Acreditação laboratorial: como impulsiona a qualidade dos processos?

Você sabe o que é acreditação laboratorial? Com esse entendimento, será possível fazer com que seu laboratório tenha mais qualidade para conseguir competir no mercado, além de diminuir custos e aumentar a qualidade dos processos.

Ficou interessado? Então, neste post, mostraremos o que é a acreditação, como é possível aumentar a qualidade dos processos, quais são os principais desafios e quais passos devem ser dados para conseguir a desejada acreditação. Boa leitura!

O que é acreditação laboratorial?

Os laboratórios brasileiros têm demonstrado grande interesse pela qualidade e pelo reconhecimento. Esse sentimento foi reforçado pela resolução da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que define que a agência divulgará os serviços de saúde que já passaram pela acreditação, ou seja, já são reconhecidos pela qualidade.

Já que a comunidade passa a ter acesso às informações, os laboratórios precisam se posicionar para não perder espaço no mercado e continuar competitivos.

A acreditação tem como principal objetivo garantir a qualidade dos serviços de laboratório, dando segurança aos diagnósticos, tratamentos e prognósticos efetuados, demonstrando aos pacientes e ao restante da população que a instituição tem processos de qualidade e de confiança. O atestado é fornecido por uma empresa reconhecida nesse sentido.

O processo de acreditação é voluntário e periódico, o que significa que a empresa deve estar sempre evoluindo para garantir qualidade. A instituição avalia se o laboratório atende aos principais requisitos para exercer, com qualidade, as tarefas que se propõe a fazer, contando com uma equipe técnica que diferencia o laboratório dos demais.

Como é possível aumentar a qualidade no laboratório?

Com a acreditação, a empresa pode diminuir os custos, uma vez que poderá melhorar os contratos que têm com as operadoras de saúde. Além disso, ao entender como otimizar os processos, o ganho financeiro vem como consequência, já que, quanto mais produtiva for a instituição, maiores serão as chances de a empresa conseguir aumentar os lucros.

Outra vantagem é entender quais são as melhores formas para executar cada processo, possibilitando que se possa gerenciar as etapas para ter uma melhoria contínua e estabelecer quais são os padrões que se deseja atingir. Por vezes, é importante contar com processos rígidos para que a segurança e a confiança no trabalho sejam garantidas.

Quais são os principais desafios da acreditação?

O processo de acreditação não é fácil. Veja, agora, quais são os principais desafios que devem ser vencidos pelos laboratórios para atingir os objetivos.

Conscientização e comprometimento dos colaboradores

Um dos maiores desafios para a acreditação é conscientizar todos os colaboradores, promovendo o comprometimento de todos eles. Isso só é possível quando se transforma a cultura, o comportamento e a prática das equipes. Ou seja, é necessário ter uma boa gestão de pessoas. Somente assim, será possível melhorar os procedimentos e os resultados da instituição.

É necessário que os colaboradores se tornem mais exigentes na execução das atividades profissionais propostas para garantir qualidade e segurança nos processos desenvolvidos.

Engajamento

Uma das formas de fazer com que os colaboradores se engajem com a acreditação é mostrar como eles serão impactados positivamente com a medida. Além de conseguirem realizar um trabalho com maior qualidade e exigência (que será importante para o futuro profissional), poderão aumentar a própria produtividade e melhorar o atendimento.

Custos e tempo necessário

Além de engajar e conscientizar os colaboradores, é importante considerar os custos e o tempo que será necessário para que o laboratório se prepare para conseguir a acreditação. Ela dependerá da adequação das normas de qualidade e de maturidade para que a estrutura e os processos estejam plenamente desenvolvidos de acordo com os requisitos escolhidos.

Como se preparar para essa transformação?

Há diversos passos que devem ser tomados até que o laboratório esteja completamente preparado para a acreditação e consiga atingir os objetivos traçados.

Tome as melhores decisões

O primeiro passo para a empresa que decide buscar a acreditação deve ser determinar em qual programa ela deve ser acreditada. A partir dessa decisão, a instituição precisa preparar o sistema de qualidade para atender aos requisitos que foram estabelecidos. Como você viu, é necessário que a equipe tenha total comprometimento, começando pela alta direção, já que ela precisará dar o exemplo e guiar os demais colaboradores para a prática dos processos de qualidade.

Entenda quais são os pré-requisitos

Depois de escolher o programa para a acreditação, é necessário que a instituição tenha uma série de documentos para comprovar que conta com a estrutura organizacional e a identidade jurídica mencionadas. Além disso, é relevante ter alguns processos de gestão existentes, que são:

  • procedimentos de qualidade;
  • formulários de registro;
  • manual de qualidade;
  • listas, tabelas e planos de controle de documentos;
  • processos para a contínua melhoria;
  • registros da sistemática do laboratório;
  • instruções de trabalho.

Avalie a requisição de acreditação

Durante o processo de avaliação, o laboratório precisará enviar algumas documentações para comprovar a situação da instituição relativamente a itens como por exemplo:

  1. estrutura física;
  2. organização;
  3. equipamentos;
  4. processos;
  5. documentação;
  6. segurança do trabalho;
  7. descarte de material biológico;
  8. reagentes;
  9. medição e melhorias do sistema de gestão de qualidade.

Marque a auditoria inicial

Depois da análise, as auditorias serão marcadas para avaliar a infraestrutura existente, bem como os equipamentos e os processos do laboratório.

No período de visitas, os auditores emitirão um relatório que será considerado para a definição do processo. Caso seja positivo, será enviado um ofício, juntamente ao Certificado de Acreditação e ao Escopo. Além disso, o laboratório terá o símbolo de acreditação, que poderá ser utilizado para divulgação.

Agora que você sabe como a acreditação laboratorial ajuda sua instituição a melhorar a qualidade e a otimizar o tempo em cada processo, planeje-se para começar o processo de acreditação. Ele exigirá que todas as equipes estejam unidas para conseguir atingir o objetivo. Portanto, será necessário convencê-las das vantagens da acreditação.

Gostou deste post? Então, compartilhe-o agora mesmo em suas redes sociais e mostre como seu negócio está interessado em proporcionar qualidade.

Newsletter



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *