Entenda a importância do Customer Success na área da saúde!

  • 31 de agosto de 2021

 

A relação da empresa com o Cliente vai muito além da oferta de um produto ou serviço. Por isso, não termina no momento da venda: é preciso continuar fortalecendo os laços, colocando em prática estratégias para que o Cliente consiga aproveitar ao máximo os benefícios da solução, apoiando-o na conquista de melhores resultados. A esse acompanhamento contínuo do Cliente, durante toda sua jornada com a empresa, damos o nome de Customer Success (CS), método que pode ser adotado em diversas áreas, inclusive na saúde.

A preocupação de caminhar ao lado do Cliente faz parte do Jeito Shift de Ser e, dessa maneira, o foco de trabalhar em prol da melhoraria do resultado dos centros de diagnósticos está presente em sua essência, o que contribui para que a empresa desenvolva soluções de referência em tecnologia da informação para medicina diagnóstica.

Neste post, vamos mostrar a importância do Customer Success na área da saúde. Para isso, fizemos uma entrevista com Vinícius Pradella, gerente comercial e de marketing da Shift. Confira!

Como a Shift define o conceito de Customer Success?

O modelo de Customer Success na Shift atende o Cliente em toda a sua jornada, desde antes mesmo da escolha da empresa como parceira estratégica até o projeto da implantação da solução e etapas seguintes.

“Para a Shift, esse é um projeto extremamente importante, pois contribui muito para os resultados obtidos por nossos Clientes e também para a sustentabilidade da nossa empresa. Temos a missão de, por meio da nossa tecnologia e serviços, elevar o nível de resultados, benefícios e diferencial competitivo de nossos Clientes”, detalha Pradella.

Apesar do Customer Success já ser algo muito bem disseminado em outros mercados, na saúde, ainda é uma prática nova e com caminhos a serem explorados. É, portanto, um diferencial para quem entrega essa proposta de valor aos seus Clientes e para aqueles que contam com parceiros preocupados com essa jornada.

Por que os laboratórios devem contar com empresas parceiras que se preocupem com o Customer Success?

 

Quando pensamos na realidade dos laboratórios, o Customer Success pode contribuir para diversos ganhos, como aumentar a satisfação dos pacientes, oferecendo uma melhor experiência com o uso da tecnologia e serviços implementados, por exemplo. Ao contar com parceiros dedicados ao Customer Success, como a Shift, o laboratório tem um acompanhamento em toda a sua jornada, aumentando seu potencial de utilizar ao máximo as ferramentas das soluções contratadas e, consequentemente, os resultados gerais do negócio.

“O mercado de saúde passa por inúmeras transformações. Com isso, os laboratórios e empresas do segmento investem e buscam excelência em seus processos para melhorar a gestão, a eficácia operacional, a experiência para o paciente e a qualidade dos processos”, explica Pradella.

Dessa forma, a Shift quer, com o fortalecimento do Customer Success, ser uma parceira estratégica dos centros de diagnósticos, contribuindo para a evolução constante dos Clientes para que tenham ganhos e se diferenciem no mercado. “Quanto maior o sucesso do cliente, maior o da nossa empresa também”, completa o gerente comercial e marketing da Shift.

“Do que conhecemos do setor, apenas a Shift tem trabalhado de forma tão consistente o Customer Success. Mostra, assim, nosso comprometimento com os Clientes atendidos, porque deixamos de ser somente um fornecedor de tecnologia e serviços — passamos a estar ao lado do laboratório como parceiro estratégico”, ressalta Pradella.

Aproveitamento total da tecnologia

 

Na Shift, a equipe formula e executa diferentes projetos e ações nos laboratórios com a finalidade de que tenham um retorno cada vez maior com o uso das soluções desenvolvidas pela empresa. Assim, é analisada a melhor maneira da empresa utilizar o sistema, bem como de que forma pode utilizar um maior percentual das suas funcionalidades.

Segundo Pradella, esse é um ponto interessante, visto que, muitas vezes, um negócio pode contar com boas ferramentas, mas, por falta de acompanhamento, acaba tendo pouco potencial de aproveitamento das funcionalidades. “Ao realizarmos esse serviço, começamos a ter um papel de parceiro: caminhamos ao lado do laboratório, nos preocupando em como ele vai usar a tecnologia e os benefícios que terá acesso”, diz.

Quais as principais ações de Customer Success que a Shift tem desenvolvido?

 

Na Shift, o Customer Success começa antes mesmo da entrada de um novo Cliente na empresa, quando se busca entender e desenhar a jornada do novo cliente, definindo também o projeto de implantação, as jornadas de treinamento e o entendimento das necessidades do laboratório. “Esse é um dos objetivos da implantação, que é o nosso grande diferencial, pois não é apenas treinar a empresa, instalar e implementar o sistema. A Shift se preocupa em fazer com que o laboratório — após utilizar o sistema — tenha ganhos significativos em um curto espaço de tempo”, explica Pradella.

Com isso, as equipes dos laboratórios têm pouca ou nenhuma dificuldade em usar a nova tecnologia, aproveitando ao máximo os benefícios que ela pode proporcionar.

Acompanhamento proativo

 

Vale ressaltar que, após a implantação da solução, a Shift faz um trabalho de onboarding da empresa, com um acompanhamento proativo muito próximo do suporte e um checkpoint, entre as diretorias, nos primeiros meses. Além disso, a Shift realiza eventos para seus Clientes, como seminários, para que eles possam ter contato constante com toda a equipe. A ideia é que o laboratório tenha sucesso em todos os seus processos.

“Queremos ajudar o laboratório nesse cenário da saúde de tantas transformações e desafios. Assim, nosso intuito é, por meio da nossa tecnologia, trazer o laboratório como nosso parceiro a fim de que ele tenha os melhores ganhos e benefícios“, faz questão de enfatizar Pradella.

O trabalho de Customer Success da Shift mostra a importância dessa estratégia na área da saúde. É um acompanhamento diferenciado dos clientes para que eles possam melhorar os resultados de forma rápida após a adoção da tecnologia.

Gostou de conhecer como funciona todo o processo relacionado ao CS na Shift? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário no post que, em breve, responderemos!


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