Notificação compulsória imediata: como a tecnologia pode ajudar nesse processo?

  • 14 de abril de 2021

 

Um procedimento recorrente na rotina dos estabelecimentos de saúde é a realização da notificação compulsória imediata, prática que ganhou ainda mais relevância e protagonismo diante da pandemia de COVID-19. A prestação das informações de diagnósticos para as autoridades passou por diversos entraves devido à falta de integração entre sistemas e à dificuldade constante de garantir uma comunicação segura e sigilosa.

Assim, é essencial contar com o apoio da tecnologia de um software especializado nos processos laboratoriais e no setor de medicina diagnóstica. Os sistemas de informação ajudam no ganho de agilidade, eficiência e segurança para o paciente.

Uma solução informatizada robusta é capaz de assegurar processos e transmissão segura de dados, para que as entidades governamentais estejam cientes dos problemas de saúde que acometem a população. Além disso, esse recurso proporciona condições como uma maior facilidade na comunicação de dados, praticidade na segmentação da informação baseado nos resultados dos exames, na idade, sexo e região do paciente além de propiciar alertas para determinados ranges de resultado. Veja em nosso conteúdo especial as possibilidades que um software de alta tecnologia traz para o envio dessas notificações!

Como a tecnologia de um software especializado pode contribuir para a notificação compulsória imediata?

A pandemia de coronavírus trouxe à tona um cenário de grande volume de exames sendo notificados de forma não padronizada, dificultando as avaliações pelas autoridades sanitárias. Para o enfrentamento da situação e também para facilitar a comunicação da ocorrência de outras doenças, foi promulgada a Portaria 1.792, que já está em vigor e exige integração do sistema laboratorial com a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS).

Vamos mostrar o quanto uma solução informatizada pode facilitar todo o processo de notificação, contribuindo para as avaliações epidemiológicas e para a redução dos equívocos na comunicação. Acompanhe mais sobre o assunto a seguir!

Disponibilização dos resultados de forma mais ágil

A pandemia ampliou a necessidade de ser ágil na notificação compulsória imediata. Basicamente, o coronavírus se propaga de forma fácil e acelerada. Assim, sistemas obsoletos são incapazes de atender a alta demanda dos laboratórios no cenário atual.

Um sistema de informação avançado e com tecnologia robusta, como as soluções da Shift, permite ampliar a capacidade de atendimento laboratorial e disponibilizar os resultados de exames de forma ágil e precisa, contribuindo para as análises epidemiológicas e para a tomada de medidas de proteção à população.

Rapidez para o processo de comunicação com as autoridades

O processo de comunicação com a Rede Nacional de Dados em Saúde precisa atender critérios de velocidade, segurança do paciente e rastreabilidade. A notificação compulsória imediata é um procedimento relevante e obrigatório já há muitos anos, sendo que a tecnologia é uma grande aliada em uma comunicação integrada e precisa.

As soluções informatizadas viabilizam o processamento e o encaminhamento de um de informações críticas de forma automática e segura, o que é fundamental no cenário atual de alta demanda dos serviços de laboratórios.

Oferecimento dos dados necessários para o acompanhamento epidemiológico do território

As autoridades estatais necessitam das informações essenciais para o acompanhamento do avanço e a contenção de doenças no território. A tecnologia conta com recursos para o processamento e o encaminhamento desses dados de forma segura, garantindo a realização de um acompanhamento mais preciso do quadro da saúde nacional. Dessa forma, as autoridades podem tomar as medidas necessárias à prevenção e contenção do avanço de doenças.

Otimização da rotina dos profissionais de laboratórios

Procedimentos manuais e morosos ou ferramentas pouco responsivas e obsoletas geram lentidão no fluxo de trabalho e dificultam a realização de notificações e processamento de dados em maior escala. Um sistema robusto e avançado permite potencializar os processos e otimizar a rotina dos profissionais de laboratórios, o que melhora a capacidade de atendimento do estabelecimento de medicina diagnóstica.

Diminuição das chances de erro na notificação compulsória imediata

A tecnologia possibilita reduzir os equívocos em termos de lançamento, processamento e gestão da informação nos laboratórios, o que favorece a credibilidade do estabelecimento e diminui o retrabalho. Isso contribui para uma melhor eficiência da prestação de informação, auxiliando as autoridades sanitárias no controle epidemiológico do território e na tomada de medidas em relação ao combate da pandemia de coronavírus, por exemplo.

Como as soluções da Shift podem auxiliar no momento da realização da notificação compulsória imediata?

