Como é feita a implantação de sistema de informação laboratorial?

  • 05 de janeiro de 2022

 

Para garantir agilidade no fluxo de trabalho e mais qualidade e segurança aos pacientes, é fundamental que laboratórios de análises clínicas estejam sempre por dentro das principais novidades e tendências do mercado de medicina diagnóstica, além de contarem com uma tecnologia de ponta para sustentar seus processos e crescimento sustentável.

Com a implantação de um sistema de informação laboratorial, o gestor otimiza todas as etapas do trabalho, desde o cadastro até a entrega do resultado dos exames, tornando o laboratório mais autônomo e preparado para cumprir suas demandas ou até aumentá-las, sempre prezando pela boa performance da equipe e pela experiência do paciente.

Quer compreender melhor como um sistema de informação laboratorial funciona e como ocorre sua implantação? Acompanhe o artigo conheça ainda mais as vantagens de automatizar a gestão do seu laboratório!

O que é um sistema de informação laboratorial?

Antes de detalharmos como é feita a implantação do sistema de informação laboratorial, vamos entender como essa tecnologia funciona? Estamos falando de um software capaz de otimizar e automatizar a gestão de laboratórios, gerenciando o fluxo de informações relativas aos processos do dia a dia desse setor com qualidade e eficiência operacional.

Ou seja, possibilita o gerenciamento completo de laboratórios clínicos, com segurança e rastreabilidade de todas as etapas, do pré ao pós-analítico, incluindo ainda a gestão de faturamento. Portanto, envolve também todo o controle financeiro dos atendimentos aos pacientes.

Shift LIS

O Shift LIS é o sistema de informação desenvolvido pela Shift e permite realizar a gestão completa de laboratórios de análises clínicas. Foi desenvolvido para atender às particularidades do setor, tendo como destaque um workflow de atendimento inteligente.

O software permite ao laboratório alavancar a produtividade e ter um gerenciamento mais eficiente, proporcionando mais autonomia e acompanhamento de todos os processos realizados. No caso de programas de qualidade, é uma solução que funciona de acordo com os principais programas de acreditação e certificação de laboratórios. Atende, assim, a normas nacionais e internacionais, incluindo o controle de qualidade analítico.

Como funciona a implantação do shift LIS

A implantação do Shift LIS segue as boas práticas das metodologias de mercado, trazendo maior controle e eficiência no processo. O trabalho é realizado por uma equipe especializada no segmento de medicina diagnóstica, tornando a implantação mais assertiva.

Todo processo é acompanhado de perto pela equipe de implantação, que acaba por se tornar uma extensão do próprio laboratório e, consequentemente, consolidar a parceria estratégica no projeto desde o início. A constante preocupação em colher feedbacks dos clientes também garante um benchmarking de implantações passadas, garantindo a constante evolução do processo para uma melhor experiência dos laboratórios que buscam pela solução hoje.

A metodologia da implantação tem sua Iniciação nas boas-vindas e apresentação da equipe especializada do projeto. Na transição do projeto pelo time comercial é quando se identificam quais são os objetivos de sucesso do projeto, passando pela aderência técnica para definir os processos, cadastros e controles junto ao laboratório para, na sequência, iniciar as parametrizações, testes e treinamentos.

É na segunda etapa que ocorre o Planejamento, onde são determinados as atividades, prazos, viagens, envio de materiais, metodologia e visita de consultoria. A terceira etapa é a Preparação, na qual acontecem as aquisições de infraestrutura, importação de planilhas gerais, máscaras, desenvolvimento de customizações entre outros pontos. Feito isso, ocorrem as etapas de Configuração e Validação, Treinamentos e Simulações, seguida do Go Live. Ou seja, a entrada em operação.

Durante o processo do Go Live, a Shift realizada a operação assistida e, depois, encerra o projeto, conduzindo o cliente para o time de Suporte Help-Desk. Por fim, é realizada uma apresentação da implantação para as principais lideranças na Shift para garantir que a jornada do cliente permaneça ativa na empresa.

Confira as principais características da metodologia de implantação da Shift

  • Escritório de projeto que realiza todo o planejamento da implantação, acompanhamento e gestão de cronograma de atividades com relatórios de status periódicos;
  • Ativação do sistema com segurança e confiabilidade nas rotinas do laboratório;
  • Visita inicial que permite um diagnóstico para a adequação do sistema, entendimento e avaliação do negócio do cliente, bem como a especificação e dimensionamento de recursos de infraestrutura necessários;
  • Apoio ao Cliente no entendimento das integrações que são planejadas e ativadas com o processo de implantação;
  • Consultores especializados em saúde que garantem a qualidade da informação;
  • Processo de assessoria que garante a evolução da utilização do sistema;
  • Treinamentos que capacitam e garantem a autonomia dos usuários.

Nossa ideia neste post foi mostrar como é feita a implantação de sistema de informação laboratorial. Faça a transformação digital do seu laboratório e conte com a Shift para implantar essa tecnologia, que pode realizar parte desse processo de forma remota.

Quer conhecer todos os detalhes do Shift LIS e como essa tecnologia vai otimizar as rotinas do seu laboratório? Converse com nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas!


imagem

Artigos relacionados

Controle de Qualidade Interno no contexto da RDC 786/23

O Controle de Qualidade Interno (CQI) desempenha um papel importante no dia a dia de um laboratório. Ele é uma peça-chave para garantir a confiabilidade e precisão dos resultados analíticos e possibilita o monitoramento contínuo do desempenho dos métodos laboratoriais. Normas de acreditação, como a PALC e, mais recentemente, a nova RDC 786/2023, demandam implementar […]

Gestão de riscos em laboratórios e a RDC 786/23

Neste conteúdo, vamos falar sobre gestão de riscos em laboratórios de Análises Clínicas sob o olhar da RDC 786/23, refletindo sobre planos de contingência, monitoramento de indicadores e muito mais! Continue a leitura para ficar por dentro do tema. Em primeiro lugar, vamos parar para imaginar quantas transformações aconteceram em um intervalo de 18 anos […]

RDC 786/23 e Gestão de Indicadores

Descubra o impacto da RDC 786/23 na gestão de indicadores de desempenho. Veja também como um correto acompanhamento desses indicadores pode te ajudar a melhorar os resultados do seu negócio. A RDC 786/23 trouxe consigo vários pontos que passaram a exigir, além de adequações de processos, também o cumprimento de algumas exigências por parte dos […]

imagem

Destaques

Controle de Qualidade Interno no contexto da RDC 786/23

Índice de adesão à RDC 786/23 cresce após consultoria da Shift

Gestão de riscos em laboratórios e a RDC 786/23

imagem

Assine a nossa newsletter?

Quer ficar por dentro das novidades sobre soluções em tecnologia para saúde? Cadastre-se na News da Shift e atualize-se periodicamente na caixa de entrada do seu e-mail.

Acompanhe a Shift nas redes sociais!