• 02 de Dezembro de 2019

As empresas estão investindo cada vez mais em seus processos internos com o intuito de melhorar a eficiência no fluxo de atendimento ao público. Os pacientes de laboratórios estão exigentes, exibem um perfil mais diferenciado e conectado, por isso, esperam uma recepção humanizada, personalizada e ágil.
Esse conjunto de ações é possível por meio de soluções tecnológicas que permitam condutas mais estratégicas culminando em aperfeiçoamento, tanto para a instituição quanto para os clientes.
Os pacientes desejam ser mais participativos e, para tanto, é necessário que sua experiência seja aprimorada desde o primeiro contato com a recepção. Assim, é preciso que alguns gargalos sejam eliminados, mas, quais são eles e de que forma solucionar? Acompanhe o conteúdo e saiba mais!
[rock-convert-cta id=”3067″]

Quais são os principais problemas resultantes de um mau atendimento do laboratório?

Transtorno para os pacientes

Sabemos que o atendimento logo na chegada da instituição é um dos pontos mais importantes a se considerar. Esse é o momento do primeiro contato do paciente e, certamente, será determinante para causar uma boa impressão.
Na maioria das vezes, essas pessoas estão passando por desconfortos fora de suas rotinas normais, estão debilitadas em razão da enfermidade que enfrentam, encontram-se em jejum, entre outras questões. Laboratórios que contam com um sistema de gestão de filas podem evitar a ansiedade nos clientes.
Se a recepção não comporta transparência quanto à ordem de atendimento, isso também pode causar estresse. Com a chegada de um volume maior de pessoas, o controle pode tornar-se ainda mais problemático e promover uma má experiência aos pacientes.
Dessa forma, muitos não retornam e, ainda, convertem-se em detratores da marca. É comum laboratórios localizarem-se próximos uns aos outros, portanto, clientes insatisfeitos, além de não voltarem ao seu, podem procurar outro por perto a fim de conseguir o atendimento que esperam.
Nesse sentido, é importante considerar a automatização de processos nos setores do laboratório, inclusive na recepção, como uma forma de produzir ganhos para todos. Isso se reflete na produtividade das recepcionistas, bem como no conforto e na segurança do paciente. Com isso, é possível atender com mais agilidade, reduzindo drasticamente as filas e os erros de cadastro.

Ineficiência para o laboratório

A falta de gestão na recepção do laboratório pode levar a problemas em cadeia, como:

  • desorganização: um gerenciamento inadequado impede a criação e a gestão de filas dispostas de acordo com as prioridades, os serviços ofertados, os setores e outras distinções, como o atendimento preferencial para pacientes que realizam o pré-atendimento via aplicativos;
  • ausência de monitoramento: sem um controle de senhas e do fluxo do laboratório, como tempo de espera e de atendimento ou taxa de desistência, por exemplo, não há como medir o fluxo do atendimento aos clientes. Assim, o laboratório não tem meios de mensurar se deve ou não aumentar o número de atendentes, mudar a conformação das filas ou adotar condutas operacionais com mais propriedade;
  • gestão ineficiente: a ausência de dados e relatórios impossibilita o levantamento de informações confiáveis acerca dos atendimentos. Afinal, é necessário ter em mãos uma visão analítica e indicadores para conduzir ações para otimizar o atendimento. Isso só é viável quando se pode medir.

Para fidelizarem clientes, os laboratórios devem alcançar a excelência já no primeiro atendimento. Isso constitui um desafio que, se conquistado, eleva a competitividade da empresa a outro patamar. No segmento laboratorial, essa mudança pode dar um salto com a ajuda de um software de gestão para organizar todos os processos e aplicativos para dar mais autonomia e conforto aos pacientes.
O gerenciador de atendimento integrado ao Shift LIS foi desenvolvido para promover mais eficiência em todas as etapas percorridas pelos pacientes, desde o momento em que eles entram no laboratório.
Com esse sistema, todos podem contar com uma solução inteligente munida de recursos que permitem uma série de ações. É possível automatizar a chamada do paciente, avaliar o desempenho do atendimento e customizar a classificação das pessoas atendidas em diferentes categorias, conforme a especialidade do atendimento. Tudo isso foi desenvolvido para propiciar mais organização, conforto e agilidade no fluxo de atendimento do paciente no interior do laboratório.
O seu laboratório ainda não adotou um sistema automatizado de gerenciamento? Para saber mais sobre o funcionamento do software, entre em contato e tire suas dúvidas!


imagem

Artigos relacionados

O que torna a experiência do cliente Shift incrível? Entendendo todo o processo que pauta o cuidado com o cliente

A experiência do cliente, ou Customer Experience (CX) abrange todas as impressões que o cliente adquire antes, durante e após a aquisição de produtos ou serviços. Isso compreende todos os tipos de interações, sejam elas diretas ou indiretas, físicas ou virtuais, que ocorrem entre o comprador e o fornecedor. Essa é uma tendência que tem […]

Customer Success: como garantir o sucesso na jornada do paciente nos laboratórios

Vivemos na era da experiência e, portanto, olhar com cuidado para a jornada do paciente nos laboratórios é fundamental para garantir a qualidade dos serviços prestados, promover a fidelização do cliente e se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. De acordo com pesquisa da ThinkJar, 66% dos consumidores trocam de marca devido a […]

Experiência do paciente: como lidar com os desafios e ter sucesso na era do paciente como consumidor

Paciente é cliente? Como lidar com os desafios desse dilema e garantir uma boa experiência em toda jornada.

imagem

Destaques

Controle de Qualidade Interno no contexto da RDC 786/23

Índice de adesão à RDC 786/23 cresce após consultoria da Shift

Gestão de riscos em laboratórios e a RDC 786/23

imagem

Assine a nossa newsletter?

Quer ficar por dentro das novidades sobre soluções em tecnologia para saúde? Cadastre-se na News da Shift e atualize-se periodicamente na caixa de entrada do seu e-mail.

Acompanhe a Shift nas redes sociais!