A Portaria nº 1.792 do Ministério da Saúde tornou obrigatória a comunicação de resultados de todos os testes de COVID-19 realizados pelos estabelecimentos de atenção à saúde e de medicina diagnóstica. As organizações e instituições tiveram que se adaptar rapidamente para a integração com a Rede Nacional de Dados em Saúde.

A Shift, em parceria com a InterSystems, criou uma ferramenta de notificação de resultados de COVID-19. A plataforma InterSystems Iris for Health disponibiliza o suporte para integrar a solução Shift LIS (Laboratory Information System) à RNDS, por meio de um sistema em nuvem. O software proporciona atualização automática dos dados de análises clínicas e viabiliza a centralização dos serviços de comunicação de resultados com as autoridades estatais.

As soluções da Shift proporcionam agregação de valor para os processos do seu laboratório, garantindo qualidade, agilidade e segurança na notificação compulsória imediata. Os sistemas contam com tecnologia de ponta e estão delineados em padrões mundiais e certificações de interoperabilidade no setor da saúde.

A plataforma viabiliza a extração de valor de dados em saúde, além de auxiliar na entrega de informações de forma rastreável e segura, proporcionando eficiência e capilaridade para os serviços prestados pelo seu laboratório. Isso consolida um bom posicionamento do laboratório diante do Ministério da Saúde, do público atendido e da sociedade.

O Shift LIS permite a extração e segmentação de resultados de diversas maneiras para facilitar o processo de notificação compulsória e a integração com a RNDS, atualmente ainda focada na COVID-19, é uma tendência sem volta, visto que é real a possibilidade de ser utilizada para todos os outros exames, e a Shift já está preparada para esse futuro

A solução proporciona segurança e capilaridade para o ecossistema de saúde, garantindo que o seu laboratório exerça uma contribuição positiva em termos de medicina diagnóstica. A parceria da Shift com a InterSystems proporcionou condições de incrementar nossa plataforma com tecnologia de ponta e coerente com os diversos padrões de interoperabilidade na área da saúde. Assim, sua instituição pode realizar a notificação compulsória imediata com a qualidade e a padronização necessárias no contexto atual de enfrentamento à pandemia e também para que as autoridades sanitárias acompanhem as progressões de outras doenças.

Gostou de aprender sobre como a tecnologia contribui para a realização da notificação compulsória imediata? Aproveite e entre em contato com a Shift!


imagem

Artigos relacionados

Conheça as vantagens da automação laboratorial

A automação laboratorial, hoje em dia, é indispensável aos laboratórios de análises clínicas e garante um trabalho mais ágil, produtivo, com mais qualidade e segurança para os pacientes. Trata-se da utilização de mecanismos tecnológicos para desempenhar as atividades da fase analítica com mais eficiência.

Para isso, é preciso contar com um bom sistema de gestão, que tenha uma plataforma segura, única, integrada aos autômatos do laboratório e fácil de ser utilizada pelos colaboradores. Além disso, o software precisa permitir o controle e a rastreabilidade total de todas as etapas do processo analítico.

Como realizar uma gestão de qualidade eficiente em laboratórios?

A gestão da qualidade é algo essencial para as empresas que buscam aprimorar os seus produtos e serviços. Quando falamos em laboratórios de análises clínicas, não é diferente. Afinal, sabe-se que 70% das decisões médicas são tomadas com base em exames laboratoriais solicitados ao paciente. Por isso, é de fundamental importância estar sempre atento à qualidade dos serviços prestados, para evitar erros e falhas humanas no processo.

Neste post, vamos explicar o que é e como funciona a gestão da qualidade em laboratórios, quais são os seus principais benefícios e como realizá-la de forma adequada. Inclusive, também vamos tirar algumas dúvidas sobre os principais programas de acreditação em laboratórios clínicos.

Segurança do paciente: conheça um dos pilares dos programas de qualidade em laboratórios

24 de Junho de 2020 A qualificação de um laboratório vai muito além de se manter forte em um mercado competitivo ou de atender as normas regulamentadoras do setor, ela impacta diretamente um dos aspectos mais importantes à ser observado — a segurança do paciente. Nesse sentido, é crucial entender como funciona esse elemento, além […]

imagem

Destaques

Controle de Qualidade Interno no contexto da RDC 786/23

Índice de adesão à RDC 786/23 cresce após consultoria da Shift

Gestão de riscos em laboratórios e a RDC 786/23

imagem

Assine a nossa newsletter?

Quer ficar por dentro das novidades sobre soluções em tecnologia para saúde? Cadastre-se na News da Shift e atualize-se periodicamente na caixa de entrada do seu e-mail.

Acompanhe a Shift nas redes sociais!