Microbiologia: avanço tecnológico permite setor automatizado e 100% paperless

Rastreabilidade de insumos e registro automático em sistema da análise da amostra são apenas alguns processos que permitem o avanço de um setor ainda extremamente manual do segmento laboratorial.

A microbiologia é um dos mais complexos setores de um laboratório clínico. Costuma ser, também, o mais defasado no quesito informatização, já que muitas equipes ainda recorrem a anotações manuais nos tradicionais caderninhos.

Pensando nisso, a Shift criou um módulo pioneiro no mercado para tornar esse processo mais produtivo. O projeto teve o aval não só de profissionais capacitados em tecnologia da informação no segmento laboratorial, mas também de alguns clientes especialistas, que ajudaram a levantar as principais necessidades do setor.

O envolvimento dos clientes durante o processo de desenvolvimento de novas soluções acontece durante os eventos de co-criação, realizados periodicamente pela Shift. O programa reúne especialistas e heads de laboratórios para uma experiência de mediação e construção colaborativa, gerando um produto de excelência, que atenda as exigências do segmento.

A expertise da Shift aliada à vasta experiência de mercado dos clientes possibilitou um avanço tecnológico e uma importante conquista para a área de Microbiologia – existe uma preocupação constante em sempre trazer uma inovação sustentável e produtividade para a gestão laboratorial.

Com esse know-how criamos soluções pensando em laboratórios que trabalham com grandes volumes de dados, reduzindo custos e trazendo melhorias para um setor muito manual. Então, nossos clientes encontram um aliado para suportar seu crescimento e uma solução robusta que proporciona altos índices de produtividade.Priscilla Inoue, Analista de Negócios da Shift

Conheça o Módulo de Microbiologia do Shift LIS

Uma das vantagens do Módulo de Microbiologia é que os dados gerados pelo equipamento de análise de amostras são automaticamente registrados no formulário do exame. Outro benefício é que as atividades ficam armazenadas no sistema e podem ser consultadas conforme a necessidade, por meio de diferentes filtros.

Isso significa mais agilidade e assertividade nos resultados. Ganham os laboratórios, que conseguem reduzir possíveis falhas humanas e podem ampliar a capacidade de atendimento sem alterar a estrutura, e ganham os médicos e pacientes, que têm acesso a informações precisas e confiáveis.

Saiba 7 vantagens da automatização da Microbiologia

  1. Rastreabilidade dos lotes de insumos
  2. Personalização de workflows
  3. Eliminação do processo de digitação através de interfaces de automação
  4. Agilidade com o processamento em lote
  5. Identificação automatizada da amostra permite acompanhamento das etapas da análise
  6. Liberação de laudos parciais e em tempo real durante da análise, por níveis de acesso
  7. Relatórios e indicadores

 

 

Newsletter



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *