Como desenhar uma estratégia de marketing com base nos dados do laboratório?

  • 16 de março de 2021

 

Um laboratório clínico pode fortalecer sua marca, serviços e tornar-se mais competitivo com uma estratégia de marketing. Muitos gestores sabem disso, mas ficam na dúvida se essa é realmente uma ação que vai trazer resultados, já que falamos do segmento da saúde. Com um objetivo bem definido e se baseando nos dados provenientes da própria operação do laboratório e do fluxo de pacientes é possível, sim, atrair e fidelizar o público, contribuindo para o sucesso e escalabilidade do negócio.

Quer entender melhor como se valer dessa estratégia a partir dos dados, quais informações usar e como um sistema de informação laboratorial pode fazer a diferença nesse processo? Acompanhe nosso post!

Por que desenhar uma estratégia de marketing eficiente?

Investir nessa tática para o setor da saúde, como no caso dos laboratórios, divulgarem seus serviços, diferenciais e se tornarem autoridade em sua área de atuação.

As pessoas vivem conectadas e na hora de procurar um produto ou serviço vão até o Google para decidir qual escolher. Desse modo, apesar de a propaganda boca a boca ainda ter seu valor, os laboratórios clínicos devem aproveitar todo o potencial da internet. Assim, é fundamental:

  • ter um site com design agradável, fácil navegação e informações completas sobre o laboratório;
  • criar e manter sempre atualizado um blog dentro do próprio site;
  • usar as redes sociais;
  • conhecer o perfil de seus pacientes e seus interesses;
  • criar conteúdo de qualidade para abastecer esses canais.

É importante entender que um marketing bem elaborado vai educar o seu público, passar confiança acerca dos seus serviços e estreitar o relacionamento com potenciais pacientes e até médicos parceiros. O resultado? Você fortalece sua marca e, consequentemente, atrai e fideliza mais pessoas no laboratório.

Quais aspectos considerar no caso do segmento da saúde?

Apesar de todas as vantagens de desenhar uma estratégia de marketing para o seu laboratório, é preciso considerar alguns fatores pelo fato de o negócio ser do ramo da saúde. Então, é importante ter em mente que as ações implementadas devem ter um caráter educativo e de esclarecimento para a sociedade.

Por isso, não é permitido, por exemplo, usar as redes sociais para falar do desconto para a realização de determinado exame, como ocorre no ramo do varejo na hora de vender um eletrodoméstico. Para não ter erro, é necessário seguir o que diz o Código de Ética Médica do Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Resolução CFM nº 1.974/11.

Perfil do paciente ideal

Além de seguir as normas do CFM, para que as ações de marketing sejam eficientes, o primeiro passo é estabelecer um objetivo. Qual resultado você quer atingir?

  • conquistar mais pacientes;
  • fidelizar os atuais;
  • tornar-se autoridade em seu nicho de atuação.

Depois, é essencial saber para quem você fala. Afinal, não adianta produzir conteúdos e materiais genéricos: é necessário focar no perfil do seu paciente, já que ele é quem vai usar seus serviços. Então, acho que deu para entender a importância de construir essa estratégia baseado nos dados dos pacientes, certo?

Conte com uma equipe especializada

Para produzir materiais de qualidade, conteúdos otimizados para os motores de busca, como o Google, e explorar todos os recursos do universo digital, é importante sempre contar com uma equipe especializada em marketing. Dessa maneira, você faz um investimento que vai trazer resultados e conta com um time que sabe usar as melhores ferramentas e analisar as métricas necessárias para o crescimento do seu negócio.

Como usar os dados dos pacientes nessa estratégia?

Quando alguém vai fazer um exame de sangue no laboratório clínico precisa fazer um cadastro, não é mesmo? A partir dessas informações, você já pode construir um plano de marketing eficiente, com base no perfil, hábitos e fluxo real de pacientes no laboratório.

Os dados vão permitir que você tenha o delineamento de uma ou mais personas, que são perfis semifictícios dos pacientes (criado a partir de dados reais) que procuram seus serviços. Assim, fica mais fácil saber que tipo de abordagem usar, qual rede social explorar e até mesmo a linguagem usada nos conteúdos que serão publicados em seu blog.

Quais dados podem ser usados?

Na rotina do laboratório clínico, há a geração constante de informações com o atendimento dos pacientes e fluxo de comunicação com eles. A partir do seu objetivo com o marketing, é possível fazer a análise de dados do negócio para a implementação de estratégias de divulgação dos serviços e fortalecimento da sua marca.

Entre as informações geradas pela operação que podem ser usadas, estão por exemplo:

  • fluxo de atendimentos por períodos de tempo;
  • faixa etária dos pacientes;
  • dados demográficos;
  • índice de retorno;
  • quais os exames mais procurados e sazonalidade;
  • procedimentos feitos por convênio e de forma particular;
  • número de pacientes que fazem agendamento via aplicativo;
  • entre outros.

Conheça o Shift Business Intelligence, que lhe permitirá analisar esses indicadores e muito mais, através de dashboards e total integração ao Shift LIS, o que dispensa intervenção manual e input de dados na plataforma.

Como um sistema de informação laboratorial pode ajudar no plano de marketing?

Falamos até agora da importância de ter os dados dos pacientes e usá-los de maneira estratégica em ações de marketing. Contudo, como coletar, reunir e ter acesso fácil a essas informações? Com um sistema de gestão laboratorial, uma das soluções da Shift especificamente para esse segmento da saúde.

O LIS (Sistema de Informação Laboratorial) é direcionado para os setores de Análises Clínicas, Imagem, Anatomia Patológica e Imunização. Permite que você agilize o seu fluxo de trabalho, promova uma experiência diferenciada ao público e ainda possibilita ao gestor obter indicadores de desempenho, bem como dados valiosos das rotinas do laboratório para um plano de marketing eficiente. 

Com a Shift, todas essas informações ficam armazenadas de uma maneira segura, podendo ser acessados por pessoas autorizadas de qualquer dispositivo. Sem contar que, em caso de qualquer dúvida ou problema, você tem o suporte de especialistas.

Para ter eficácia em ações de marketing , é necessário ter uma estratégia bem direcionada e baseada em dados e indicadores, que podem ser obtidos por meio de um sistema de gestão de qualidade, como o LIS, da Shift.

Quer conhecer todas as funcionalidades do LIS e como ele pode melhorar a gestão e os resultados de seu laboratório clínico? É só entrar em contato com a nossa equipe, tirar suas dúvidas e ficar por dentro das nossas soluções para esse setor da saúde!


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