Como tomar melhores decisões administrativas em centros de medicina diagnóstica e preventiva?

  • 1 de fevereiro de 2023

 

Tomar decisões administrativas nem sempre é algo fácil, independente da natureza do negócio. Existem muitas demandas, que vão desde os pequenos custos do dia a dia até as maiores aquisições. É preciso pensar no seu crescimento a longo prazo, nas necessidades da rotina e na situação do mercado, buscando um andamento sustentável.

Trazendo isso para o contexto dos centros de medicina diagnóstica, isso é ainda mais sensível já que, além da saúde dos negócios, precisamos pensar na saúde das pessoas. As boas decisões administrativas são aquelas que também consideram o bem-estar dos pacientes e garantem, ao mesmo tempo, sua segurança e boa experiência.

Com tantos pontos a analisar, é comum surgirem dúvidas e inseguranças. Porém, existem alguns recursos que podem te ajudar. Continue a leitura e entenda o papel da tecnologia nesse processo!

Qual a importância das decisões administrativas para os centros de medicina diagnóstica e preventiva?

As decisões administrativas definem o rumo do negócio. Elas impactam em seu futuro e em seu dia a dia, sendo importantes para alcançar objetivos e ter um bom funcionamento. Para que os centros de medicina diagnóstica, sustentem-se de forma próspera e saudável, tais decisões exigem muito cuidado.

É preciso avaliar desde questões operacionais, como contratação, remuneração e valor dos serviços, até grandes investimentos, como a compra de equipamentos, tecnologias ou a abertura de outras unidades. Um olhar estratégico, com foco no mercado e no plano de negócio, faz toda a diferença nesse cenário.

Como tomar boas decisões administrativas em um laboratório?

Essa é uma tarefa complexa e são vários os pontos a avaliar. A seguir, confira alguns dos fatores a serem considerados.

Seja realista

As decisões devem considerar a saúde financeira, avaliando a situação atual do negócio e do mercado no qual se insere. Sem isso, os passos ficam instáveis e os riscos são muito maiores. Não adianta fazer um alto investimento que atrapalhe o seu sustento, até porque certas coisas precisam de tempo para começar a trazer lucros.

Entenda as prioridades

Com uma visão realista, é importante definir prioridades. As escolhas devem ser feitas de maneira alinhada, avaliando os planos de curto e longo prazo, além das demandas atuais. São muitos os pontos a investir e as ações a tomar, mas é preciso saber o que é mais importante e não fazer tudo de uma só vez.

Conte com especialistas

Para ajudar nesse processo, faz toda a diferença contar com uma equipe de gestão atenta ao mercado. Os gestores saberão analisar a situação na totalidade e ajudarão a traçar estratégias.

Mantenha um bom acompanhamento

Acompanhar e analisar dados também é algo fundamental. É preciso ficar atento às despesas, ao fluxo de caixa e ao faturamento, por exemplo, para compreender o histórico de cada um deles. Assim, você pode estudar como eles serão afetados conforme a decisão tomada. Ainda, observe o período do ano e a movimentação no negócio, já que isso também impacta nos lucros e nas finanças.

Saiba lidar com erros

Por fim, é preciso lembrar de que erros acontecem. Os resultados nem sempre são os esperados ou o mercado pode mudar — principalmente em tempos de crise. Para lidar com esse cenário, é importante considerá-lo desde o começo, tendo um bom planejamento e estratégia.

Como a tecnologia contribui para as decisões administrativas?

Para tomar boas decisões administrativa, é importante ter clareza sobre os dados e os processos do laboratório. Isso é extremamente afetado pela forma como a gestão é feita, assim como pelas ferramentas usadas. Quando o armazenamento é feito em papel, por exemplo, há maiores riscos, isso inclui a possibilidade de perdas e desafios para fazer a gestão dessas informações.

A tecnologia facilita o armazenamento, o cruzamento e a análise de informações. Com o uso de uma plataforma de tecnologia da informação que atende às mais diversas especialidades e possui uma série soluções que ajudam a fazer a gestão administrativa, é possível acessar tudo que precisa de forma otimizada, contando também com relatórios e indicadores.

Isso facilita, portanto, a tomada de decisões, além de permitir analisar o cenário, compreender as demandas, identificar prioridades e fazer previsões.

Ou seja, você conta com um único software para lidar com as informações, sem os desafios de usar vários sistemas. Com a mesma interface e linguagem, a visualização e as análises tornam-se otimizadas. Além disso, todas as áreas dos centros de medicina diagnóstica passam a estar conectadas, desde a recepção até o estoque. Assim, você tem uma visão geral, que ajuda a avaliar se uma escolha é favorável.

Quais ferramentas você pode usar para as decisões administrativas?

Para aproveitar os benefícios da tecnologia na tomada de decisão, é importante contar com os recursos certos. Procure um bom parceiro estratégico que se dedique ao seu negócio e conheça a área de atuação. Assim, você terá mais segurança para instalar os softwares, preparar as equipes e usar as ferramentas no dia a dia.

A Shift é especialista em tecnologia da informação para centros de medicina diagnóstica. Sua plataforma e seus sistemas são valiosos não apenas para as decisões financeiras, mas para todas as atividades dos centros de medicina diagnóstica. Afinal, ela otimiza toda a rotina no dia a dia, com um melhor fluxo de trabalho e ações mais efetivas.

Seu centro de medicina diagnóstica já conta com a tecnologia para a gestão? Se quiser saber mais sobre as inovações da Shift, venha conferir mais detalhes e vantagens das nossas soluções!


imagem

Artigos relacionados

Controle de Qualidade Interno no contexto da RDC 786/23

O Controle de Qualidade Interno (CQI) desempenha um papel importante no dia a dia de um laboratório. Ele é uma peça-chave para garantir a confiabilidade e precisão dos resultados analíticos e possibilita o monitoramento contínuo do desempenho dos métodos laboratoriais. Normas de acreditação, como a PALC e, mais recentemente, a nova RDC 786/2023, demandam implementar […]

Gestão de riscos em laboratórios e a RDC 786/23

Neste conteúdo, vamos falar sobre gestão de riscos em laboratórios de Análises Clínicas sob o olhar da RDC 786/23, refletindo sobre planos de contingência, monitoramento de indicadores e muito mais! Continue a leitura para ficar por dentro do tema. Em primeiro lugar, vamos parar para imaginar quantas transformações aconteceram em um intervalo de 18 anos […]

RDC 786/23 e Gestão de Indicadores

Descubra o impacto da RDC 786/23 na gestão de indicadores de desempenho. Veja também como um correto acompanhamento desses indicadores pode te ajudar a melhorar os resultados do seu negócio. A RDC 786/23 trouxe consigo vários pontos que passaram a exigir, além de adequações de processos, também o cumprimento de algumas exigências por parte dos […]

imagem

Destaques

Controle de Qualidade Interno no contexto da RDC 786/23

Índice de adesão à RDC 786/23 cresce após consultoria da Shift

Gestão de riscos em laboratórios e a RDC 786/23

imagem

Assine a nossa newsletter?

Quer ficar por dentro das novidades sobre soluções em tecnologia para saúde? Cadastre-se na News da Shift e atualize-se periodicamente na caixa de entrada do seu e-mail.

Acompanhe a Shift nas redes sociais!