5 dicas infalíveis para alcançar a fidelização de pacientes

Hoje, os laboratórios de análises clínicas enfrentam o desafio de conseguir a fidelização de pacientes. Trata-se de uma atribuição de gestão bastante exigente e inovadora se consideradas as variadas formas de colocar isso em prática.

É importante compreender que essa conquista deve ser feita naturalmente, sem excessos, por meio do entendimento do perfil de cada cliente, de suas necessidades e de suas dores para, depois, fazer uma abordagem correta.

Hoje em dia é essencial compreender e mapear a jornada dos pacientes no laboratório de forma a colocá-lo no centro do cuidado e oferecer a melhor experiência possível.

Acompanhe o post e conheça 5 ações que podem fazer muita diferença no tratamento e na fidelização de pacientes do seu laboratório!

1. Ofereça um atendimento personalizado

A personalização envolve medidas simples e simpáticas, como aproveitar datas comemorativas para enviar mensagens por e-mail, oferecer serviços específicos para públicos determinados, como idosos, crianças, pessoas com necessidades especiais, entre outros.

Através do cadastro de pacientes em sistemas, é possível realizar um atendimento com base em informações e preferências do paciente, onde a atendente pode verificar por exemplo os últimos atendimentos, há quanto tempo a pessoa é paciente do laboratório, entre outros aspectos que possibilitam um tratamento personalizado.

É, também, interagir de maneira singular e cordial. Isso afeta o comportamento dos pacientes e pode construir memórias que influenciam na sua escolha pelo laboratório, o que induz a um resultado muito mais positivo economicamente, além de melhorar a imagem da empresa.

2. Faça pesquisas de satisfação

Uma forma eficiente de entender qual é o perfil dos clientes do laboratório é promovendo pesquisas de satisfação. Assim, é possível coletar dados que indiquem os pontos fracos e fortes da sua empresa, quais os serviços que poderiam ser oferecidos e de que maneira as pessoas gostariam de ser atendidas.

A pesquisa de mercado também pode ser realizada com potenciais clientes, além daqueles que já são cadastrados no laboratório. Essas ações são muito úteis para definir corretamente os rumos da empresa por meio da análise dos resultados obtidos.

3. Proporcione uma experiência diferenciada

Promover uma experiência diferente ao paciente pode levar o seu laboratório a outro patamar. Essa qualidade anda de mãos dadas com o tratamento personalizado, mas não se restringe a isso.

O verdadeiro diferencial não está meramente no tratamento humanizado, uma vez que essa característica já é inerente aos atendimentos da área de saúde nos dias de hoje. A distinção está implícita em toda a série de ações realizadas durante a trajetória do paciente pelo laboratório.

É algo que reflete a excelência do atendimento a longo prazo. É a soma da forma como as pessoas se relacionam com o laboratório durante toda a sua jornada, e não apenas em uma determinada etapa, isoladamente.

Isso pode ser aplicado na diminuição do esforço do paciente enquanto ele interage com o laboratório, atingindo seus objetivos funcionais, e na sua capacidade de criar um vínculo emocional com a instituição.

4. Entregue mais que o esperado pelo paciente

Para ir além, o seu laboratório ainda pode oferecer mais do que o paciente espera. Dentro de um laboratório de análises clínicas, o ambiente pode provocar tensões e até medo em alguns pacientes mais sensíveis. Assim, o tratamento deve ser mais humanizado e direcionado de forma a levar o máximo de conforto, tranquilidade e um ambiente acolhedor, indo além da entrega de resultados.

Você pode também proporcionar autonomia aos pacientes e mobilidade, com a utilização de aplicativos móveis, por exemplo, para consulta de resultados, pré-agendamento e consulta de outras informações com praticidade.

5. Facilite o acesso a informações

Passar pelas etapas de coleta de material e realização de exames com o máximo de tranquilidade é reconfortante, mas aguardar o resultado pode se converter em outra fase cheia de expectativas.

Além de proporcionar um fácil acesso a informações importantes desde o pré-atendimento, como dados sobre preparo de exames, prazos de entrega, entre outros, é fundamental facilitar o acesso dos seus pacientes às informações dos exames de forma digital. Muitas pessoas vão até os laboratórios apenas para buscar os resultados, assim, o acesso online reduz o tempo de espera e encurta distâncias. Essa otimização diminui a circulação de pessoas na recepção, o que ainda contribui para um atendimento mais ágil.

A fidelização de pacientes pode ser mais vantajosa que atrair novos clientes, uma vez que os clientes satisfeitos e fiéis continuarão dando preferência ao seu laboratório. Com isso, eles mesmos indicarão novos pacientes para usufruírem igualmente de um atendimento de excelência.

Se o seu laboratório ainda não adotou essas dicas, vale a pena reconsiderar e investir nelas. Compartilhe o post com os seus contatos nas redes sociais e leve esse conhecimento a mais pessoas!

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