• 05 de Outubro de 2020

 

É fundamental que o segmento laboratorial, assim como qualquer outro negócio, passe por uma revisão frequente de seus processos e práticas para melhorar a saúde financeira. Otimizar a gestão das finanças é essencial para garantir um encaminhamento adequado dos recursos, reduzir desperdícios e potencializar a produtividade dos colaboradores. A redução dos custos em laboratório pode ser obtida com algumas mudanças em termos de gestão dos processos e das atividades.

Neste conteúdo, vamos mostrar diversas informações para minimizar os custos em um estabelecimento de medicina diagnóstica e para que os investimentos sejam direcionados de forma adequada. Continue acompanhando para compreender melhor o tema!

Como promover a redução de custos em laboratório?

Essa tarefa demanda avaliações a fim de melhorar os processos e potencializar o fluxo de trabalho. A seguir, vamos oferecer diversas indicações sobre as melhores estratégias para reduzir custos no seu laboratório. Acompanhe!

1. Implementação de software de gestão

A implementação de um software de gestão é uma ótima alternativa para aumentar a eficiência dos processos clínicos. A solução integra diferentes setores e também outras unidades, permitindo realizar a gestão do laboratório através de uma plataforma única de tecnologia.

Esses sistemas permitem automatizar tarefas manuais, o que aumenta a capacidade produtiva dos funcionários e viabiliza a diminuição dos erros e do retrabalho. Eles também proporcionam condições para acesso a dados de operação que possibilitam identificar gargalos na produção e gerenciar os processos financeiros e de custos, por exemplo, para saber a rentabilidade de cada unidade.

Além disso, um sistema de informação oferece mais agilidade no fluxo operacional e a redução de erros. A proposta é que os procedimentos burocráticos e repetitivos sejam agilizados por meio do uso da tecnologia. Com isso, é possível melhorar os rendimentos e promover um manejo mais inteligente dos custos.

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2. Redução de uso de papel

A política paperless, que objetiva minimizar o uso de papel no estabelecimento, pode ser uma excelente oportunidade de redução de custos em um laboratório. A intenção é estabelecer um fluxo de trabalho baseado na tecnologia, no qual a informação circule com precisão, eficiência operacional e eficácia.

A aplicação de soluções informatizadas estabelece uma dinâmica de trabalho ágil e precisa, contribuindo para reduzir custos com folhas e impressões. A política também permite alinhar a instituição de saúde com as medidas de sustentabilidade, proporcionando a redução do volume de lixo produzido.

Destacamos que dois setores que historicamente têm processos muito manuais e com recurso ao uso de papel são a microbiologia e a anatomia patológica. Atualmente, há sistemas de informação que já contam com fluxos que permitem dispensar totalmente o uso de papel nessas áreas. É relevante citar também a consulta online a resultados, que já é uma ótima possibilidade para minimizar custos com impressão e deslocamento.

3. Monitoramento de processos

Para reduzir custos em um laboratório, é importante realizar o monitoramento dos processos de forma contínua. A proposta dessa medida é minimizar os equívocos, evitar desperdícios e controlar as variáveis envolvidas, visando um uso otimizado dos recursos. Enfatizamos que é necessário considerar que a diminuição dos custos é resultado também de uma política constante, que se adapta ao dinamismo do negócio.

Nesse contexto, as ferramentas de business intelligence são uma boa possibilidade, pois elas permitem a análise de informações das atividades críticas do laboratório e o acesso aos resultados dos processos, sob a forma de indicadores, gráficos e estatísticas. Isso permite potencializar a gestão e gerar um controle mais efetivo.

As decisões no laboratório devem ser baseadas em informações precisas e coerentes. Escolhas muito intuitivas e sem base em evidências podem gerar equívocos e desperdícios, prejudicando a reputação do estabelecimento. Com relatórios estruturados e bem elaborados, é possível analisar as variáveis com precisão e desenvolver intervenções adequadas às demandas.

Lembre-se de que, junto ao monitoramento, deve haver uma postura de educação contínua dos colaboradores. Por meio da disseminação de informações e recomendações adequadas, é possível promover o uso mais efetivo dos recursos, com estratégias inteligentes para o manejo otimizado e a minimização dos desperdícios.

4. Evitar desperdício por meio da metodologia Lean

É importante estabelecer um uso inteligente dos recursos no laboratório. A metodologia Lean é uma ótima aliada para o desenvolvimento de um fluxo de trabalho enxuto e rentável.

A metodologia Lean é baseada no princípio da geração de valor para o cliente em todas as etapas do fluxo de trabalho. Também, na produção puxada, na qual o processo começa com a demanda do cliente, sem a criação de um estoque prévio. Outros valores norteadores do método são o fluxo contínuo, visando a redução das interrupções, e a priorização da qualidade.

5. Controle de compras e estoque

A perda de itens no estoque é desfavorável para o negócio, desencadeando em prejuízos e dificuldades no fluxo de trabalho. O controle do estoque e das amostras deve ser realizado com precisão e eficiência, visando um melhor aproveitamento dos recursos e a minimização dos desperdícios. A proposta é que o estoque do laboratório seja administrado com planejamento e precisão, de modo que os recursos necessários estejam disponíveis e que as perdas sejam evitadas.

Para isso, é essencial contar com a tecnologia. Um software de gestão laboratorial é uma solução perfeitamente adequada para auxiliar o gerenciamento de estoque. Com o sistema de informação, é possível coordenar as variáveis, acompanhar datas de vencimento e promover as reposições quando for necessário.

Como a Shift pode ajudar na redução de custos no laboratório?

A Shift é uma empresa brasileira de tecnologia da informação para medicina diagnóstica, atuante no mercado desde 1992. Desenvolvemos softwares de gestão para o segmento laboratorial, que contribuem para a otimização do fluxo de processos e redução de custos no laboratório.

Proporcionamos aos nossos clientes mais qualidade nos processos, eficiência operacional, rastreabilidade completa das informações e atividades, e produtividade. Contamos com suporte humanizado e uma equipe altamente especializada. Os sistemas de informação da Shift são 100% web, o que contribui para a escalabilidade dos negócios dos nossos clientes, que juntos processam mais de 280 milhões de exames por ano.

A redução de custos em um laboratório é resultado de uma série de esforços da gestão e da equipe. A tecnologia, nesse contexto, é imprescindível para o sucesso da proposta. Os softwares de gestão são ótimas soluções, proporcionando integração, produtividade e otimização do uso dos recursos no estabelecimento de medicina diagnóstica.

A tecnologia da Shift permite alavancar o potencial dos laboratórios, auxiliando na promoção da qualidade e no cuidado integral ao paciente. Com nossos sistemas de informação, é possível promover qualidade, otimização e redução de custos em um laboratório.


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