[ Case de Sucesso ] Laboratório Pasteur: crescimento sustentável e inovações tecnológicas

Modelo de gestão e inovações tecnológicas proporcionam crescimento sustentável e a abertura de duas novas unidades do Laboratório  Pasteur, referência na região de Americana (SP).

O Laboratório Pasteur, fundado em 1982, apostou no ano de 2015 em um novo sistema de gestão para um crescimento sustentável nos próximos anos. Para isso, firmou parceria com a Shift, empresa especializada em tecnologia da informação para medicina diagnóstica e preventiva para a operação do sistema de gestão laboratorial. O Laboratório é referência na região de Americana, onde está localizada a matriz, e processa mais de 110 mil exames por mês, sempre focados na atualização tecnológica de seus equipamentos, na agilidade de atendimento e, principalmente, na segurança das informações e na atenção aos clientes.

Após pouco mais dois anos da implantação do modelo de gestão, o Gerente Operacional do Pasteur, Danilo Salvador, conta que os benefícios da nova solução são perceptíveis e satisfatórios em todos os setores do Laboratório.

A Shift proporcionou melhora em nossos processos, aumentando a segurança e possibilitando maior produtividade. As ferramentas são indispensáveis para a profissionalização da empresa, alicerçando um crescimento sólido.Danilo Salvador, Gerente Operacional do Laboratório Pasteur

O Laboratório registrou aumento de 40% de pacientes atendidos ao longo dos últimos 24 meses e crescimento de 20% na produtividade do atendimento na recepção. Para isso, contribuiu a adoção de um sistema desenvolvido tendo em conta a especificidade do segmento laboratorial, com um workflow de atendimento inteligente, desde a chegada do paciente até à disponibilização de resultados, automatizando processos e proporcionando rastreabilidade de informações.

As dificuldades eram muitas, tanto em ferramentas de gestão, como indicadores, relatórios e controle de estoque, quanto em ferramentas de operação. Atualmente, as perspectivas de crescimento são ótimas e a Shift, sem dúvidas, é uma parceira fundamental no crescimento, evolução e melhoria contínua do Laboratório Pasteur. Danilo Salvador, Gerente Operacional do Laboratório Pasteur

Com a inauguração do Pasteur Centro Diagnóstico, o grupo consolida a expansão do negócio na área de diagnósticos por imagem, onde a tecnologia Shift estará presente na gestão de agendamento com o módulo RIS, além da utilização do módulo de vacinas.

O Gerente Operacional explica que alguns obstáculos na gestão foram superados, fato evidente na diminuição acentuada do atraso de exames – em pouco mais de um ano foi possível reduzir a taxa para apenas 2 a 3%, uma queda de mais de 10% no atraso de e entrega de resultados.

Na área técnica, a produtividade melhorou em mais de 15%, onde o aumento do número de exames processados foi possível de ser absorvido com praticamente o mesmo quadro de colaboradores. Por trás da maior eficiência no processamento de exames, estão uma gestão cuidada e próxima da operação do laboratório, suportada por um fluxo de trabalho ágil e com integração completa das rotinas e setores, com rastreabilidade, controles analíticos e informações rápidas e claras que permitem atuar em gargalos de produtividade.

Laboratório PasteurO crescimento no fluxo de pacientes intensificou ainda o acesso a resultados online de exame. Hoje, o número é 50% maior que em 2015, chegando a mais de 15 mil acessos. Além de otimizar o tempo e conforto de médicos e pacientes do laboratório, aumentando a fidelização dos mesmos, também auxilia na diminuição do uso de papel no Pasteur.

Com uma solução que está possibilitando escalabilidade do negócio em diferentes cenários através de uma plataforma única de tecnologia, o Pasteur foi acreditado pela ONA e ISO9001:2015 e implantou mais duas unidades nos últimos meses, chegando a onze no estado de São Paulo.

Buscando mais melhorias, está sendo implantado o gerenciador de atendimento, para oferecer cada vez mais conforto e agilidade no atendimento e, para a administração, conhecer importantes indicadores do fluxo de cada unidade.

 

Newsletter



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *