foi um grande diferencial”, ressalta.

Como o Bom Pastor vê a tecnologia e o futuro da saúde

Para Martini, o imediatismo proporcionado pela digitalização fará com que os negócios de saúde passem por um processo de adaptação, que deverá ocorrer de forma rápida. A disponibilização de soluções personalizadas e diretamente ao alcance do paciente ganhará cada vez mais importância.

“Historicamente, a área de análises clínicas era composta pelos laboratórios clínicos tradicionais, trabalhando com a coleta e processamento dos exames exclusivamente em suas unidades.  Com a pandemia, e graças a um processo disruptivo provocado pela necessidade de que testes fossem realizados em outros locais (uma tendência que deverá perdurar), a área tem demandado por uma evolução no processo tecnológico de produtos e serviços para garantir a sobrevivência de empresas no mercado. Isso torna a disponibilização de soluções personalizadas e diretamente ao alcance do paciente um diferencial ainda mais relevante”, finaliza.

Hoje, trouxemos um pouco da história entre a Shift e o Bom Pastor laboratório Clínico. Para acompanhar outros casos de sucesso, clique aqui.


imagem

Artigos relacionados

Business Intelligence apoia melhorias em indicadores de desempenho no Lacmar

Localizado na região nordeste do Brasil, o Lacmar, fundado em 2014, tem um forte compromisso com seus clientes e com a sociedade maranhense de prestar serviços laboratoriais de qualidade, entregando resultados precisos e confiáveis. Buscando ainda mais a melhoria contínua dos nossos processos e obter o reconhecimento pela qualidade do serviço prestado, a instituição implementou […]

Índice de adesão à RDC 786/23 cresce após consultoria da Shift

Entenda como foi o trabalho do time de Consultoria da Shift no Laboratório Evangélico. Após o apoio, a instituição aumentou o índice de adesão à RDC 786/23 e passou pela fiscalização da VISA sem nenhum apontamento de não conformidade. As fiscalizações da Vigilância Sanitária são uma situação bastante temida e complexa para muitos laboratórios. Isso […]

Flow Diagnósticos tem redução do TAT em cerca de 20% com Shift

O apoio do time de assessoria da Shift, combinado à tecnologia da Plataforma Shift foi essencial para a transformação digital do Flow Diagnósticos e a redução do TAT da instituição. Confira neste conteúdo como foi o processo! Fazer a gestão de uma operação específica e complexa de forma totalmente manual é um grande desafio. Para […]

imagem

Destaques

Business Intelligence apoia melhorias em indicadores de desempenho no Lacmar

Controle de Qualidade Interno no contexto da RDC 786/23

Índice de adesão à RDC 786/23 cresce após consultoria da Shift

imagem

Assine a nossa newsletter?

Quer ficar por dentro das novidades sobre soluções em tecnologia para saúde? Cadastre-se na News da Shift e atualize-se periodicamente na caixa de entrada do seu e-mail.

Acompanhe a Shift nas redes sociais!