Saiba por que usar um software para gerenciamento financeiro no seu laboratório

Sabemos que a administração saudável das finanças de qualquer empresa é essencial para garantir estabilidade no mercado. Hoje, as organizações estão inovando e substituindo suas antigas planilhas por um software para gerenciamento financeiro. Mas do que estamos falando, afinal?

Essas soluções foram desenvolvidas para gerenciar todo o sistema financeiro e orçamentário da sua instituição de forma automatizada, controlando a entrada e saída de recursos, os gastos, enfim, todas as atividades pertinentes ao processo financeiro da sua empresa como um todo. Além disso, fornecem um relatório completo de todas as atividades efetuadas.

Quando um gestor é capaz de controlar todo o seu sistema financeiro, consegue deixar mais tempo livre para que a sua equipe se dedique aos assuntos relativos à operação do laboratório, promovendo maior agilidade e eficácia nas rotinas. Vejamos, a seguir, com mais detalhes, as principais vantagens de apostar em um software como esse. Acompanhe!

Otimização de resultados

Quando há necessidade de tomar decisões estratégicas, é importante consultar os relatórios de desempenho e esses nem sempre estão à disposição da melhor forma. Na rotina de um laboratório, muitas vezes, há necessidade de decidir com agilidade, por isso, as informações acerca da posição financeira e das projeções de crescimento ou redução devem ser rápidas.

Um software de gestão é o instrumento ideal para otimizar o controle financeiro de qualquer empresa. As contas podem ser organizadas de forma minuciosa por categoria, data, parceiros estratégicos, pacientes e outros itens.

Soma-se a esses benefícios a tranquilidade de receber notificações sobre vencimento dos pagamentos e recebimentos. Diante dessas vantagens, ficam claras a eficiência e a praticidade resultantes dos processos automatizados.

Automatização dos processos

Uma das principais vantagens do uso de softwares de gestão é a possibilidade de automatizar uma variedade significativa de tarefas que costumavam ser realizadas manualmente. Assim, as empresas diminuem o volume de trabalho feito por pessoas, que passam a dispor de mais tempo para cuidar de atividades mais relevantes e que dependem de mais atenção dirigida.

São exemplos de funções passíveis de serem automatizadas: geração de relatórios mostrando as receitas de maneira clara, execução de cobranças e outras similares.

Esses afazeres integram a rotina das organizações e demandam um tempo precioso para serem executados sem erros. Com a ajuda de um software, além de automatizar todo o processo, não é necessário contratar uma equipe inteira para executar tais funções.

Diminuição de erros

As tarefas rotineiras relativas a uma variedade de clientes, parceiros e atividades que envolvem números tendem a induzir os colaboradores a erros com certa frequência. São operações que tomam tempo e, quando as falhas acontecem, perde-se ainda mais horas.

Os softwares são desenvolvidos para eliminar esses problemas. Eles são submetidos a inúmeros testes antes de entrarem no mercado, por isso, afastam qualquer chance de falha humana, que normalmente ocorre por tarefas repetitivas que causam cansaço e falta de atenção.

Segurança dos dados

Hoje, já é um consenso que as mídias físicas, como pen drives, CDs, HDs externos e documentos impressos, podem ser extremamente instáveis e perigosas para armazenar os dados financeiros da sua empresa. Uma simples falha no sistema ou algum dano são suficientes para perder conteúdos valiosos, em fração de segundos.

A segurança é um fator indispensável quando o assunto é armazenamento de informações. Com um software de gerenciamento, os dados financeiros do seu laboratório podem ser guardados por meio de backups, nuvem, com a garantia de que permaneçam intactos. A rapidez na tomada de decisões assegura um diferencial competitivo que pode levar a sua empresa a um nível privilegiado no mercado.

Garantia de conformidade com a legislação

Esse benefício é um dos principais e mais importantes, uma vez que permite a adequação à legislação vigente, auxiliando nas obrigações tributárias, tendo em vista que todas as empresas precisam se enquadrar nas normas do Sistema Público de Escrituração Digital da Receita Federal.

O software facilita a integração com sistemas de controle fiscal, a automação de cálculos fiscais, a organização das notas fiscais eletrônicas, o suporte em consultorias e auditorias e a agilidade nos processos financeiros e fiscais. É uma ferramenta que simplifica e otimiza todas essas atividades.

Acessibilidade das informações

O acesso às informações financeiras deixou de ser restrito ao local de trabalho. Para quem viaja com frequência, os softwares são perfeitos para garantir a disponibilidade de dados em qualquer lugar, a qualquer momento. Uma boa conexão com a internet é suficiente para proporcionar a visualização dos dados.

Da maneira convencional, esse acesso demandaria muito mais tempo para ser extraído e analisado e, dessa forma, os relatórios gerados pelo programa facilitam imensamente a gestão da sua empresa. Outra vantagem no quesito acessibilidade é a possibilidade de reunir informações diferentes em um único local, o que evita desencontros de dados.

Mais transparência

Todos os benefícios que o software de gerenciamento pode proporcionar no controle das finanças do seu laboratório conduzem a outra grande vantagem: a transparência. Por meio do programa de gestão, será muito mais fácil identificar eventuais problemas, bem como dados incorretos.

Tudo isso é especialmente vantajoso para o controle tributário. Ter conhecimento exato da receita da sua empresa é essencial para a manutenção dos compromissos com o fisco em dia. Nossa legislação é bastante exigente quanto às obrigações de ordem tributária, e os softwares auxiliam na prevenção de entraves dessa natureza.

Aderir ao uso de softwares de gestão pode ajudar, também, a fornecer informações mais rapidamente, caso haja algum processo de auditoria na empresa. A oportunidade de fornecer esclarecimentos de forma clara e confiável é determinante para demonstrar autoridade e o valor diante de potenciais clientes.

Por isso, usufrua de todos os benefícios acima citados, aderindo a um software para gerenciamento financeiro e garanta um diferencial competitivo no seu mercado de atuação. A Shift conta com soluções completas para todas as necessidades do seu laboratório, desenvolvendo inovações tecnológicas com mais agilidade, eficiência e competitividade para o segmento laboratorial do Brasil e da América Latina.

Gostou de conhecer as principais vantagens oferecidas pelos softwares para gestão financeira? Para entender melhor todos os processos envolvendo o uso das soluções oferecidas pela Shift, entre em contato com os nossos canais de atendimento. Assim, você pode ter informações personalizadas sobre um sistema que certamente deixará as suas finanças ainda mais protegidas.

Newsletter



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *